Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Gadgets e tecnologias para melhorar o sono e a saúde

Atualizado: 28/02/2024 - 15:02 | Cadastrado: 19/01/2024 - 20:01
Compartilhe

Aplicativos e novas tecnologias são capazes de proporcionar uma noite de sono mais tranquila e regenerativa

Ter uma boa noite de sono é fundamental para permitir que o corpo recupere as forças e se recomponha, tanto mental quanto fisicamente. Entretanto, na rotina apressada da atualidade, isso nem sempre é possível. A ansiedade, os horários apertados e até mesmo as luzes de aparelhos eletrônicos, que inibem a produção do hormônio responsável pelo sono, são alguns dos fatores que prejudicam o sono de qualidade de milhões de pessoas no mundo todo.

Porém, hoje já existem aparelhos, gadgets e outras tecnologias que ajudam a proporcionar um bom descanso. Em alguns casos, é possível aproveitar uma oferta Ninja para ter esses aparelhos por um bom preço, mas outras alternativas podem ser aproveitadas imediatamente por meio de aplicativos no seu smartphone. Neste texto, conheça algumas dessas opções e seus impactos positivos na saúde do sono.

Travesseiro tecnológico

Nada como colocar a cabeça em um travesseiro confortável e se preparar para dormir após um dia cheio. Entretanto, você sabia que já existem travesseiros tecnológicos que monitoram o sono? Essa é uma invenção do Persono, que lançou um modelo capaz de monitorar, analisar e armazenar o sono do indivíduo.

A melhor parte é que se utiliza uma tecnologia zero invasiva e que não compromete o sono da pessoa, já que ela nem percebe que está sendo monitorada. Esse acompanhamento pode ser transferido do travesseiro para o smartphone pelo aplicativo do Persono, via Bluetooth. A partir dessas informações, você tem uma visão clara sobre como está o seu sono, consegue identificar os problemas e pode conseguir assistência médica direcionada para resolver qualquer problema encontrado.

Tecidos inteligentes

As tecnologias que podem ajudar a proporcionar um sono mais confortável não estão ligadas, necessariamente, a aparelhos eletrônicos. Um exemplo disso são os chamados tecidos inteligentes, que ajudam a manter um sono mais tranquilo e de qualidade.

Para se ter uma ideia, hoje existem pijamas inteligentes feitos com um tecido com partículas biocerâmicas. Essa composição faz com que seja possível refletir, de volta para o corpo, as ondas infravermelhas que são emitidas pelo organismo durante o sono. Mas qual o benefício disso? Segundo os fabricantes, essa tecnologia auxilia a pessoa a dormir melhor, além de acelerar a restauração muscular após a prática de atividades físicas.

Mas não é preciso, obrigatoriamente, ter um pijama desses para dormir melhor. A recomendação dos especialistas é optar sempre por utilizar pijamas e roupa de cama feitos com tecidos naturais. Esse tipo de tecido permite que o corpo respire melhor durante a noite, evitando que você acorde durante o sono por causa do calor.

Máquinas de ruído branco

Para uma boa noite de sono, o ideal é contar com um ambiente tranquilo e silencioso, o que ajuda na indução do sono e previne que ele seja interrompido. Porém, você sabia que o barulho pode ajudar nesse momento? Claro, desde que ele seja bem utilizado.

Esse é o chamado ruído branco, que são frequências sonoras baixas, médias e altas que são tocadas simultaneamente na mesma intensidade. Dessa forma, esse barulho acaba mascarando efetivamente outros sons externos, como músicas ou conversas. Esse tipo de som ajuda a deixar o corpo relaxado, tanto na transição do sono como na manutenção dele.

Um bom exemplo de ruído branco é o barulho de chuva, algo que muita gente gosta de escutar ao dormir. A tecnologia entra em ação ao permitir que esses sons sejam produzidos artificialmente, por meio de máquinas que geram esse ruído para o seu quarto. Esse tipo de equipamento é uma recomendação de ouro para quem vive em locais mais barulhentos ou para quem tem dificuldade de dormir no silêncio absoluto.

Spotify

Inclusive, um importante aliado ao dormir pode ser o Spotify, aplicativo que você provavelmente conhece para ouvir músicas pelo seu smartphone. Entretanto, a plataforma oferece muito mais do que isso. Meditação guiada, ruídos brancos e sessões de relaxamento também estão disponíveis no aplicativo, que pode ser acessado pelo celular ou por um computador.

O Spotify conta com podcasts que ensinam técnicas de meditação e mindfulness, além de música relaxante e mesmo sons naturais, como barulhos do mar, chuva e vento. Assim, é possível criar um ambiente mais relaxante e propenso para dormir, de uma forma semelhante às máquinas de ruído branco.

Veja Também