Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

O que é design responsivo e qual a importância de aplicá-lo

Cadastrado: 04/08/2022 - 10:08
Compartilhe


Após o desenvolvimento da era digital, as empresas têm investido na criação e desenvolvimento de sites, priorizando o
design responsivo.

Afinal, é por meio dessas páginas que é possível publicar seu conteúdo, assim como atrair mais clientes para o negócio.

Contudo, não basta apenas criar um site, é necessário pensar em um design responsivo, publicação de bons materiais e na qualidade de navegação para se destacar.

Mas, se você não sabe o que é o design responsivo, não se preocupe que vamos te explicar e mostrar o porquê dele ter se tornado tão importante para as estratégias digitais.

O design responsivo consiste na criação de uma técnica, que faz com que a interface de um site ou do aplicativo da empresa seja adaptada a vários tipos e tamanhos de tela. Isso tudo, sem causar nenhuma distorção.

O uso dessa técnica faz com que todos os dispositivos possam acessar o conteúdo do seu site, seja sobre insulfilm janela residencial ou qualquer outro tema.

Além disso, essa técnica é essencial para fazer com que os clientes se interessem por sua marca ou serviços, favorecendo também aspectos ligados ao gerenciamento do seu site. Se você tem um site e deseja conhecer mais sobre o assunto, prossiga a leitura a seguir!

Os conceitos ligados ao design responsivo

Com o aumento da concorrência no ambiente digital, as empresas precisam investir em um diferencial para atrair os clientes.

Qualquer problema ou dificuldade no acesso de um site pode fazer com que o cliente desista desse acesso.

É por isso que o design responsivo se torna tão importante quando falamos sobre uma empresa de estudo de impacto ambiental, ou de qualquer outro segmento.

O site precisa então ser amigável para conseguir conquistar e atrair o cliente. Além disso, um bom site consegue também fazer com que a experiência do usuário seja positiva e isso possibilita a recomendação do seu site para outras pessoas.

Outro elemento que merece destaque é que cada vez mais as pesquisas na internet são feitas via mobile, ou seja, pelo celular.

Se uma pessoa vai pesquisar, por exemplo, sobre empresas de energia solar em fortaleza, é provável que ele acesse do seu celular e só permaneça nas páginas em que a experiência por meio desse aparelho seja qualificada.

Por isso, um site não pode ser pensado somente para o acesso via computador ou notebook e sim, considerando os dispositivos móveis.

Mas afinal, quais são os benefícios de fazer o investimento em um site com design responsivo? Confira a seguir!

Os benefícios do design responsivo

Já deu para perceber que as pessoas estão acessando informações pelo celular e por isso, uma boa adaptação de tela é fundamental para que a empresa consiga conquistar o cliente.

Dessa forma, temos alguns destaques a serem ressaltados como benefícios de fazer esse tipo de investimento. Vamos conferir: 

  • Melhora do layout do site;
  • Amplia a qualidade do SEO;
  • Melhora o gerenciamento do site;
  • Possibilita atrair e conquistar clientes;
  • Faz com que a experiência do usuário seja melhor;
  • Aumenta o número de usuários interessados;
  • Melhora a credibilidade da empresa. 

 

Muitas empresas, que ainda não se importam o bastante com o ambiente digital, não realizam o investimento em um site moderno, com um bom layout. Isso já traz uma imagem negativa para o cliente e com perda de credibilidade.

Quando se investe em responsividade, a empresa passa uma boa imagem para o cliente, por meio de um layout moderno e renovado.

Além disso, sites responsivos possuem uma melhora no ranqueamento do Google. Ou seja, essa é uma técnica de SEO, que contribui para a otimização dos mecanismos de busca e faz com que a empresa consiga conquistar uma melhora no posicionamento do ranking.

Quando o cliente pesquisa, por exemplo, sobre assinatura digital como fazer, irá aparecer os links com melhor posicionamento no Google.

Isso traz visibilidade para o site e quem investe nessa adaptação do site aos dispositivos móveis conseguem ter uma melhora dessa visibilidade e posição.

Além disso, já ressaltamos que o design responsivo atrai os clientes, faz com que sua experiência no contato com a marca seja muito melhor, além de reduzir a possibilidade do site não ter um bom carregamento.

Essa conquista e bom relacionamento com o cliente faz com que ele possa recomendar sua marca para outras pessoas, o que atrai ainda mais clientes ao negócio.

