A expansão da Internet trouxe como um de seus vários benefícios os shows em casa. Se você não pode assistir a um show no local, hoje existem vários canais e serviços de streaming que transmitem os espetáculos ao vivo, muitos deles com qualidade de som e imagem bastante próximas da realidade.
Tudo isso é possível graças ao avanço dos meios de captação de imagem e som, que possibilitam a criação de apresentações impecáveis. Você pode até utilizar um smartphone como o Moto G34, da Motorola, que possui excelente captação de som e câmera de até 50 MP, e é ideal para tirar fotos e gravar vídeos de alta qualidade. Ainda, é um equipamento que cabe na palma da mão.
Para melhorar a qualidade das suas imagens, no texto de hoje vamos explicar como fazer uma gravação de qualidade e conseguir excelentes fotografias para eternizar os momentos especiais.
Obviamente, o que os seus telespectadores verão na tela é muito importante. E vários canais de streaming costumam perder visualizações por não fazer shows com alta resolução.
Afinal, ninguém quer ver uma apresentação de mais de uma hora com uma imagem de baixa nitidez. Por isso, essas são algumas dicas para cuidar bem da imagem e deixar sua gravação impecável.
Se você não estiver gravando durante o dia, a iluminação natural não estará ali para ajudar. Portanto, você deverá confiar em jogos de luzes e refletores, que geralmente fazem a iluminação variar ao longo da apresentação.
Essas mudanças são naturais e, ao invés de combatê-las, você pode aprender a trabalhar com elas para criar uma apresentação ainda melhor. Isso pode ser feito com a criação de jogos de luzes que destacam os artistas, iluminação pirotécnica, que é acionada em momentos como o refrão da música, entre outros recursos.
A sensibilidade ISO vem das antigas câmeras de filme e se refere ao nível de sensibilidade. Nas câmeras digitais, o ISO já vem programado no dispositivo e é fundamental para ambientes com baixa luminosidade. Quanto maior o ISO, maior a capacidade da câmera de captar luz.
Portanto, um ISO maior pode trazer benefícios na gravação de shows com pouca luminosidade, deixando as imagens mais nítidas. No entanto, um ISO alto demais pode deixar a imagem “granulada”, com pequenos pontos.
Dessa forma, o ideal é que você faça testes antes da gravação usando as condições de iluminação do show, para que consiga identificar o melhor nível e deixar suas gravações com mais qualidade.
Muitos fotógrafos ou filmmakers gostam de fazer suas gravações com a câmera na mão, dando um tom mais natural. Só que isso pode comprometer a estabilidade das filmagens e fotos, fazendo a imagem ficar “tremida” e as fotos borradas, comprometendo a qualidade.
Por isso, a forma mais básica de contornar esse problema é adotando um tripé na câmera, o que deixa sua filmagem e suas fotos mais estáveis. No caso de filmagens com smartphone, você pode utilizar um estabilizador de mão, que ajuda a manter a imagem no lugar mesmo quando você estiver em movimento.
Além da imagem, o áudio de uma gravação é extremamente importante. Ter uma imagem nítida, mas um som que não permite ouvir as músicas, pode frustrar qualquer experiência. Veja como eliminar os ruídos desnecessários e dar uma qualidade de cinema para a sua gravação.
É comum escolher uma câmera ou um smartphone pela qualidade das imagens, mas negligenciar as configurações de som. Mas se você quer fazer gravações de alta qualidade, deve priorizar ambos. Escolha equipamentos que tenham microfones de alta qualidade, como microfones estéreo.
Outra dica importante é utilizar microfones direcionais (shotgun), que captam diretamente o som do show. Nesse sentido, os microfones de smartphones podem captar muito ruído externo, o que atrapalha a qualidade das gravações.
Se você quer gravar shows usando câmeras mais simples ou smartphone, mas quer qualidade de som, esse item é essencial. Os microfones externos possuem maior capacidade de foco, permitindo extrair exclusivamente o som do palco e ignorar — ou diminuir — o barulho do público e de outros agentes.
Esse ponto vale tanto para áudio quanto para imagens, pois é na edição que você corrige os erros, elimina os excessos e deixa o seu vídeo com alta qualidade. Nesse sentido, os melhores softwares para edição são o Audacity, o Reaper e o Aution, da Adobe.
Com a edição, você pode eliminar ruídos, destacar trechos como um refrão cantado pela plateia, equalizar o som e resolver problemas de sincronia entre o áudio e o vídeo. Ajustes estes que farão a experiência de quem assiste muito superior ao normal, tornando o seu vídeo um sucesso.