Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Saiba como fazer migração de site sem perder o seu tráfego

Cadastrado: 07/12/2022 - 15:12
Compartilhe


O processo de migrar um
site muitas vezes pode deixar os empreendedores apreensivos, principalmente por não saberem exatamente como essa migração será efetuada.

Existem muitas razões para um site de consultoria tributária ser migrado, desde a qualidade do servidor até mesmo o número de visitantes que o site recebe, o que pode deixar o servidor em que a página se encontra sobrecarregada.

Os provedores de hospedagem oferecem inúmeras opções, desde modelos com mais limitação até servidores dedicados exclusivamente a seu site, garantindo uma estrutura muito mais adequada para uma empresa de grande porte.

Não é incomum que você comece em um servidor e eventualmente tenha que migrar para outro, seja por conta do crescimento da companhia ou por ter identificado melhores opções de serviços em um novo provedor.

Para fazer a migração, a principal preocupação de qualquer empreendedor é justamente o tráfego e o contato que seus clientes terão. Nenhum profissional deseja perder esse tipo de contato com o público.

Ainda que o processo operacional seja relativamente simples, e hoje muitos provedores de serviços oferecem ferramentas de automação para fazer a migração da sua página, existe algo a se considerar, o SEO.

A sigla, que significa Search Engine Optimization, está diretamente relacionada às técnicas de engajamento de médio e longo prazo que você utiliza junto a motores de busca, aumentando a autoridade de seu site. 

Normalmente, o SEO trabalha diretamente com links e referências, o que pode acabar mudando em uma migração e prejudicando os resultados da companhia. Por isso, o planejamento é fundamental para garantir sucesso nessa operação.

Além disso, é preciso que a comunicação interna da sua empresa de sistema ERP contas a receber esteja afiada, uma vez que é necessário a atenção e o apoio de todos os colaboradores para minimizar as perdas durante esse processo.

Uma boa comunicação elimina a necessidade de se criar pressão dentro da empresa, diminuindo o risco de complicações e o esforço técnico, que deve ser trabalhado com esforço para garantir um resultado efetivamente positivo.

Complicações acontecem, e não é incomum que você tenha que adaptar elementos durante a migração. Por se tratar de uma atividade muito delicada e cheia de detalhes, é comum que esse tipo de atividade aconteça.

Entretanto, com um bom planejamento e uma estrutura de comunicação adequada, a empresa consegue passar por essas complicações sem muita dificuldade, evitando traumas relacionados ao processo de migração.

Por isso, garantir que você consiga passar as informações de um servidor para outro demanda uma atenção especial de todos os profissionais relacionados à empresa, e não apenas dos técnicos responsáveis pela migração e pela configuração de roteador.

Como fazer a migração de seu site?

Para muitos empreendedores, esse processo é complicado e extremamente técnico. Embora em teoria isso não esteja errado, hoje existem muitas ferramentas que auxiliam esse processo para pessoas que não tem tanto conhecimento da área.

Entretanto, é importante ter em mente que cada empresa é única no mercado, e que suas ações normalmente têm um impacto relevante na maneira como você aplica novas mudanças em sua estrutura.

Assim, é possível que dois sites tenham resultados completamente diferentes durante o processo de migração, ainda que você utilize os mesmos recursos para executar a tarefa adequadamente em seu site de software para gestão de franquias.

O mais importante, nesse caso, é adaptar as informações a sua realidade, e garantir uma estrutura adequada para fazer esse processo sem passar por muitas complicações, e otimizando seus resultados sempre que possível.

Existem diversas etapas que devem ser consideradas quando você começa o processo de migração, e lidar com elas é importante para garantir que você terá seu site funcionando em pouco tempo e com a mesma funcionalidade.

Arquivar dados

O primeiro passo para você fazer a migração de seu site é coletar dados e informações importantes. Isso significa gerar um arquivo de todas as suas URLs e exportar páginas relevantes para manter esse posicionamento.

Essa coleta inicial é muito importante para garantir que todas as informações referentes a seu site sejam de fato migradas. Não é incomum ouvir um processo de migração que perdeu informações ou páginas inteiras.

Com um arquivo adequado, você pode se localizar e rapidamente organizar a estrutura do site migrado, mantendo todas as informações relevantes disponíveis no novo site de sua fábrica de isolante térmico.

