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Core update: Entenda como as atualizações do Google podem agir no seu site

Cadastrado: 03/10/2022 - 12:10
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Recentemente, o buscador mais famoso do mundo sofreu uma atualização de algoritmo que fez grande parte das empresas se interessar em como essas atualizações do
Google podem influenciar em um site.

Para contextualizar melhor o tema, o Google Core Update resumidamente é uma grande atualização nos mecanismos de busca do Google, e possui o objetivo de melhorar as pesquisas e acompanhar as constantes mudanças que ocorrem na web.

S
empre que o Google atualiza seus algoritmos de classificação de pesquisa, isso pode significar que o seu site pode melhorar ou piorar nos resultados de busca.

Por esse motivo, vale a pena que uma consultoria e licenciamento ambiental tenha um cuidado a mais com os conteúdos que estão presentes dentro do site da empresa justamente para que o ranqueamento não seja prejudicado.

Portanto, ter conhecimento que o Google fez alguma atualização te dá automaticamente algo para apontar a fim de compreender se foi algo que foi alterado no site ou alguma informação alterada pelo próprio Google por meio do seu algoritmo de classificação.

Update de maio de 2022

Para entender melhor o tema, vamos nos basear em um dos últimos updates que foram feitos dentro do buscador, que é o update de maio de 2022, que foi implementado no buscador no dia 25/05.

No momento do seu lançamento, o Google disse que “embora nada em uma atualização principal seja específico para qualquer site em particular, essas atualizações podem provocar mudanças perceptíveis no desempenho dos sites.”

Trata-se de uma colocação da plataforma que adiantou para os usuários que, posteriormente, eles iriam sentir alguma mudança em seus sites, seja positiva ou negativamente.

No geral, sites que deixavam de lado conteúdos importantes como a importância de uma atualização de firmware, por exemplo, certamente sofreram com queda de ranqueamento.

Segundo o Search Engine Land, o Google Core Update de maio de 2022 parece ser muito mais significativo para a plataforma de busca do que o Core Update de novembro de 2021.

Indo ao contrário da proposta de novembro de 2021, que não teve um bom timing devido a grande alta de compras online, essa atualização foi programada especialmente para os sites varejistas.

Principalmente lojas virtuais que trabalham com erp integrado ou outros tipos de produto que conseguem ter uma demanda muito alta.

Para que você entenda melhor o objetivo dessas atualizações, o Search Engine Land trouxe alguns fatos rápidos sobre este Google Core Update em particular. Eles são:

  • Analisa todos os tipos de conteúdos;
  • Atualização que premia ou promove boas páginas;
  • O impacto causado pela atualização não foi divulgado;
  • Pode afetar o Google Discover e outros recursos;
  • Estude os pontos onde a sua página precisa melhorar.

É interessante pontuar que, caso o seu site seja afetado pelas últimas atualizações de algoritmos, algumas melhorias devem ser feitas na estrutura como um todo do seu website. Entenda mais sobre isso abaixo.

Por que o ranqueamento está diminuindo?

A principal razão para explicar o fato do seu site diminuir no ranqueamento é porque o Google está reavaliando as páginas do seu site. O buscador observou que alguns sites podem ver quedas ou ganhos em suas classificações gerais.

Para que você entenda melhor, imagine o seguinte cenário: se o seu site apresenta páginas que já tiveram uma classificação alta de palavras-chave específicas, essa atualização principal pode fazer com que essas mesmas páginas passem a ter uma classificação baixa.

A partir do momento que essas páginas passam a ter uma classificação baixa, o seu site como um todo fica comprometido no ranqueamento de pesquisas.

Perceba que um site focado em vender desenvolvimento de software automação comercial precisa, sobretudo, ter um bom alcance para que as vendas aconteçam, e por esse motivo é muito importante que o site crie constantemente bons conteúdos.

Em outros casos, fora das atualizações centrais, violações das diretrizes do Google pode ser o único motivo para que uma alteração ou ação algorítmica cause algum tipo de mudança no seu website.

Ou seja, procure sempre criar conteúdos sem ferir as diretrizes do Google, caso contrário sites relacionados a temas específicos como o serviço de cross docking, por exemplo, podem sofrer com a diminuição de ranking.

Vale reforçar que, por mais que essas atualizações centrais não sejam concentradas em sites específicos, entender como reduzir qualquer tipo de impacto negativo pode ser muito vantajoso para que o site passe a ter um ranqueamento cada vez mais estável.

