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Fake influencers: Como influenciadores falsos podem afetar a estratégia digital?

Atualizado: 16/11/2022 - 17:11 | Cadastrado: 16/11/2022 - 16:11
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Os fake influencers, ou seja, os
influenciadores falsos, é uma estratégia enganosa que infelizmente se disseminou no meio digital, e que já fez muitas empresas caírem no golpe.

Ou seja, se por um lado existem influenciadores reais e confiáveis, que realmente construíram seus perfis com conteúdos e entregando valor para as empresas, por outro existem os falsos influenciadores que enganam e se utilizam de meios ilegítimos para se promoverem.

É importante destacar que os influenciadores reais são muito indicados para uma campanha de marketing de influência, e muitas empresas lucram bastante quando fazem a parceria com os influencers certos.

Ou seja, o marketing de influenciadores se solidificou como uma ferramenta vital na estratégia digital, pois constrói a confiança entre o público e os produtores de conteúdo, potencializando o poder de engajamento e conversão.

Por exemplo, uma empresa de consultoria de engenharia que quer destacar os seus serviços e conquistar mais clientes, procura um influenciador da área para fazer divulgação da consultoria para os muitos seguidores que o influenciador tem na sua conta.

No entanto, de acordo com uma pesquisa de influenciadores falsos no Brasil, feita pela ferramenta de análise HypeAuditor, cerca de 56,24% dos influenciadores brasileiros foram identificados ou afetados com algum tipo de fraude em seus perfis.

O relatório abrange contas do Instagram que mostram sinais de atividade fraudulenta, como contas suspeitas entre seguidores e autenticidade de comentários.

Por isso, é preciso ir além das métricas para selecionar os melhores influenciadores para campanhas de marketing. Isso ocorre porque muitos influenciadores falsos fornecem números que atrairão a atenção, mas não produzirão os resultados desejados.

Dessa forma, uma empresa de rotulos e etiquetas que queira estabelecer marketing de influência, deve antes de tudo se atentar a esses detalhes.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre esses influenciadores falsos e não se preocupe se você conhece pouco sobre esse tema, iremos trazer dicas e tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é um influenciador falso?

Os fake influencers são perfis falsos criados para impulsionar o perfil do influenciador, que por sua vez cria uma fachada reputacional que gera tráfego e dinheiro para eles. Porém, para as empresas que por sua vez realizam a parceria com o perfil, não gera resultado.

Sabendo disto, é importante esclarecer que muitos influenciadores digitais não pretendem fraudar com seus perfis. Muitos deles são vítimas de contas de spam e sites que prometem falso crescimento, afinal, é o trabalho deles.

Por isso, identificar falsos influenciadores pode parecer uma tarefa mais complexa, mas pode ser evitada com uma análise criteriosa.

Comprar seguidores e curtidas em plataformas de mídia social como o Instagram agora é um padrão da indústria, e as consequências podem ser vistas no crescente número de falsos influencers.

Eles podem parecer usuários regulares de mídia social. Por isso, é comum confundi-los com influenciadores reais, pois eles também interagem com o público, promovem produtos e continuam publicando.

Afinal, na maioria das vezes, os influenciadores falsos são perfis de pessoas reais, mas utilizam técnicas diferentes para aumentar o número de seguidores e interações com o objetivo de atrair marcas interessadas em seus trabalhos de divulgação e publicidade.

No entanto, não geram resultados, afinal, eles não têm impacto significativo no público real.

Como os fake influences impactam as empresas?

É importante destacar que, fazer parceria com um fake influencer, seja para uma empresa que vende soluções de projeto painel elétrico ou para uma loja de roupas pode trazer alguns impactos na entrega de resultados.

Seja nas vendas ou na maneira como os clientes enxergam sua marca, os fake influencers trazem esses impactos um tanto negativos para as empresas, confira:

Desperdício de dinheiro
Um dos primeiros impactos negativos da realização de parceria com fake influencer é o desperdício de dinheiro, afinal, os resultados que uma empresa pode ter com um influencer falso é ínfimo.

Nesse sentido, caso um distribuidor de caixa de direção invista em um influenciador visando ter resultado na verdade se for um influenciador falso, ele estará desperdiçando dinheiro.

Segmentação sem direcionamento
Outro questão negativa do fake influencer que impactam na estratégia digital é a segmentação sem direcionamento. Ou seja, os leads que chegam através de uma publicidade de um falso influenciador não são leads qualificados.