Mesmo que você não precise fazer nenhuma organização manual, esse arquivo é interessante para você fazer a conferência e avaliação da migração, garantindo que todas as informações foram passadas para o novo local do site.

Esse é um bom momento para atualizar tags e outros elementos que impactam diretamente seu SEO, o que pode alavancar ainda mais a empresa a longo prazo.

Depois de completar a operação, é interessante armazenar esse arquivo em algum local seguro. Além de ser um histórico de suas páginas, ele também funciona para recuperar dados perdidos.

Caso aconteça algum problema com o novo servidor, você garante que os dados estarão todos disponíveis sem que você precise refazer nenhuma das ações que já estavam publicadas.

Analisar redirecionamentos

Para um site funcionar corretamente, ele precisa que todos os seus links estejam funcionando. Por isso, verificar os redirecionamentos de sua página são muito importantes para fazer correções quando necessário.

Para isso, você pode contar com ferramentas de rastreio de URLs, identificando onde há alguma falha e fazendo a mudança para que o conteúdo de seu fabricante de autotransformadores seja apresentado novamente.

Existem diversos códigos de erro que podem ser avaliados para esse tipo de atividade, que precisam de atenção para garantir que todo o material publicado será aproveitado na migração do conteúdo.

Quando esses erros ficam ativos por muito tempo, eles podem atrapalhar o posicionamento da empresa em um motor de busca. Por isso, é fundamental que você realize essa verificação rapidamente.

Checagem de sitemap

O sitemap é uma ferramenta que ajuda os algoritmos de motores de busca a encontrarem seu conteúdo, garantindo um acesso para mais pessoas e ampliando seu impacto nesse tipo de serviço.

Quando você faz a migração, algumas informações importantes são modificadas, e por isso é muito importante verificar se o sitemap fez essa atualização ou se você precisa arrumar qualquer tipo de complicação.

Existem muitas ferramentas simples, nos próprios motores de busca, para verificar problemas dentro do mapa de seu site. Além disso, alguns programas de avaliação de páginas podem dar informações importantes.

O sitemap é fundamental para garantir um SEO de qualidade e fazer você manter seu posicionamento de mercado. Por isso, você deve dar uma atenção especial para esse tipo de ação, garantindo uma estrutura de qualidade para a migração.

Ainda que os processos de automação consigam resolver a maior parte dos problemas, ainda é possível encontrar alguns elementos que dependem de organização humana para serem resolvidos em suas páginas sobre calibração de equipamentos de medição.

Assim, você mantém a estrutura de seu site muito melhor posicionada dentro das características que ele apresenta.

Monitoramento pós-migração

Existem algumas tarefas que devem ser levadas em conta no momento em que a migração está sendo finalizada. É preciso fazer uma análise desse primeiro momento para identificar se todas as questões relacionadas à migração foram atendidas.

Para isso, é preciso monitorar alguns elementos específicos, como:

  • Páginas de erro;
  • Status de indexação;
  • Links quebrados;
  • Tráfego orgânico.

Dessa forma, você identifica como o site está reagindo a essa mudança, e como a performance do mesmo foi modificada. Esse é um momento excelente para avaliar o quanto precisa ser trabalhado em questão de marketing para essa mudança.

Com a ajuda de relatórios que podem ser gerados pelos próprios sistemas de análise do site, você terá uma série de informações referentes à estrutura do site sobre crimpador de terminal e sua migração como um todo.

Isso ajuda a identificar como o tráfego está sendo aprimorado em sua empresa, garantindo um resultado muito melhor para esse tipo de ação.

Considerações finais

Fazer a migração de seu site com qualidade é um processo que demanda atenção e cuidado, mas que pode ser realizado sem muitas complicações, principalmente se você se programar para isso.

O planejamento segue o principal elemento desse tipo de atuação, principalmente porque ele permite que você entenda suas necessidades e identifique alterações que se façam necessárias nesse tipo de processo como um todo.

Por isso, companhias que optam por fazer a migração de seus sites com qualidade e cuidado acabam garantindo um resultado muito positivo, que muitas vezes até mesmo ajuda a melhorar o posicionamento da mesma dentro do segmento em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também