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Veja como aplicar os métodos de SEO em landing page

Atualizado: 20/09/2023 - 11:09 | Cadastrado: 18/09/2022 - 15:09
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Com o desenvolvimento do marketing digital, temos várias estratégias que podem ser aplicadas para qualificar leads. Uma delas se dá pela aplicação de
landing page no SEO.

Isso porque o intuito é conciliar o uso de boas palavras-chaves para agregar mais valor à essa página de conversão e a chamada para ação, ou CTA.

De forma mais clara, as landing pages trabalham com a criação de páginas que são direcionadas para uma ação específica. Ou seja, o objetivo é fazer um tipo de conversão, que seja direcionada à geração de leads (clientes em potencial).

Essa página tem diferença, quando comparada a uma página inicial do seu site, que tem menus de orientação e navegação de outros conteúdos.

No caso da landing page (LP), o visitante do site precisa ter uma ação. Dentre as ações mais comuns é possível destacar o preenchimento do email do cliente para baixar um e-book, ou até mesmo o cadastro em um webinar.

Para convencer o cliente a ter uma determinada ação em sua Landing Page, existem alguns procedimentos que devem ser adequados para que a proposta seja atrativa ao cliente.

Uma estratégia é entender em que fase do funil de vendas o cliente se encontra, ter um texto de chamada de ação que seja claro e objetivo, criar um senso de urgência para a ação e utilizar materiais complementares, como é o caso de vídeos.

Para entender mais sobre como essa estratégia pode ajudar uma empresa, por exemplo, focada em manutenção industrial, acompanhe os detalhes no decorrer do artigo. Prossiga a leitura!

Por que sua empresa deve investir em landing page?

Antes de apresentarmos algumas estratégias e ações que podem ser aplicadas por sua empresa, é essencial entender os motivos pelos quais um empreendedor deve investir em landing page.

No ambiente digital, sobretudo, em sites e redes sociais, é importante pensar em como diferenciar os seus serviços e conteúdos, bem como a estrutura para desenvolver os contatos na jornada do cliente.

Dessa forma, a landing page pode ser utilizada como uma excelente estratégia de atração e conversão, segmentando o público. 

Tenha um tráfego qualificado

No momento de atrair uma pessoa para o seu site, a landing page visa fazer com que o visitante faça uma ação específica.

Dessa forma, é possível atrair o cliente, por meio de uma página de captura que faz com que a pessoa fique concentrada no conteúdo, preencha o formulário e se transforme em um cliente em potencial. 

 

Essa é uma forma de fazer com que a pessoa avance em uma das etapas do funil de vendas. 

Agregue e entregue valor ao negócio 

Uma landing page trabalha em cima da produção de um conteúdo que tenha valor para o seu público. Somente assim é possível convencer a pessoa a preencher um formulário e passar alguma informação pessoal. 

 

Dessa forma, ressaltamos a necessidade de fazer com que os conteúdos produzidos sejam direcionados ao seu público-alvo, levando em conta a seleção de material que seja relevante para sua persona. 

Entenda o que é SEO

Outro entendimento importante para um estrategista de marketing é o SEO (Search Engine Optimization), que representa um conjunto de ações e técnicas que visam melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de busca do Google. 

Essa ação pode ser muito importante para uma empresa de equipamentos para laboratórios, pois isso faz com que seu negócio tenha visibilidade na internet e um aumento do número de visitantes no site.

Ainda, a otimização das estratégias de SEO fazem com que sua empresa consiga obter um melhor posicionamento no ranking do Google. 

 

Ou seja, por meio do SEO sua empresa consegue: 

  • Aumentar o tráfego qualificado;
  • Aumentar o potencial de vendas da sua empresa;
  • Proporcionar o crescimento das conversões em sua página;
  • Melhorar a visibilidade do negócio;
  • Fazer com que sua empresa seja uma autoridade no assunto. 

 

Tudo isso, de forma orgânica. Ou seja, sem o pagamento do empreendedor. Mas, qual é a relação do SEO para as landing pages?

Como as landing pages precisam ser construídas a partir das estratégias de SEO, podemos afirmar que essas são estratégias que estão interligadas.

As páginas de landing page precisam aparecer também nas primeiras posições do Google e até mesmo serem divulgadas por meio de mídia paga.

Dessa forma, é essencial entender como o SEO pode se relacionar com a landing page, para continuar atraindo visitantes, mesmo após a finalização de uma campanha de mídia paga. 

