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O que é index de site e como funciona

Atualizado: 09/09/2021 - 09:09 | Cadastrado: 03/08/2021 - 12:08
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Qualquer site da internet precisa passar por um processo de catalogação, permitindo que os usuários consigam acessá-lo pelo uso de certas palavras. Para isso, surge o
index, que garante a análise das informações e a conexão com esses termos. 

Primeiramente, é fundamental entender o que esse conceito significa. Ele se refere ao índice que toda página da internet possui nas plataformas de busca. Nele, são armazenados os dados sobre os tópicos tratados no site e seus temas relacionados.

Dessa forma, sempre que um site novo passa a funcionar, os mecanismos de busca realizam, automaticamente, o processo de indexação, garantindo que ele será encontrado pela pesquisa de palavras-chave do assunto.

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisar por “tacógrafo digital” no buscador, se uma empresa vender esse produto, ele garantirá que ela será encontrada, uma vez que o tópico de postagem é relacionado.

Com isso, é permitido a esses mecanismos uma forma de organização das páginas, seguindo um padrão mais específico de categorias, mostrando-as ao usuário seguindo suas intenções para busca. 

Entenda mais sobre qual a função do index

Não importa o tipo de site criado ou hospedado, sempre que entrar no ar será indexado. Ademais, com ele desenvolvido e pronto, já será hospedado. Após, ele será encontrado e se iniciará o momento de categorizá-lo, processo que ocorre automaticamente.

Basicamente, ter um index de site permite a catalogação de determinada página na internet. Ou seja, garante que as páginas sejam encontradas por usuários que, de fato, tenham interesse no assunto que elas abordam.

Vantagens de adotar um index

Realizar um index pode ser muito importante para uma empresa. Por esse motivo, serão analisadas as vantagens de utilizar essa ferramenta, sendo que entre os principais pontos podemos citar os seguintes:

Melhorar o rankeamento

Um dos pontos principais de uma estratégia de marketing de qualidade é atrair novos clientes, precisando postar conteúdos relevantes e que fiquem em destaque para, então, ficar visível a eles.

Nesse contexto, a indexação surge pois permite que as páginas sejam relacionadas a temas e assuntos de relevância de acordo com o que foi tratado.

Com isso, o rankeamento, responsável por certificar a posição da página entre os resultados nos mecanismos de busca, depende da indexação.

Isso porque, ao definir um site como relevante e qualificado, ele garante que sua localização esteja entre os primeiros resultados para uma busca sobre o tema relacionado.

Dessa forma, ele consegue aumentar as chances do usuário de entrar na página, uma vez que eles costumam clicar nas primeiras opções sugeridas, podendo aumentar o número de clientes, de vendas e do lucro em geral. 

Obtenção de tráfego qualificado

É muito mais importante para uma empresa atrair um público que se interessa por seu conteúdo do que qualquer tipo em grande quantidade. Isso porque ter um grupo de consumidores qualificados garante fluxo de pessoas com potencial de compra.

Com a indexação, há a certeza de que o usuário será levado apenas a sites que são de seu interesse. Assim como fazer a indexação permite que os usuários que chegarem ao seu site terão desejos relacionados.

Por exemplo, as empresas de contabilidade teriam o seu público de acesso de outras empresas que estão interessadas em contratar um serviço de controle de finanças, com maior chance de adquirirem o que lhes foi ofertado. 

Como preparar corretamente um site para indexação

Mesmo que o processo de indexação seja automático, existem maneiras de preparar um site, otimizando-o, garantindo que o processo seja mais rápido e tenha um bom rankeamento. Por isso, confira algumas dicas:

 

  1. Criar páginas fáceis para os web crawlers;
  2. Redirecionar o site quando ele for migrado;
  3. Usufrua das palavras-chave;
  4. Fuja dos conteúdos duplicados;
  5. Crie títulos e descrições estratégicas;
  6. Crie conteúdos de qualidade;
  7. Conheça o seu público;
  8. Seja mobile-friendly.

 

Portanto, para que haja melhor compreensão de como aplicar essas dicas ao seu site, elas serão analisadas separadamente e com mais detalhes.

As páginas e os web crawlers

Antes de tudo, os web crawlers são ferramentas que fazem buscas pela internet para encontrarem novas páginas, permitindo seu rastreamento e coleta de dados. Isso garante a análise de palavras-chave e informações que facilitam a compreensão do site.

Dessa forma, as plataformas de busca conseguem criar longos índices de diferentes sites e assuntos. E será dessa forma que o site consegue aparecer para qualquer usuário que buscar por um tópico relacionado.

Eles são os responsáveis por, por exemplo, quando uma pessoa pesquisar “calibração de termometro” no buscador, encontrar páginas relacionadas ao assunto.

