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SEO on page x SEO off page: o que são e quais as diferenças

Atualizado: 20/09/2023 - 11:09 | Cadastrado: 20/10/2022 - 13:10
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A otimização de mecanismos de pesquisa é a prática de otimizar um site para ter uma boa classificação nos buscadores, recorrendo a táticas de SEO on page SEO off page.

Existem muitos métodos e técnicas envolvidas para atingir esse objetivo, incluindo segmentação por palavras-chave, backlinks de outros sites, entre outras modalidades.

Para entender melhor, vale especificar as diferenças entre SEO on page SEO off page apresentando cada um deles.

SEO on page engloba conteúdo e estrutura de sites

O SEO on page (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de qualificar aspectos de um site para melhorar a classificação nas SERPs (Search Engine Ranking Page, páginas de resultados).

Isso pode ser feito melhorando o conteúdo disponibilizado por uma empresa de jardinagem, a estrutura e o código do site, certificando-se de que tudo seja acessível aos rastreadores e algoritmos dos mecanismos de pesquisa, como Google e Bing.

Criação de conteúdo

É importante criar conteúdo aprofundado e detalhado que agregue valor ao público-alvo. 

Uma maneira de fazer isso é criar conteúdo perene, que é conteúdo relevante e útil, independentemente da data em que foi publicado. 

Esse tipo de conteúdo pode ser valioso para os visitantes do site de uma empresa de manutenção de jardim, pois pode ajudá-los a resolver um problema ou aprender algo novo.

Outra maneira de criar conteúdo valioso é estar atento ao que acontece no setor em que a empresa está inserida, e publicar conteúdo oportuno e relevante que aborde as últimas tendências e notícias. 

Esse tipo de conteúdo pode ajudar a se posicionar como um especialista na área, tornando uma marca como autoridade, atraindo novos visitantes para o site.

Outra dica importante é criar conteúdo que possa ser compartilhado, e tenha um apelo envolvente, como processos de contabilidade fiscal e tributária em períodos de entrega de impostos de renda.

É mais provável que o conteúdo compartilhável seja visto por um público mais amplo, o que pode aumentar o alcance do site.

Código estruturado de forma semântica

Outro fator importante para uma classificação alta nos resultados de pesquisa é ter uma estrutura de site semanticamente sólida.

Ao garantir que um site seja semanticamente correto, a empresa está ajudando o algoritmo do Google ou do Bing a entender o conteúdo e o tema que aborda.

Como consequência, pode levar a classificações melhores para quem procura por peeling rose de mer valor que prestam esse tipo de serviço, gerando mais tráfego.

Há pontos importantes que precisam ser lembrados ao criar uma estrutura de site semanticamente sólida. Primeiro é usar a hierarquia de tags adequada. 

Isso significa usar as tags HTML corretas para o conteúdo, como usar tags H1 para os títulos e tags H2 para as legendas.

Em segundo lugar, é preciso aplicar títulos e descrições adequadas. Isso ajuda os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que se trata o conteúdo, com o objetivo de melhorar as chances de aparecer em pesquisas relevantes.

Outra ideia que deve ser aplicada no SEO onpage é usar um texto âncora rico em palavras-chave.

Este é o texto com hiperlink para outras páginas do site. Ao usar palavras-chave em um texto âncora, o próprio site ajuda os mecanismos de pesquisa a entender a relevância do conteúdo presente nas páginas online.

Melhoria de desempenho

Para melhorar a classificação no Google, principalmente, a estrutura de um site deve se concentrar em melhorar a velocidade da página.

Existem várias maneiras de melhorar a velocidade de uma página, seja ela uma livraria que trabalha com livros sobre Adm condominial ou uma página de conversão para serviços de tecnologia. De modo geral, isso pode ser feito com a otimização das imagens das capas. 

No entanto, é preciso ter certeza de que elas tenham o tamanho e formato corretos, e que estejam compactadas para que sejam carregadas rapidamente.

Outra maneira de melhorar a velocidade de uma página é reduzir o código. Isso significa remover qualquer código desnecessário, como:

  • Arquivos HTML;
  • Comentários e espaços em branco;
  • CSS;
  • JavaScript.

Isso pode reduzir o tamanho dos arquivos em até 70%.

Outra forma de melhorar a velocidade de uma página é utilizar uma CDN (Content Delivery Network), ou seja, rede de entrega de conteúdo.

Uma CDN armazena os arquivos estáticos, como imagens, CSS e JavaScript em servidores de todo o mundo para que possam ser entregues aos usuários mais rapidamente.

