Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Criação de sites: 5 dicas para trabalhar as cores do seu site

Atualizado: 04/05/2022 - 13:05 | Cadastrado: 04/05/2022 - 12:05
Compartilhe

Quando o assunto é sobre criação de sites, estudar as cores que serão utilizadas é fundamental para que você consiga transparecer profissionalismo para os usuários.

Alguns não acreditam, mas fazer escolhas erradas das cores pode ser um dos motivos pela sua loja estar perdendo vendas.

De acordo com estudos já realizados, foi possível observar que até 90% dos julgamentos são feitos ao analisar as cores usadas no site.

De fato, vale investir em uma estruturação de qualidade no site, visto que a internet é o espaço onde as empresas estão conseguindo lucrar cada vez mais.

Independente de você já aplicar várias estratégias de marketing no seu site, nada irá adiantar se as cores que forem escolhidas estiverem erradas.

Ao escolher a cor predominante do seu site, entenda que esse processo funciona como uma calibração de tanques, onde cada cor precisa ser estudada e testada para definir se realmente fará sentido colocá-la na página.

De uma forma geral, todos os pontos estratégicos do seu site devem estar em sintonia, ou seja, os conteúdos até podem ser atrativos, porém se um botão tiver cores que dificultam a visibilidade, provavelmente você perdeu a chance de ter um novo cliente.

O desinteresse do usuário pode acontecer por vários fatores, e um dos motivos está relacionado a possíveis confusões que podem ocorrer por uma simples falha na comunicação visual.

Essa confusão pode acontecer em vários segmentos, inclusive para empresas que trabalham produtos específicos, como máquinas de automação industrial, por exemplo. Nesses casos, o processo pode ser mais fácil por se tratar de produtos fabricados por empresas específicas.

Caso o seu site trabalhe diretamente com vendas, já é possível imaginar a quantidade de produtos que poderiam ser vendidos, isso se a sua página virtual estivesse com as cores certas.

Apesar de ser um detalhe que, quando citado, pode parecer não tão relevante assim, o fato é que, na prática, as cores podem influenciar diretamente nos seus números de vendas.

Dessa forma, não economize tempo ao escolher as cores, afinal até mesmo um site que depende de um fluxo de acessos contínuos, como empresas que atuam com serviço de levantamento topográfico, é mais que necessário estar com as cores corretas no portal.

Até então, já podemos perceber como é importante a escolha das cores do seu site, contudo isso vai além do que estar conectado somente com as suas vendas. Entenda melhor como esse fator precisa ser considerado na hora de criar a sua página virtual.

Por que as cores precisam ser estudadas com cuidado?

Boa parte das pessoas já sabem que certas ações que temos no dia a dia estão relacionadas diretamente com as cores. Na internet, por exemplo, conseguimos distinguir até mesmo uma empresa que trabalha com chapas expandidas só pela cor da companhia.

Além das ações, as cores também podem influenciar nos hábitos de consumo. Na prática, algumas pessoas podem comprar ou deixar de comprar um produto justamente pela cor escolhida na apresentação da marca.

Para reforçar ainda mais a importância das cores, basta observar a pesquisa que foi levantada pela Quicksprout, onde foi possível perceber que a cor representa 85% da razão pela qual você compra um produto específico.

Um dos motivos que reflete essa grande porcentagem está relacionada ao poder que as cores têm de despertar sensações na mente das pessoas. Em alguns casos, o público já consegue identificar empresas de construção metálica só pela paleta de cores usada.

Para ficar mais fácil de entender, basta lembrar de alguns personagens que fazem parte dos filmes de animação. Em sua grande maioria, as cores estão conectadas diretamente com as personalidades.

O mesmo vale para certas áreas de atuação, como uma empresa de topografia que geralmente escolhe cores que estão relacionadas a questões espaciais e documentações.

Diante desse contexto, já vale pontuar que as cores que você for escolher para o seu site não podem se basear somente no seu gosto, existe um estudo para a escolha de cada uma.

Quando você estiver disposto a escolher as cores do seu site, tenha em mente que é preciso abrir mão do seu gosto. Procure conectar as cores com os produtos da sua empresa, ou seja, se você trabalha com motores elétricos, utilize cores que remetem a esse trabalho.

Pense que, inicialmente, as escolhas devem estar baseadas nas emoções que elas podem despertar no seu público-alvo.

