Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Como utilizar o celular de modo profissional

Cadastrado: 19/01/2024 - 20:01
Compartilhe


O aparelho celular, utilizado com sabedoria, pode proporcionar aos profissionais muitos benefícios


Desde o lançamento do primeiro dispositivo celular no mundo, que, por acaso, veio a ser o Motorola Dynatac 8000X, modelo porta de entrada para a revolução dos smartphones, esses aparelhos se tornaram uma ferramenta indispensável no mundo profissional, proporcionando mobilidade e flexibilidade nas comunicações e tarefas diárias. 

No entanto, a possibilidade de entrar em redes sociais, conversar com qualquer pessoa a qualquer momento e até mesmo jogar, tornou o uso dos celulares, como o moto g53, no contexto empresarial, algo necessário e, de certo modo, preocupante, principalmente quando o uso do dispositivo vem sendo demasiadamente alto pelos colaboradores. 

Esse problema acabou desencadeando muitos outros, especialmente a dúvida sobre como utilizar o celular de modo profissional, sem perder tempo nas redes sociais ou com conversas paralelas ao trabalho. Nesse contexto, explorar estratégias eficazes para a utilização do aparelho, destacando a importância de otimizar recursos e promover uma abordagem profissional no uso cotidiano do dispositivo móvel, vem ganhando força e, hoje, será possível conferir em detalhes, como fazer isso. Basta seguir a leitura.

Aplicativos de produtividade

Não há dúvidas de que a utilização de aplicativos de produtividade para centralizar tarefas, calendários e lembretes, assim como outros aplicativos que podem ajudar a gerenciar o tempo, ganharam força no ambiente tecnológico. Além disso, contar com ferramentas como Microsoft 365, Google Workspace e Trello permite que os profissionais mantenham suas agendas de serviços atualizadas, conseguindo até mesmo gerenciar projetos e acessar documentos importantes de maneira eficiente.

Mas para conseguir usufruir dos benefícios que os aplicativos de produtividade e os aparelhos celulares têm a oferecer, é importante seguir alguns passos, que serão vistos a seguir:

Notificações prioritárias

O primeiro passo para otimizar o tempo com o aparelho celular é configurar notificações de maneira inteligente. É importante dar prioridade apenas para as notificações de aplicativos profissionais e ajustar as configurações para minimizar interrupções desnecessárias durante o horário de trabalho. Isso promove foco e evita distrações desnecessárias.

Comunicação profissional

Muitas vezes, notificações de terceiros, como da sua conta de e-mail, podem trazer distrações. Para evitar isso, existe a configuração para manter a caixa de entrada organizada. 

Ao habilitá-la, será possível responder de maneira oportuna e utilizar respostas automáticas quando você estiver temporariamente fora de alcance. Isso demonstra profissionalismo e eficiência na comunicação, além de economizar um bom tempo, que pode ser destinado a tarefas mais importantes.

Aplicativos de mensagens corporativas

Não há como falar sobre a utilização de aparelhos celulares de modo profissional sem mencionar os apps para comunicação rápida e eficaz. Não há dúvidas de que utilizar aplicativos de mensagens corporativas, como o Slack ou o Microsoft Teams, acaba pregando eficiência. Essas plataformas oferecem canais específicos para projetos e equipes, facilitando a colaboração e a troca de informações.

Segurança e privacidade

Outro ponto crucial para usar o celular de modo profissional é mantê-lo sempre seguro. A segurança dos dados utilizando bloqueio de aplicativos sensíveis é indispensável, principalmente se o aparelho for destinado apenas para uso profissional.

Dito isso, não esquecer de ativar recursos biométricos, como impressão digital ou reconhecimento facial, que acrescentam uma camada adicional de proteção, especialmente se o celular for compartilhado ou utilizado para acessar informações confidenciais, é primordial. Ainda, para conseguir garantir maior segurança, contar com uma VPN de qualidade pode ser extremamente útil. 

A dúvida sobre os motivos para usar uma VPN pode ter surgido neste momento, correto? Mas elas são necessárias, principalmente, ao acessar redes públicas. A utilização de uma VPN para garantir conexão segura, nesse cenário, é, com certeza, fundamental. Evite compartilhar informações sensíveis em redes Wi-Fi não seguras e ative a autenticação de dois fatores para contas importantes.

Seguindo essas dicas, será possível utilizar o celular de modo seguro e profissional em qualquer ocasião. Lembre-se de que alguns pontos, como etiqueta profissional, devem ser adotados para que tudo isso surta efeito. Desligar o celular ou colocá-lo no silencioso em momentos de reuniões importantes é uma das regras de etiqueta para o uso adequado do celular profissional.

Veja Também