Um último recurso para melhorar a UX (Experiência do Usuário) a favor do SEO on page é possível usar um plug-in para armazenar as páginas em cache. 

Isso significa que as páginas são salvas para que possam ser carregadas rapidamente na próxima vez que um usuário as visitar.

SEO off page e as atividades fora do site

O SEO off page inclui atividades fora do site para ajudar a melhorar a posição geral no ranqueamento nas páginas dos mecanismos de pesquisa.

A otimização na página é um aspecto do marketing na web que é uma parte vital do seu sucesso geral, o que inclui as estratégias de SEO off page. 

Desse modo, é muito importante que se tenha uma classificação alta e, portanto, alto tráfego, para que a empresa tenha uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa, o que, por consequência, faz com que o produto ou serviço se venda.

Ao classificar um site que distribui cesta básica alimentar, os mecanismos de pesquisa verificam o quão ativo aparece em plataformas de rede social. 

Isso leva em consideração o número de compartilhamentos que as postagens obtêm, o número de referências, quantos guests posts e artigos para blogs são publicados, além de enviar o site para diretórios de negócios. 

Contudo, é necessário ressaltar que leva tempo para construir uma quantidade suficiente de conteúdo e seguidores para perceber o impacto.

Benefícios relacionados ao SEO off page

Existem muitos benefícios do SEO off page. 

O primeiro benefício é o simples fato de que ele classifica os resultados dos mecanismos de pesquisa, o que significa que a empresa terá uma classificação mais alta do que outras páginas. 

Portanto, é essencial que se obtenha o maior número possível de links para um site, pois isso garante que os mecanismos de pesquisa escolham com mais frequência quando um usuário digitar uma consulta relacionada a área de atuação. 

A vinculação também melhora as chances de um produto vender, pois muitos clientes que compram online visitam lojas virtuais por meio de links em redes sociais e e-mail marketing. 

Se a areia de gato biodegradável vender bem, por exemplo, a popularidade do link também ajuda a aumentar as vendas e a classificação.

Outro dos benefícios do SEO off page é que ele pode levar muito tráfego direcionado, pois o site está mais próximo da primeira página de todos os mecanismos de busca. 

Isso significa que uma empresa será vista por mais clientes antes de outros que tenham fatores de classificação baixos ou inexistentes. 

Isso significa que a marca que utiliza as ferramentas tem uma chance muito maior de vender um produto ou serviço. 

Um último benefício é que a ação é geralmente mais econômica do que outros métodos de promoção na internet.

Diferenças entre SEO on page SEO off page

Uma estratégia de otimização de mecanismos de busca  pode ser dividida em duas categorias diferentes: SEO on page e SEO off page. 

Ambos são cruciais para o sucesso de uma campanha de SEO de uma clinica de medicina do trabalho, mas estão em lados completamente diferentes na estratégia geral do marketing digital.

O SEO on page se concentra em otimizar partes do site que estão sob controle, enquanto o SEO off page se concentra em aumentar a autoridade do domínio por meio da criação de conteúdo e da obtenção de backlinks de outros sites. 

Para entender melhor a diferença entre os dois, é preciso entender, em um nível básico, como funcionam os algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Existem dois grupos principais que os mecanismos de pesquisa analisam ao avaliar um site em comparação com outros sites na internet.

Enquanto o SEO on page analisa sobre do que se trata o site, ou uma página em específico, o SEO off page analisa sobre a autoridade ou popularidade.

Simplificando,  o que se classifica é amplamente determinado por fatores na página (on page), enquanto o quão alto se classifica nos resultados da pesquisa é amplamente determinado por fatores fora da página (off page).

Conclusão

Não se trata de escolher entre SEO on page ou SEO off page, pois seria como ter de escolher entre uma fundação ou um telhado para uma casa. 

O SEO on page e o SEO off page trabalham em conjunto para melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa de maneira complementar, atuando nos aspectos técnicos do site, bem como criando relevância por meio de citações de outras páginas de renome, por exemplo.

Assim como construir uma casa, o que se pretende é estabelecer a base antes de construir o restante da casa. 

Como uma base, pode ser que seja preciso voltar e fazer alguma manutenção no SEO on page de tempos em tempos. 

Equilibrar SEO on page SEO off page ajuda a tornar um site visível para que os usuários possam encontrá-lo, assim como os robôs do mecanismo de busca, a fim de melhorar o ranqueamento e potencializar o poder de venda.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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