Com o objetivo de te ajudar nesse processo que, algumas vezes, pode ser complexo, listamos 5 dicas que irão tornar essa parte mais fácil de ser executada.

1. Crie a identidade da sua empresa

Como já dito no artigo, as cores do seu site merecem uma atenção especial pelo simples fato de tratar-se do seu site. Por sua vez, ter uma página virtual bem construída é um dos pilares básicos para que você consiga ganhar o seu espaço no mercado.

Portanto, quando for criar o seu site, é preciso também desenvolver a identidade da sua empresa. Os clientes precisam saber do que se trata e identificar, por exemplo, se o site é sobre uma empresa de pavimentação ou se é sobre outra área correlata.

A importância de fazer com que a cor torne-se uma forma do público identificar a sua empresa, é essencial para que a sua marca ganhe ainda mais espaço no mercado.

Como exemplo, basta lembrar das grandes empresas de fast-food, ou até mesmo dos bancos virtuais que possuem suas cores como fator predominante para o público reconhecê-los.

Em alguns casos, quando a empresa consegue se apropriar de uma determinada cor, é quase inevitável olhar para a cor e não lembrar da marca.

Essa prática vale para qualquer negócio, ou seja, o seu site também pode ser lembrado pelos usuários apenas pela cor mesmo se for de um pet shop.

O ideal a se fazer ao se dedicar para escolher as cores é pensar. Então, antes mesmo de sentar na frente do computador para definir as cores, considere separar uma parte do seu dia para pensar em quais cores que fazem mais sentido aplicar no seu site.

2. Conheça os significados das cores

Como já citado, cada cor possui o seu significado, e por esse motivo, antes mesmo de definir quais cores serão utilizadas no seu site, é necessário explorar o que cada uma delas significa e quais emoções elas podem despertar no seu público.

É nessa parte que você pode se esforçar um pouco para conhecer a psicologia das cores. Por sua vez, essa área consegue dizer os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças de humor e o despertar de desejos e sentimentos.

3. Escolha quantas cores você vai usar

Depois de entender o significado das cores e quais emoções elas podem proporcionar, é necessário escolher a quantidade de cores que serão utilizadas no seu site.

Para facilitar esse processo, existe uma fórmula. Em outras palavras, trata-se de uma regra que é baseada em: 60-30-10.

Na prática, essa regrinha é usada para criar uma harmonia nas cores que serão utilizadas para compor a paleta de cores do seu site. Resumidamente, ela funciona da seguinte maneira: 

  • 60% de uma cor dominante;
  • 30% de uma cor secundária;
  • 10% de uma cor de destaque.

 

De acordo com essa regra, podemos perceber que a cor primária deve preencher praticamente todo o site, e as outras servem para que a página tenha uma identificação melhor.

4. Escolha sua cor primária

Todas as cores que irão compor o seu site são extremamente importantes, porém a cor primária merece um cuidado maior pelo fato de estar relacionada à identidade da sua marca. Pense bem sobre qual cor você irá escolher para ocupar o papel de identificação.

5. Escolha suas cores secundárias

Por fim, após você definir qual será a cor primária do seu site, é necessário escolher as cores secundárias que, por sua vez, deverão ser entre duas e quatro cores. Na prática, elas irão complementar a cor principal e podem aparecer nos detalhes do seu site.

Vale pontuar que as cores secundárias devem estar em harmonia e não podem prejudicar o entendimento das informações presentes no seu site.

Para te ajudar ainda mais nesse processo, você pode considerar fazer alguns testes para definir se as cores escolhidas estão, realmente, casando com o objetivo da sua empresa.

Outro meio que pode ser bastante útil no momento em que você for decidir suas cores são as ferramentas presentes na internet. As mais populares são: 

  • ColourLovers;
  • Adobe Color;
  • ColourCode;
  • Color Explorer;
  • SpyColor.

 

Assim, seguindo todas estas dicas que na prática funcionam como etapas, o processo de escolha das suas cores será mais fácil. Logo, as chances de você perder vendas pela escolha das cores irão reduzir drasticamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fácil Mini Site - Grátis

Fácil Mini Site - Grátis

Saiba Mais
Está Aprendendo HTML, CSS, PHP? Projeto Botão do Whatsapp

Está Aprendendo HTML, CSS, PHP? Projeto Botão do Whatsapp

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também

Appear Web - Criação de Sites, Sistemas Web e Links Patrocinados