Dicas de SEO para landing pages

Você já deve ter percebido que as landing pages são essenciais para sua estratégia no ambiente digital, assim como compreendeu que o SEO se interliga. 

 

Dessa forma, traremos dicas de SEO para landing pages, que podem ser utilizadas em qualquer área, incluindo a uma empresa de montagem industrial.

1. Escolha as palavras-chave
As palavras-chaves são pontos fundamentais dentro de uma estratégia de marketing. Isso ocorre porque as palavras-chaves representam a escolha dos clientes e os assuntos que são do seu interesse.

Para escolher essa palavra, é necessário entender em que momento ou estágio do funil de vendas a pessoa está.

Se a pessoa, por exemplo, estiver no topo do funil de vendas é possível trazer dicas de uma determinada ação e apresentar soluções de problemas para as pessoas.

Já quem está no fundo do funil, já tem um interesse maior em seu negócio, assim como está disposto a receber notificações sobre ofertas, preços, descontos, descrição de produtos, dentre outros.

A escolha de palavras-chaves deve partir do conhecimento do público-alvo, assim como dos interesses dos seus clientes.

2. Crie conteúdo conciso, persuasivo e de qualidade
Lembre-se que todo conteúdo produzido pela sua empresa precisa ter qualidade.

Com o aumento da concorrência, também há uma disputa por atrair a atenção dos clientes, assim como entender os algoritmos que influenciam os buscadores.

Isso representa dizer que não adianta somente utilizar as palavras-chaves de forma estratégica, é necessário que o conteúdo seja relevante para o público e que ele tenha uma boa experiência tendo contato com sua marca. Somente assim, é possível atrair o seu público.

3.Invista em link building em materiais de blog e redirecionamento para a LP
Você sabe o que é link building? Quando você cria uma landing page e se tem conteúdos e posts em seu blog, é muito importante que existam links dentro desse conteúdo.

Os link buildings, por exemplo, ajudam na verificação do SEO, pois faz com que o Google perceba que várias páginas estão direcionadas aos seus visitantes.

É importante que, ao criar uma landing page, a empresa saiba quais são seus objetivos, ou seja, se a intenção é aumentar o número de vendas, ou nas conversões por meio do cadastro via e-mail, dentre outras informações.

4. Utilize elementos mobile friendly
Você já ouviu falar em um site responsivo? Quando falamos sobre responsividade, nos referimos a uma ação que seja direcionada para a adaptação de diferentes dispositivos móveis.

É importante saber que quando o cliente for pesquisar sobre spray drying ou qualquer outro tema, essa busca não será necessariamente realizada pelo computador.

Logo, um dos fatores que afetam o ranqueamento no Google é a boa experiência do usuário e isso pode ser afetado se o cliente tiver contato com um template que seja responsivo, ou mobile friendly.

Dessa forma, o acesso do cliente, seja pelo celular ou pelo computador precisa exibir o mesmo conteúdo, de forma adaptada às telas.

5. Crie uma landing page de carregamento rápido
Assim como sua página precisa ser adaptável a diferentes dispositivos, móveis ou fixos, sua landing page e site precisam ter velocidade no carregamento.

O Google estima que um site precisa ter carregamento de 2 segundos, ou seja, cada vez mais, as páginas precisam se adaptar para atender o comportamento das pessoas.

Esse é um dos critérios para uma boa experiência. Se a página acessada demora para carregar, a pessoa perde o interesse e parte para outro conteúdo.

Como a intenção é prender a atenção das pessoas diante do seu conteúdo, o tempo de carregamento pode ser essencial.

Cabe ressaltar que esse aspecto é facilitado na landing page, visto que se trata de uma página única, com poucas informações, cujo objetivo é direcionar para a conversão.

Esses aspectos possibilitam utilizar menos elementos e/ou estruturas mais leves, o que a torna mais rápida.

Orientações finais

A landing page precisa ser muito bem trabalhada e desenvolvida, considerando a persuasão, informação, carregamento e adaptabilidade aos dispositivos. Logo, a parte técnica do seu site também precisa estar em dia para que sua estratégia tenha sucesso.

A partir das dicas que apontamos neste artigo, passe a incorporar a landing page como uma técnica de consolidação do lead, o cliente em potencial, assim como uma estratégia que irá conquistar novos clientes para o seu negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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