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Saiba como usar landing page para impulsionar suas vendas

Atualizado: 19/09/2023 - 14:09 | Cadastrado: 23/06/2022 - 11:06
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No marketing digital, uma
landing page, ou página de destino, é uma página da internet independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. 

Basicamente, é o endereço em que um visitante se encontra depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios presentes nas mais diferentes plataformas, como Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou lugares semelhantes na internet.

Ao contrário das páginas da internet, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as landing pages são projetadas com um único foco ou objetivo, voltada para a conversão e mensagens mais diretas e claras, podendo contar com ativos de CTA (Call To Action), ou seja, uma chamada para a ação.

É esse foco que torna as landing pages a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de campanhas de marketing de estabelecimentos locais a caldeira a lenha, e assim diminuir o custo de aquisição de um lead, isto é, um cliente em potencial, ou de venda.

A diferença entre uma landing page e um site

A principal diferença entre uma landing page e um site é que a primeira é uma única página criada para direcionar os visitantes a concluir uma ação, enquanto um site é composto por várias seções.

O usuário pode visitar a página inicial e ir para a seção “Sobre nós” para saber mais sobre o recarregar extintor, ou a página de comércio eletrônico, por exemplo. 

Ou seja, um site é construído para servir a diferentes propósitos, geralmente promovendo a interação, relação e informação dos internautas e leads.

Não é obrigatório ter um site para fazer uma landing page, mas é recomendado. Um site proporciona mais credibilidade com seu público-alvo e permite que as pessoas conheçam melhor o seu negócio. 

7 etapas sobre como criar uma página de destino

Converter visitantes em leads é o primeiro passo para criar um relacionamento entre sua empresa e um cliente em potencial – e muitos direcionamentos que você precisa sobre o que são páginas de destino e como elas funcionam podem ser apresentadas seguindo as 7 etapas abaixo, trazendo mais efetividade para a página.

  1. Defina seu objetivo

A primeira etapa de como criar uma landing page é definir qual objetivo você quer alcançar com a página. É isso que vai guiá-lo na definição do melhor design, CTA e conteúdo a ser inserido. 

Existem várias ações que você pode incentivar com uma landing page, como:

  • Assine um boletim informativo;
  • Baixe um e-book gratuito;
  • Encomende um produto;
  • Inscreva-se para um evento;
  • Preencha um formulário ou pesquisa;
  • Receba um cupom.

Você terá de analisar qual deles tem a ver com o seu objetivo. Você quer gerar mais leads para sua empresa que presta serviços elétricos residenciais, ou gerar conversões em uma nova coleção? Sua pretensão é aumentar as vendas? 

No entanto, é importante manter apenas um objetivo para evitar distrações e aumentar as chances de conquistar o resultado desejado, também direcionando a página para os perfis mais adequados.

Certifique-se de definir quais os KPIs (Key Performance Indicator - os indicadores-chave de desempenho) serão os mais relevantes para avaliar o sucesso da página de destino, Também é preciso acompanhá-los durante toda a campanha. 

  1. Escolha um design atraente

A maneira como você estrutura a landing page tem um impacto significativo nos resultados que você obterá, seja uma empresa de máquinas industriais ou uma loja de calçados em um shopping center

É necessário escolher cuidadosamente cada elemento do design de página. 

Você pode selecionar um modelo pré-criado, que muitos construtores de landing page fornecem, ou criar um novo desde o início

Independentemente da sua escolha, lembre-se que o design precisa destacar a chamada para ação. Vale reforçar, ainda, para ter cuidado para não inserir muitos elementos visuais que possam distrair o leitor. 

Para mostrar onde a pessoa deve clicar, você pode colocar o CTA em uma cor e fonte diferente, por exemplo, destacando o botão ou link.

Além disso, lembre-se que a landing page tem de ser coerente com a identidade visual da sua marca.

Insira o logo da sua empresa e use um esquema de cores que lembre o público-alvo da sua marca de pulverizador agricola para trator.

Quando alguém olha para sua página de destino, deve conseguir ver uma conexão com outras peças de design feitas para seu site e redes sociais. Fica a dica. 

  1. Escreva uma copy incrível

Ao escrever o texto para sua landing page, é importante ter em mente o perfil do seu público-alvo para saber como criar um conteúdo que chame a atenção deles e convença-os a clicar no botão de CTA. 

A manchete precisa fazer o leitor querer continuar lendo, instigando a curiosidade. 

No texto, destaque os motivos pelos quais a pessoa deve seguir o CTA da sua empresa fresadora odontológica e quais benefícios ela terá ao fazer esse movimento.

Mostre aos leads, de forma clara e objetiva, o valor da proposta e tente evitar frases longas. 