Portanto, é importante criar páginas que sejam fáceis para esses web crawlers encontrarem e realizarem o processo com mais rapidez. Essas estratégias devem ser escolhidas pelo próprio criador do site. 

Redirecionamento do site

Quando um site realiza a migração, ou seja, tem todo o seu conteúdo movido para outro lugar. Nesse caso, ele precisa fazer o redirecionamento das páginas, com a finalidade de impedir erros quando acessarem o site antigo.

Caso isso aconteça, a experiência do consumidor será afetada, podendo cancelar o seu interesse. Além disso, existe a possibilidade de a plataforma de busca não conseguir realizar a indexação do site.

Por exemplo, se uma página vendia um produto, como um sensor de nível, e muda de endereço, quando o cliente entrar no primeiro endereço, ela não encontrará a compra, podendo perder a venda. 

As palavras-chave

Exatamente os web crawlers tem o objetivo de analisar as palavras-chave utilizadas no conteúdo de um site quando for realizar a indexação. Por isso é essencial usufruir delas, facilitando o trabalho.

Dessa forma, é possível que haja um completo entendimento do assunto tratado na página, criando índices relacionados com precisão às postagens dela. Ademais, os termos escolhidos devem ser muito bem pensados antes da postagem de qualquer conteúdo.

Por exemplo, para uma empresa de soluções em internet, é aconselhável usar palavras bem relacionadas, como tecnologia, internet, rede, entre outros. Por esses motivos, é muito importante que as palavras sejam qualificadas, pois garantirá uma melhor indexação.

Para uma boa realização dessa etapa, é indicado analisar o público-alvo e criar uma persona. Essa análise é definir o grupo de pessoas que se deseja atingir com o conteúdo e a criação é identificar as características mais comuns dos consumidores. 

Sobre os conteúdos duplicados

Os mecanismos de busca conseguem identificar quando o conteúdo de um site é postado mais de uma vez na plataforma, sendo uma cópia do próprio site ou de outro. Por esse motivo, ele penaliza a página que tiver feito isso.

Então, é necessário usar as referências com atenção. Para não correr esse risco, é preciso que a página crie um texto totalmente novo e original, não apenas alterando a ordem dos termos usados.

Um exemplo: se uma empresa de produtos industriais deseja postar sobre as funções de uma máquina de alinhamento, mas não tem pleno conhecimento, ela deve apenas se basear em outros conteúdos, pois mudar palavras de lugar é penalidade para o buscador.

Títulos e descrições estratégicas

Quando uma pessoa escolher qual site ela acessará ao realizar uma busca nessas plataformas, a descrição e o título acabam contando muito.

Por esse motivo, é essencial criar esses dados, tornando-os criativos, e que atraiam a atenção de seu público, alimentando o desejo deles de entender mais sobre o conteúdo postado na página.

Além disso, é importante ser objetivo e entregar neles uma ideia clara do que se trata o texto e as vantagens dele. Para isso, é indicado o uso de títulos chamativos, com frases que deem sentido de urgência.

Por exemplo, uma empresa de suporte de TI para pequenas empresas pode usar títulos chamativos como “Saiba 5 motivos imperdíveis para contratar um suporte de TI”, atraindo mais clientes. 

Conteúdos de qualidade

Os conteúdos a serem postados devem ser de qualidade e relevantes. Esse ponto não só tem o único objetivo de atrair público, mas também aumentar suas chances de sucesso.

Isso porque, as plataformas de busca utilizam algoritmos que favorecem as páginas que postam sobre assuntos de relevância, afinal ele será o meio de indicação da página para seus usuários.

Portanto, é importante investir em estratégias que garantam esse destaque, aumentando a possibilidade de mais pessoas o acessarem, bem como de o número de clientes crescer. Consequentemente, aumentando o lucro da marca.

Por exemplo, se uma administradora predial tem uma página com diversas respostas para dúvidas de clientes, o buscador entende que é algo útil e dá destaque para ela. 

Sobre o público

A melhor estratégia para garantir que as estratégias usadas tenham bons resultados, é imprescindível conhecer os consumidores da página. Assim, ela conseguirá afetar as pessoas que se interessam e ter melhores resultados de crescimento. 

Ser mobile-friendly

Utilizar os celulares e tablets como forma de navegação se tornou cada vez mais comum na vida dos usuários. Por esse motivo, os critérios de indexação dão prioridade aos sites que são otimizados para esses meios.

Conclusão

Utilizar o index de um site e garantir o seu bom uso é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa e o sucesso do site. Entretanto, é preciso levar em consideração certas informações para garantir uma atuação de qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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