De acordo com o Search Engine Journal, há uma grande suspeita de que os conteúdos desenvolvidos por IA tenham sofrido um impacto maior nesta última atualização, entretanto não há nenhum tipo de declaração oficial do maior do buscador do mundo apoiando isso.

O que fazer quando o site é impactado?

Caso você note que o seu site tenha sofrido uma queda no ranqueamento depois do Google Core Update, saiba que esse tipo de evento é uma consequência comum da atualização.

De acordo com o próprio buscador, alguns sites podem ter perdas ou ganhos durante a implementação de mudanças, ou seja, é bastante relativo. Vai depender se o site focado em célula automatizada, por exemplo, terá a estrutura correta para lidar com as mudanças.

Contudo, ao contrário do que você pode estar pensando, uma queda de desempenho nem sempre significa que há problemas no site que precisam ser corrigidos.

Na verdade, não há nada de errado com alguns sites que perdem um pouco de desempenho após uma atualização principal da plataforma.

Em outras palavras, o seu site pode estar por dentro das diretrizes estabelecidas pelo Google, e nem foi submetido a uma ação manual ou algorítmica, o que pode acontecer com sites que não seguem as regras do buscador.

Mas a pergunta que fica é: o que fazer quando um site de dispositivos de controle industrial, por exemplo, perde desempenho após uma atualização como o Google Core Update?

Sendo bem direto e usando a resposta que o próprio Google dá para esse tipo de dúvida, o ideal é que o gestor da página concentre-se apenas em desenvolver conteúdos que possuam, de fato, uma qualidade considerável.

A maneira que você produz os seus conteúdos, para os algoritmos do Google, deve ser a sua maior prioridade.

Com o objetivo de ajudar os gestores destas páginas, o Google criou uma lista de perguntas que devem ser consideradas, são elas:

  • O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?
  • Possui uma descrição significativa, completa ou abrangente no assunto?
  • Apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?
  • O cabeçalho ou título da página descreve bem o conteúdo?
  • Você evita termos chocantes ou exagerados no cabeçalho?
  • Sua página estaria entre os seus favoritos?
  • Você esperaria ver esse conteúdo em uma mídia impressa?


Portanto, ao responder estas perguntas no desenvolvimento do seu conteúdo, as chances que ele possui para ser considerado como um material de qualidade para os algoritmos do Google é, de fato, bastante grande.

Perceba que até mesmo o Google quer auxiliar o seu site a ter posições melhores de busca, basta você se empenhar na qualidade dos seus conteúdos.

5 dicas para manter um bom ranqueamento

Dito isso, você pôde perceber que a construção de conteúdos relevantes é a dica principal para ser bem vista pelos olhares do algoritmo do Google. No geral, há alguns pontos que podem ser adotados na hora de construir o seu material. Confira abaixo, algumas dicas:

1. Defina sua persona de marketing
Saber qual a persona que trabalha diariamente é essencial para desenvolver as estratégias. Ou seja, com base no comportamento, características, desejos e necessidades do seu cliente, você irá desenvolver materiais importantes.

2. Entenda o momento dos seus leitores
Nessa parte você precisa saber em qual momento o seu leitor está, ou seja, haverá certas fases que ele não estará apto a receber um determinado material, portanto lançar ou enviar certos conteúdos devem antes ser estudados para saber qual o momento certo.

3. Dirija a sua mensagem
No desenvolvimento do conteúdo, não esqueça de dirigir a mensagem direta para o leitor. É nessa mensagem que você irá fomentar sua estratégia.

4. Crie relacionamentos
O seu conteúdo tem o poder de criar conexões com os leitores, portanto os materiais que promoverem certa interatividade serão priorizados pelo Google.

Ou seja, na hora de criar um material sobre automação industrial, procure promover uma interação com o seu público.

5. Ofereça aprofundamento no assunto
Por fim você pode investir em conteúdos alternativos que irão se aprofundar no assunto, mas antes disso procure contextualizar o tema, trazendo, quem sabe, algo novo para uma discussão importante.

Por mais que a sua empresa não tenha poder algum para impedir as mudanças dos algoritmos do Google, por outro lado você tem o poder para driblar as consequências que o seu site pode sofrer.

Basta seguir algumas práticas que naturalmente o seu site estará saudável no ranqueamento geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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