Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Quer Trabalhar com Tecnologia? Veja 6 Cursos para Atuar na Área!

Atualizado: 27/12/2022 - 09:12 | Cadastrado: 02/11/2020 - 10:11
Compartilhe

trabalhar com tecnologia

O setor tecnológico teve um desenvolvimento significativo nos últimos anos, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Essa evolução pode ser percebida em todos os aspectos do nosso dia a dia: na utilização de celulares e computadores para trabalhar; nos sistemas modernos que empresas utilizam para estruturar as funções, otimizar a produção e extrair dados para otimizar resultados; na construção dos sites e plataformas que usamos diariamente. 

Se você gosta do mundo digital e pensa em trabalhar com tecnologia: agora é o momento. Além de ser uma área em expansão, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a mão de obra qualificada no setor de tecnologia é escassa. Se hoje algumas empresas já têm dificuldades para encontrar profissionais da área, até 2024 a tendência é que esse cenário se intensifique: de acordo com a pesquisa, em quatro anos a procura por esses profissionais será de 70 mil pessoas por ano – e o número de formados na área será de apenas 46 mil. 

Agora que você já sabe que essa área está aquecida e possui muitas oportunidades de trabalho, é hora de saber um pouco mais sobre os cursos de tecnologia e quais as diferenças entre cada um para que você, que tem interesse em trabalhar com tecnologia, tenha em mãos informações importantes para definir sua carreira.

• Ciência da Computação

Se você busca um curso que explore muito da fundamentação teórica da linguagem de programação e capacite os alunos para que estejam aptos a desenvolver qualquer tipo de ferramenta, software e sistema de informática, essa é uma boa opção. 

O curso de Ciência da Computação proporciona uma visão profunda de soluções tecnológicas, tanto simples quanto avançadas, incluídas no contexto empresarial para que os alunos saibam criar, desenvolver e implementar aplicativos, softwares e até mesmo programas complexos de gerenciamento de produção.

Além de idealizar soluções, o profissional de Ciência da Computação também tem como objetivo analisar e evoluir tecnologias já existentes, para evitar que se tornem obsoletas e continuem acompanhando o ritmo de evolução do mercado. Por isso, sempre buscam novas formas de utilizar computadores, aplicativos e softwares, além de descobrir maneiras de solucionar problemas técnicos.

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Este é um curso para quem realmente quer trabalhar com tecnologia, gosta de coloca a mão na massa e participar de todas as etapas de desenvolvimento de um projeto. O profissional de análise e desenvolvimento de sistemas atua no planejamento, organização, gerenciamento, documentação, execução, análise e manutenção de softwares, sistemas computacionais e até jogos.

Cada vez mais as empresas estão contando com a tecnologia para otimizar seu trabalho, e um especialista dessa área ajuda na coleta de dados e no gerenciamento de todas as atividades através do sistema complexo criado especificamente para as necessidades da empresa. 

• Jogos Digitais

Quem disse que não dá para transformar sua paixão em uma carreira? Para os que gostam de videogame e sonham em trabalhar com tecnologia, o curso de Jogos Digitais é uma ótima opção. 

Os profissionais dessa área trabalham com criação e desenvolvimento de roteiros e personagens, engenharias de conexão de regras de jogos, mecânicas de jogabilidade, composição gráfica e visual, além de pensar nos formatos em que esse jogo será distribuído, já que o nicho de mercado tem cada vez mais dispositivos com jogos disponíveis para download, como o próprio console de jogos, smartphones, tablets, computador, entre outros. 

Além de participar do desenvolvimento e estruturação de games, o profissional de jogos digitais também pode atuar: no desenvolvimento de jogos com propósitos educacionais para crianças, empresas ou até mesmo para instituições de ensino; no treinamento de equipes para que assimilem a informação de maneira mais leve e eficaz; e também no desenvolvimento de simuladores para treinar e testar o desempenho de quem vai jogar, como por exemplo, dirigir um caminhão, pilotar helicópteros e aviões e até mesmo operar um paciente.

• Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação é voltado ao que acontece por trás de tudo que vemos na internet e nos aplicativos, ou seja, coleta e armazenamento de dados e administração do fluxo de informações. É uma função extremamente importante, já que o envio e recebimento de informações envolve dados pessoais e profissionais, e é necessário garantir que todo este material esteja seguro e seja recuperável, caso algum imprevisto aconteça com o sistema.

Na prática, o profissional responsável por Sistemas de Informação desenvolve mecanismos e sistemas seguros de armazenamento e recuperação de dados para todo tipo de organização, para que os usuários tenham acesso fácil, compreendam o fluxo de informação e consigam utilizar o sistema da melhor maneira para encontrar o que precisam.

• Engenharia da Computação

Se a sua preferência é mais pela parte estrutural e mecânica ao invés do desenvolvimento e criação de um sistema, o curso de Engenharia da Computação pode ser uma boa opção. Isso significa que os alunos aprenderão sobre as partes físicas, componentes e como montar dispositivos tecnológicos, como computadores, tablets, celulares, e para isso terão disciplinas em comum com mecânica, eletrônica e até mesmo robótica.  

O engenheiro de computação implementa e desenvolve todo tipo de equipamento e dispositivo tecnológico, buscando sempre inovar e identificar pontos de trava para achar soluções que automatizem processos e tornem o dia a dia dos usuários mais simples.

• Engenharia de Software

Se por um lado o Engenheiro da Computação trabalha pensando no aspecto estrutural de dispositivos, o Engenheiro de Software planeja, desenvolve, executa e analisa programas e sistemas para todo tipo de finalidade, seja computadores pessoais, profissionais, dispositivos móveis e até mesmo servidores. 

Além de criar sistemas completos de software, este profissional realiza manutenção e fornece suporte a redes de internet. Para realizar todas essas funções, ele domina diversas técnicas de computação, desde linguagem de programação, ferramentas gráficas e base de dados até controle de qualidade.

O mercado tecnológico está aquecido, possui muitas vagas e também muitas oportunidades de carreira. Alguns cursos oferecem uma base mais completa de conhecimento, como Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e podem desaguar em diversos tipos de carreira. Outros oferecem um conhecimento mais focado no desenvolvimento específico de tecnologias, como o curso de Sistemas de Informação.

Aproveite as dicas que demos para conhecer mais sobre os cursos que você tem interesse e prepare-se para trabalhar com tecnologia!

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também