Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Aprenda a desenvolver um spin selling para alavancar suas vendas

Atualizado: 27/09/2022 - 15:09 | Cadastrado: 27/09/2022 - 13:09
Compartilhe
  • Icone do facebook
  • Icone do whatsapp


Você já ouviu falar no termo
Spin Selling? Esse termo se refere a uma metodologia que é voltada para descobrir quais são os interesses e vontades do seu cliente.

Dessa forma, essa ação traz orientações que são respondidas por meio de um processo comercial que é voltado para o aumento do número de vendas a partir da:

  • Identificação da situação da empresa;
  • O problema encontrado;
  • A implicação dessa ação;
  • A necessidade de resolução. 

 

Em muitos casos, a jornada de compra do consumidor fica confusa, porque o cliente não consegue identificar que tem um problema e quais são as soluções para isso.

Dessa forma, essa é uma técnica importante de identificação e localização de dados, fazendo com que sua empresa se posicione como referência em um assunto e que o cliente tenha a tomada de decisão facilitada.

De modo geral, as vantagens dessa ação são: 

  • Melhora na negociação de compra e venda;
  • Possibilidade de prospectar clientes;
  • Facilidade no momento da fidelização do cliente;
  • Agrega valor à solução que sua empresa oferece. 

 

Nesse sentido, o artigo abordará questões ligadas ao marketing digital e como isso pode facilitar na elaboração da estratégia em sua empresa. Acompanhe o resultado a seguir!

 

Os elementos que você precisa saber sobre spin selling

Existem alguns elementos que já citamos anteriormente e que serão explicados de forma detalhada a seguir. Diante disso, você conseguirá compreender sobre o spin selling e qual é seu funcionamento.
 

Situação

É muito importante que sua empresa consiga coletar dados e informações sobre a situação do seu cliente.

Isso é essencial para que a empresa consiga compreender qual é o contexto em que ela está inserida, assim como identificar os problemas que precisam ser enfrentados.

Antes da reunião, é importante realizar também uma pesquisa de forma prévia, com a intenção de identificar os produtos e serviços ligados ao seu cliente.

Essa ação é importante porque se sua empresa for ofertar serviços no ambiente digital, é necessário conhecer os quesitos ligados ao marketing, assim como anda o engajamento em suas redes sociais.

Isso envolve uma análise técnica também de formulários ligados à conversão.

Perguntas ligadas a um problema

Quando a empresa consegue entender algumas questões, é importante conseguir responder as perguntas ligadas aos problemas, assim como a determinadas situações.

Isso é importante para que o cliente consiga identificar sua empresa como um elemento de solução.

Nesse sentido, entender as “dores” do cliente é essencial para que sua empresa consiga criar estratégias ligadas à frequência com que o cliente consegue identificar alguns problemas.
 

A implicação 

A pessoa que você está prospectando precisa entender qual é o seu problema e a forma de reagir a isso, ou seja, a empresa precisa trabalhar para que o cliente possa identificar, por meio de perguntas, quais são as ações necessárias a serem feitas.

A intenção é resolver os problemas e por isso, existem boas práticas que podem ser adotadas dentro da empresa, para que os clientes acabem fechando negócio.

Isso envolve também o desenvolvimento de ações empáticas e que visem criar um senso de urgência no cliente, assim como melhorar o seu relacionamento. 

 

Questões ligadas à necessidade

Essa é a última etapa do SPIN Selling, sendo direcionada para a aplicabilidade da solução. Geralmente, as perguntas abordadas precisam trazer boas emoções no cliente, de modo que ele possa ter seus problemas resolvidos e ficar satisfeito com sua empresa.

Atenção às técnicas do SPIN Selling

Existem erros que são cometidos no momento que as perguntas são feitas aos clientes. Como a intenção é ter um bom relacionamento com seu público, existem algumas ações que precisam ser evitadas.

Por exemplo, sua empresa precisa entender qual foi a qualidade da venda realizada, se o cliente está satisfeito e ainda, as lacunas de determinadas ações (para que os ajustes sejam feitos).

Se sua empresa não conseguir atender o cliente com empatia e manter um bom relacionamento, provavelmente ele sumirá.

O ideal é que sua empresa não crie um desconforto no cliente, ou seja, que as respostas aos seus problemas sejam esclarecidas.

Ou seja, a empresa faz o mapeamento do problema e depois, oferece uma solução que seja válida ao cliente. Dessa forma, ele conseguirá se satisfazer com sua empresa e buscar novas formas de manter contato com seu negócio.  

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

cliente, marketing

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também