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8 passos para aumentar a taxa de conversão do e-commerce

Atualizado: 12/11/2021 - 08:11 | Cadastrado: 27/10/2021 - 13:10
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Aumentar a
conversão de seu e-commerce é um passo importante para você alcançar resultados mais efetivos em suas atividades digitais. Hoje, o mercado digital representa uma importante fatia das negociações realizadas em todo o mundo.

Com o processo de transformação digital, muitas pessoas acabaram se adaptando a novas tecnologias, que cada vez mais se popularizam e aumentam o potencial de explorar estes recursos com mais qualidade em uma empresa que realiza conserto de fricção, por exemplo.

Por conta disso, as pessoas começaram a sentir menos receio de fazer transações online, sobretudo aquelas que envolvem alguma atividade financeira, o que deu um gás maior para os e-commerces explorarem estas interações.

A segurança era uma das maiores preocupações dos consumidores, por exemplo em:

  • Transações;
  • Pagamentos;
  • Procedimentos;
  • Entre outras frentes.

Quando as ferramentas digitais começaram a ficar mais seguras, expondo protocolos e relatórios que garantem a confidencialidade de informações bancárias, isso aumentou potencialmente o quanto as empresas conseguem trabalhar na internet.

Entretanto, isso também mudou o mercado como um todo. O perfil de consumidor antigo era muito mais reativo, sujeito a aceitar publicidade ou propaganda rasa e direta, conseguindo alguma conversão até mesmo para serviços contábeis.

Hoje, o cliente é muito mais exigente e deseja saber todas as informações relevantes na hora de fazer uma compra.Dessa forma, é fundamental que você saiba trabalhar com efetividade esse tipo de recurso.

Existem diversas etapas que levam o consumidor do momento em que ele descobre sua loja até finalizar a compra. 

Estas etapas são comumente conhecidas como Funil de Vendas, e é uma ferramenta importante para que você compreenda sua negociação sobre um software para gestão de franquias.

Quando o usuário entra em seu site, ele é um visitante, descobrindo sua existência e o que você tem a oferecer. Então, através de uma série de elementos você consegue fazê-lo seguir pelo funil de vendas até se tornar um cliente efetivo.

Conquistar o visitante é um processo que muitas empresas ainda não compreendem em sua totalidade, e é importante que você saiba como trabalhar esse tipo de recurso para superar os desafios e aumentar suas vendas, melhorando seu faturamento e a saúde financeira da empresa.

Para isso, entender a taxa de conversão da companhia é um ponto fundamental. Este indicador ajuda a entender o quanto suas ações de marketing estão surtindo efeito e como você consegue concluir uma compra com qualidade.

O cálculo da taxa de conversão é relativamente simples: basta dividir o número de vendas pelo total de visitas que você recebeu, e multiplicar este resultado por 100. 

Dessa forma, você encontrará o percentual de conversão que sua empresa conquistou em um determinado período.

Se você teve quinhentas visitas durante o mês em seu e-commerce, por exemplo, e fechou 25 transações, a taxa de conversão final ficaria em torno de 5%. O ideal, entretanto, é que você consiga um percentual cada vez maior para esse tipo de atividade.

Por isso, muitas empresas de comércio de areia e pedra buscam novas estratégias e recursos para trabalhar efetivamente no mercado digital.

Aumentando sua taxa de conversão

Para aumentar seus números de maneira efetiva, é importante prestar atenção a alguns pontos importantes, que devem ser planejados com cuidado para que você consiga uma expressão mais adequada em suas vendas.

Além disso, é preciso ter em mente que você deve avaliar a companhia pelo espectro de suas ações, e adaptar estes elementos para sua realidade para conseguir os resultados que deseja.

1.    Trabalhar com wishlist

A wishlist é uma ferramenta muito útil para e-commerces. Muitas vezes, o cliente quando conhece seu site não está com condições para realizar a compra naquele momento, seja por questão financeira ou mesmo uma indecisão.

Quando você aplica a wishlist, ele consegue colocar o item ali para tê-lo destacado sempre, o que o fará voltar mais vezes ao seu site e quando houver uma oportunidade, ele poderá comprar.

Para facilitar ainda mais esse recurso, você pode também trabalhar com alertas e notificações quando um item da wishlist de um cliente entra em promoção, fazendo-o ter interesse em fechar negócio para aproveitar a oportunidade.

2.    Apresentação de produtos

A apresentação é uma peça-chave para fechar negócios. Em um e-commerce, o cliente não pode tocar ou observar o produto em tempo real, por isso ele precisa do máximo possível de informações para tomar uma decisão assertiva.