Sobretudo, um design responsivo também representa aspectos ligados à segurança do site, já que a empresa conseguiu retirar elementos que afastam o cliente e que o deixa em dúvida em relação à operação. 

Como tornar um site responsivo?

Agora que você já conhece os benefícios que um site responsivo pode agregar, tanto para a sua empresa de consultoria empresarial, quanto para uma focada em materiais artísticos, separamos dicas fundamentais para que essa técnica seja aplicada em seu site.

Portanto, não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir!

1. Desenvolva uma versão mobile
O primeiro passo para trabalhar com um site responsivo é investir no acesso para dispositivos portáteis, criando por exemplo, uma versão mobile de página para sua empresa de consultoria tributária.

Em alguns casos, por exemplo, é possível criar até mesmo um aplicativo, para que seus clientes consigam fazer compras, pagamentos, agendar serviços, ficar por dentro das novidades da empresa, dentre outras funcionalidades.

É importante contar com uma equipe de tecnologia da informação, que é especialista no segmento e pode ajudar nessa etapa de planejamento e elaboração das estratégias e orçamento.

2. Aposte em temáticas responsivas
Você já entendeu que o site precisa ser responsivo e amigável, do ponto de vista dos dispositivos móveis. No entanto, o conteúdo do seu site, em si, exibido em um computador ou notebook (versão desktop) deve ser igual ao do celular.

Por isso, existem alguns profissionais que trabalham com web design do site e que fazem esses ajustes nas principais plataformas, como é o caso do Wordpress.

Um exemplo de sucesso no uso de temas responsivos no Wordpress é a plataforma Avada. Por meio dela, é possível carregar a página com mais velocidade. Além disso, existe a plataforma Pingdom.

Ela agrega dados relacionados à velocidade de seu site, o que favorece o processo de gerenciamento de informações e possíveis ajustes necessários.

Entender o desempenho do seu site, assim como o tempo de carregamento é essencial para que a equipe de TI, assim como de comunicação e marketing possa entender quais são as lacunas que precisam ser resolvidas.

3. Lembre-se que seu site precisa de um bom carregamento
A velocidade do carregamento do seu website é um ponto essencial quando falamos sobre um design responsivo. Isso afeta, inclusive, a qualidade da sua hospedagem na internet, assim como o seu servidor.

É essencial que uma empresa de portaria, dentre outras empresas que possuem website, busquem um provedor de hospedagem que tenha um serviço confiável e rápido, assim como que seja ideal para os dispositivos móveis.

Para ter uma boa performance, seu site pode analisar algumas plataformas que estão disponíveis no mercado e que possuem boa credibilidade, quando falamos sobre a velocidade do seu servidor e carregamento do site.

O empreendedor precisa entender que se o site não tiver um bom carregamento, o cliente não terá interesse na compra.

4. Atente-se à aparência do site
Já citamos que o layout do seu site é essencial para atrair ou não a atenção do seu cliente. Os primeiros segundos são responsáveis pela primeira percepção e visualização do cliente em seu site.

Dessa forma, rapidamente, seu site precisa trazer uma boa imagem e impressão para o seu visitante.

Por isso, analise ferramentas que sejam amigáveis ao seu cliente, atrativas para ele e que respeitem a identidade visual assumida por sua empresa.

Existem ferramentas disponíveis na internet e conhecidas por especialistas que fazem testes de responsividade para os celulares e que ajudam a demonstrar se o seu site tem um bom desempenho ou não.

5. Utilize o Accelerated Mobile Pages
Você já ouviu falar no uso do Accelerated Mobile Pages? Basicamente, se refere às páginas de mobile que são aceleradas. Essa ação é um projeto do Google, que tem o objetivo de tornar os sites ainda mais velozes, principalmente em celulares e tablets.

Vale a pena conhecer sobre essas ferramentas e identificar qual é a melhor opção que pode ser utilizada em sua empresa, visando melhorar a acessibilidade e incentivar o consumo do seu produto, ou até mesmo vending machines disponibilizadas pela sua empresa.
 

Considerações finais

A partir das dicas que apontamos neste artigo, você entendeu que o site responsivo é um dos critérios para ter um site de sucesso.

A competitividade é cada vez maior e por isso, seu site não pode ficar de fora dos avanços tecnológicos. 

Por isso, conte com uma equipe de tecnologia da informação, assim como de marketing e comunicação para elaborar uma boa estratégia, que atraia mais público e aumente o índice de satisfação. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja Também

Appear Web - Criação de Sites, Sistemas Web e Links Patrocinados