A copy precisa tocar um ponto problemático de seus clientes em potencial e oferecer uma solução para ele.  

  1. Crie um CTA poderoso

Saber como criar uma landing page é crucial para obter o resultado que você almeja e, para isso, um poderoso CTA é essencial. Afinal, é a chamada para ação que vai indicar o que a pessoa tem de fazer.

Você deve escolher as palavras com cuidado para construir um CTA atraente, considerando o comportamento do seu público-alvo. Mas, também, preste atenção no design, para que os olhos do leitor sejam atraídos para o botão dedicado ao olhar para a página de destino.

Você pode fazer um botão de CTA, por exemplo. O call to action deve ser direto e claro, como “baixar gratuitamente”, “iniciar sua avaliação gratuita”, “assinar” e “ver preços”. 

  1. Incluir prova social

Um dos principais desafios ao vender pela internet é construir credibilidade, pois muitas pessoas se sentem inseguras para comprar online de uma marca que não conhecem. 

Para convencer seu público-alvo a seguir o CTA, insira provas sociais é uma estratégia de bastante valor. Nesse sentido, é possível investir em formatos como:

  • Avaliações de clientes;
  • Certificados;
  • Depoimentos;
  • Estudos de caso;
  • Logo da marca e dos clientes.

Esses elementos ajudam a aumentar a autoridade do seu serviço de aparelho ultraformer 3 valor que está sendo divulgado, por exemplo, pois mostram que outras pessoas também confiam em sua empresa. 

  1. Aplique técnicas de SEO 

Essencial para qualquer planejamento de marketing digital e para conquistar mais tráfego, é importante garantir que sua landing page esteja otimizada para SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca. 

Para isso, escolha a palavra-chave que melhor se adeque ao seu objetivo, use-a na tag de título e inclua uma meta descrição, que é um resumo do conteúdo da página, que também contenha a palavra-chave.

  1. Revise a landing page e publique-a

Depois de seguir todas as etapas de como criar uma página de destino, revise todos os detalhes para garantir que tudo esteja configurado corretamente e que as imagens, design e texto são atrativos e bem visíveis.

Verifique se não há erros de ortografia e dê uma olhada no design também e, em seguida, publique a página.

Quando a landing page dedicada à divulgação de uma câmara fria valor para clientes em potencial estiver disponível e funcionando corretamente, fique de olho nas métricas para ver o desempenho dela e avaliar possíveis melhorias para as próximas campanhas. 

Você pode fazer testes A/B, por exemplo, alterar o CTA ou um elemento no design para melhorar os resultados.

À medida que a campanha estiver em execução, você poderá ver de onde vem a maior parte do tráfego da sua página de destino e o número de conversões também.

Se o tráfego for alto, mas o número de conversões for muito baixo, significa que suas estratégias para direcionar os usuários para a landing page são eficazes, mas você precisa aprimorar o CTA ou o material proposto para atender esses usuários.

Assim, faça as alterações necessárias ao analisar os dados. 

O que vem a seguir?

Landing pages ainda são objetos de testes para muitos profissionais de marketing, buscando o aumento das taxas de conversão e, dessa forma, aplicam o conhecimento adquirido nas próximas etapas por meio de testes constantes. Essa ação é uma constante de melhorias.

Você pode integrar sua landing page com ferramentas de terceiros que se usa todos os dias, como ferramentas de email marketing, CRMs, sistemas de pagamento, gerenciadores de mídia social e ferramentas analíticas.

Conclusão

O marketing digital possui várias regras, técnicas e estratégias que podem, e devem, ser utilizadas da melhor maneira possível para que você possa impulsionar suas vendas. 

A criação de uma landing page bem direcionada pode fazer um trabalho imprescindível para alcançar sucesso com sua estratégia.

A partir do momento que você aprende e entende como criar uma uma landing page, pode criar aterrissagens mais efetivas. Vale lembrar que também é importante analisar como você vai direcionar o tráfego para ela. 

Você pode fazer isso, por exemplo, fazendo campanhas PPC (Pay Per Click), ou seja, anúncios pagos a partir de cliques sobre os links disponíveis nas redes sociais e mecanismos de busca e, dessa forma, eles redirecionam os usuários para a página de destino. 

Ao criar anúncios pagos, é preciso deixar a página de destino em sincronia para levar ao objetivo final e também acompanhar as métricas das campanhas.

Isso permitirá que você aumente as taxas de conversão, transformando visitantes em leads ou leads em clientes, mas isso vai depender do que você pretende alcançar. Por isso, foque no objetivo final e seja claro e conciso.

Ao fazer uma landing page bem construída, você aumenta suas chances de obter bons resultados e, por isso mesmo, é preciso aproveitar todas as oportunidades com essa ferramenta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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