As imagens também têm um forte impacto nesse tipo de trabalho, e por isso você deve tirar o máximo possível de ângulos para que o consumidor possa observar cada detalhe da peça.

A qualidade das imagens deve permitir também que ele utilize o zoom para identificar áreas específicas da fotografia.

3.    Interface de usuário

Para conseguir resultados expressivos em seu e-commerce, é preciso oferecer um site intuitivo e de fácil utilização. Esse tipo de material é muito importante para você trabalhar em suas negociações de contabilidade especializada em TI (Tecnologia da Informação).

Um site não deve ser muito complexo em etapas como cadastro e pagamento, para não assustar o consumidor e fazê-lo desistir do processo de compra. Além disso, é interessante pensar em utilizar um layout responsivo em seu site.

Atualmente, muitas pessoas acessam a internet por dispositivos móveis, e um layout responsivo ajuda a adaptar sua loja para esse tipo de dispositivo, facilitando assim o processo de compra para o consumidor.

4.    Avaliação e feedback

Abrir espaço para a comunicação é fundamental para aumentar sua autoridade no mercado. Abrir um canal de comunicação com seus clientes é um passo importante, pois aumenta suas taxas de conversão, seja oferecendo serviços de tradução de sites ou cosméticos.

Na maioria dos casos, os consumidores se sentem mais confiantes ao comprar um produto ou serviço quando identificam testemunhos de clientes satisfeitos com a operação. 

Além disso, o fato de você abrir esse canal de feedback demonstra seu compromisso com o cliente.

5.    Utilizar o SEO

O SEO é um dos conjuntos de ferramentas mais importantes da atualidade. A sigla, que significa Search Engine Optimization, representa uma série de recursos importantes para melhorar a experiência de seus usuários.

O SEO ajuda você a posicionar melhor seu site junto aos motores de busca, que são a principal maneira que os consumidores da atualidade buscam referências sobre controle de acesso e monitoramento para encontrar a solução para suas necessidades e vontades.

6.    Testes A/B

Para identificar a melhor opção para seu site e aumentar consideravelmente suas taxas de conversão, os testes A/B são uma ótima opção de pesquisa. Através destes testes, você criará páginas diferentes para aparecer aleatoriamente aos usuários.

Dessa maneira, você consegue identificar qual destes elementos apresenta uma conversão melhor, seja por conta do layout, informações ou outros recursos importantes que devem ser levados em conta, sendo uma importante software gestão de ativos de ti.

A maioria dos comportamentos de clientes não podem ser explicados apenas no campo teórico. É preciso colocar as ferramentas em prática para você alcançar resultados significativos.

7.    E-mail marketing

Uma boa maneira de alcançar seus consumidores e conseguir mais conversões é com o e-mail marketing. Ele oferece uma gama de possibilidades para sua interação com o cliente, que permite uma personalização maior de propagandas.

É importante, entretanto, que você tome cuidado. Os e-mails genéricos e sem conteúdo podem cair na caixa de lixo eletrônico, também conhecido como spam. Há um interesse em trabalhar com eficiência para cada cliente que oferece o e-mail.

Promoções e conteúdos exclusivos são importantes para você trabalhar com mais qualidade, aproveitando esse tipo de ação para uma estrutura importante para o trabalho como um todo.

8.    Trabalhar com links patrocinados

Muitas vezes, as ações de engajamento e contato com o público são realizadas de médio a longo prazo. É preciso trabalhar e efetivamente lidar com o relacionamento entre consumidor e a marca para ter resultados expressivos.

Nem todas as empresas podem esperar esse tempo todo, entretanto. Para isso, os links patrocinados são uma solução mais imediata para levar seu conteúdo até um público maior e mais diverso.

Tenha em mente que estes links patrocinados não são uma garantia de venda, mas eles ainda assim podem ajudar muito a apresentar sua marca de maneira mais rápida e conseguir uma taxa de conversão boa para os primeiros passos da empresa, enquanto as ações orgânicas ainda estão em andamento.

Considerações finais

Se você pretende se manter ativo no mercado digital, é muito importante aumentar sua taxa de conversão em transações, uma vez que você é capaz de trabalhar com uma atividade mais efetiva para suas vendas.

O foco desse tipo de conteúdo é reforçar sua identidade e o posicionamento da empresa para conseguir resultados efetivos em seu processo de conversão durante todo o funil de vendas pelo qual seus clientes passam ao conhecer a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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