Isso significa que não são compradores em potencial do seu produto ou serviço, eles chegam no seu perfil de paraquedas e muitas vezes nem sabem porque seguram sua página. Ou seja, devido aos perfis fakes utilizarem robôs e até seguidores falsos.

Portanto, uma empresa de montagem painel elétrico que quer investir em marketing de influência deve estabelecer primeiramente uma estrutura para identificar o falso influência e evitar esse tipo de situação.

Comprometer a autoridade da marca
Outro impacto negativo que as empresas que fazem parcerias com influencers atingidos por esse tipo de fraude é o comprometimento da autoridade da marca.

Mesmo que seja uma empresa que fornece corta tubo para outras empresas, ou seja, segmento B2B, é essencial cuidar que outras empresas vejam sua empresa com autoridade.

Portanto, as pessoas podem começar a associar que sua empresa não é criteriosa quanto às parcerias que fazem, nem estão atentas a segmentar seu público nas redes.

Além dos muitos que já conhecem sobre fake influencers ou já ouviram falar sobre esse assunto e os bots que os perfis estão começando a utilizar, podem associar essa ação a sua marca e comprometer a maneira como enxerga sua empresa.

Portanto, vamos exemplificar mais uma vez como fica essa questão da autoridade de uma marca.

Por exemplo, uma empresa que fica comprometida devido aos perfis falsos, e quer estruturar um projeto para que os clientes acessem algumas facilidades como 2°via de boleto, pode sentir que seus clientes tenham um receio maior.

Ou seja, eles não confiam que o aplicativo da sua empresa seja confiável e que possa tranquilamente baixar.

Dicas para encontrar influenciadores reais

Agora que você sabe os impactos negativos que os fake influencers promovem para a estratégia da sua empresa de registrar aplicativo, você pode estar pensando que investir em influenciadores é algo ruim, ou que você não deve mais tentar fazer esse tipo de parceria.

Porém, isso não é uma verdade. É claro que hoje em dia se exige mais cautela para a escolha de um influenciador, a fim de evitar esses imperativos negativos para as empresas.

Mas isso não significa que é uma história que deve ser totalmente abolida da sua empresa.

E
xistem algumas etapas que você pode seguir antes de fechar com um determinado influenciador.

E assim, você não precisará abordar esse marketing de influência, que diga de passagem, se for bem arquitetada, pode gerar resultados realmente expressivos.  Confira as dicas que vão te ajudar nessa questão:

Use uma plataforma de análise
Existem plataformas como Hypeauditor, Ig Audit, Socialbakers, FanpageKarma que Realemtr ajudam as empresas a identificarem reais perfis, e que realmente conquistaram seguidores com seu conteúdo e trabalham sempre com seriedade e profissionalismo.

Usando essas ferramentas, você pode monitorar mais de perto as métricas de desempenho do seu influenciador. Por exemplo, você pode monitorar: 

  • Aumento de seguidores;
  • Comentários autênticos nas postagens;
  • Evolução das interações;
  • Parcerias anteriores;
  • Post de maior sucesso.

 

Todas as métricas fornecem uma visão mais completa de quão ativo e eficaz é o influenciador, e o quão relevante ele pode ser para sua empresa.

Mais importante, no entanto, a análise permitirá que você confirme claramente a autenticidade do influenciador. Também permite que você invista em parcerias com as pessoas certas para não perder tempo e recursos valiosos com influenciadores de mídia social.

Pesquise por hashtags

Você também pode refinar suas pesquisas com hashtags e menções. Por exemplo, digamos que você seja gerente de uma empresa de auditoria e controladoria financeira e queira fazer parcerias com influenciadores para aumentar a base de clientes.

As hashtags são ótimas e podem fornecer informações instantâneas sobre o que os influenciadores estão codificando com #

Analise a qualidade do engajamento

Embora as taxas de engajamento nos digam muito sobre a autenticidade de um influenciador, nem sempre é um método infalível.

Ou seja, isso significa que você precisará trabalhar mais e analisar manualmente a qualidade do engajamento do influenciador antes de fechar uma parceria com ele.

Você pode, por exemplo, percorrer pelos comentários para ver se eles recebem uma tonelada de comentários irrelevantes que não estão relacionados à postagem.

Isso porque, os influenciadores falsos recebem uma tonelada de comentários contendo apenas emoji e comentários genéricos que podem ser usados ​​em qualquer postagem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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