Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

UI design: Veja como fazer interfaces agradáveis para o seu site

Atualizado: 15/08/2022 - 08:08 | Cadastrado: 15/08/2022 - 07:08
Compartilhe


Você já ouviu falar sobre o
UI design? O conceito ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas é uma revolução no que diz respeito a experiência do usuário dentro de sites e aplicativos que tem como objetivo justamente oferecer uma boa experiência.

Hoje, as pessoas não estão mais atrás de apenas uma marca que ofereça um simples produto ou serviço, mas atrás de um negócio que ofereça valor e uma experiência que marque a vida desse possível cliente.

Sabemos bem que após a chegada do marketing digital, suas estratégias e tecnologias, a relação entre marca e consumidor mudou por completo, sendo assim, é muito importante que você, quanto empreendedor, se preocupe em construir uma relação saudável.

Seja um negócio de configuração de switch gerenciavel ou até mesmo uma loja de roupas, sabemos bem o quão importante é ter um site ou até mesmo um aplicativo de vendas e fornecimento de serviços nos dias de hoje.

Após a pandemia do novo coronavírus, nos acostumamos a fazer tudo através do computador ou celular, seja pedir comida, compras e diversas outras coisas, sendo assim, as empresas começaram a dar mais atenção a experiência do usuário dentro desses espaços.

E é justamente nesse cenário que o UI design entra, para ajudar as empresas a construírem melhores experiências para os usuários nesses espaços digitais, e hoje iremos conhecer mais sobre esse conceito.

UI design: Conceito, funcionamento e importância

O UI design nada mais é do que o User Interface Design, ou seja, é um conceito que defende a construção de interfaces que oferecem uma boa experiência e usabilidade aos usuários, tornando seu uso melhor.

Uma empresa de ERP integrado com e commerce sabe a importância de ter um site ou aplicativo que seja simples de acessar, com objetividade em suas opções e que ofereça uma boa experiência para seus usuários.

O conceito do UI design nada mais é do que a construção de interfaces acessíveis, ou seja, sistemas que conversem entre si de maneira efetiva para oferecer aos usuários uma boa usabilidade e experiência dentro de sites ou aplicativos.

Ele funciona através da criação de interfaces, que são feitas por especialistas, e são aplicadas dentro de sites ou aplicativos. Os usuários podem até não ver essas interfaces, mas elas fazem toda a diferença no espaço digital.

Seu objetivo é justamente tornar a experiência do usuário cada vez melhor dentro dos sites ou dos aplicativos, e como bem sabemos, a experiência do usuário é extremamente importante para garantir o sucesso de uma marca.

O UI design se tornou extremamente importante para todo e qualquer tipo de negócio, pois ele auxilia na construção de uma boa experiência para o usuário que irá acessar o site da sua empresa de obtenção de ex tarifário.

Esse conceito é essencial para quem deseja ter um negócio de sucesso dentro do universo digital, afinal de contas, sabemos muito bem que o mundo online chegou para ficar e transformar por completo a maneira como vivemos, trabalhamos e consumimos.

Sendo assim, entender e aplicar o UI design em seu negócio só irá trazer benefícios para a marca que entende a importância de estar presente no universo digital e como ela pode fazer a diferença na vida de seus usuários.

As principais diferenças entre UI e UX

Se você é uma pessoa que estuda sobre marketing digital ou já possui um maior contato com a área, provavelmente já deve ter lido ou ouvido sobre o conceito de UX, que significa User Experience, ou seja, experiência do usuário.

Muitas pessoas confundem o UI design com o UX e isso é normal, pois ambos são bem parecidos, mas é importante entender as principais diferenças entre eles para que você não ache que os dois são a mesma coisa.

Como vimos anteriormente, o UI design foca na construção de interfaces que fazem com que a experiência do usuário seja boa desde a procura pelo produto ou serviço que deseja comprar, seja câmeras de segurança para empresas ou até mesmo um guia de turismo.

Já o UX é um conceito que foca na experiência do cliente com o produto físico ou com o serviço já em mãos, ou seja, como ele irá se sentir após fazer a aquisição dele e os benefícios e diferenciais que a marca irá oferecer após a venda.

Isso significa que, enquanto um foca na produção, o outro já trabalha no pós-venda, e isso precisa estar muito bem claro para que você não os confunda mais, pois por mais parecidos que sejam, são bem diferentes em seus processos e objetivos.

Princípios do UI design

Assim como diversos outros conceitos, o UI design também possui alguns princípios que precisam ser seguidos à risca por quem deseja aplicar esse conceito em seus negócios. Por isso, selecionamos alguns dos principais para te deixar por dentro, confira:

Visibilidade do status do sistema

A visibilidade dentro de um site que oferece suporte técnico em TI está diretamente ligada a como o usuário está utilizando as ferramentas do espaço e se o que faz está realmente gerando resultados ou não.

Por exemplo, ao clicar em um determinado botão, a cor de fundo da página muda, simples ações como essas já servem para deixar o usuário ciente sobre a visibilidade e status do sistema em que está.

Controle e liberdade do usuário

A liberdade é algo que não pode ficar de fora do universo digital, pelo contrário, ela deve ser uma premissa que proteja o seu usuário, por isso, ofereça o seu site ou aplicativo como um espaço no qual ele veja essa liberdade.

Permita que ele desfaça ações que acabou realizando por impulso ou até mesmo falta de atenção, mostre a ele que o seu sistema é livre para que ele controle suas ações, o que traz uma sensação de leveza e credibilidade para o usuário em questão.

Prevenção de erros

Erros são normais e todos estamos à mercê deles, entretanto, se conseguimos preveni-los, teremos melhores e maiores resultados, seja na hora de comprar projetor ou até mesmo na criação de uma interface para o seu sistema.

Sendo assim, priorize mensagens que deixe seus usuários cientes sobre possíveis problemas no sistema ou em algumas páginas e esteja sempre de olho nas configurações de suas interfaces, justamente para evitar esses problemas.

Esses são apenas alguns dos principais princípios do Ui design, mas que já servem como um guia para te mostrar o que não pode ficar de fora durante o processo da construção de interfaces para os seus sistemas, seja o de sites ou aplicativos.

Dicas para boa prática do UI design

Partindo para a parte prática, selecionamos algumas dicas para que você aplique uma boa prática do Ui design dentro do seu negócio, independentemente do tamanho ou segmento dele. Confira:

Entenda o problema

Seja uma empresa que venda datador novos ou qualquer outra, todas temos e passamos por problemas que precisam de solução, por isso, o primeiro passo para tudo é entender quais são eles.

E no UI design não é diferente, para que ele seja posto em prática, você precisa entender quais são os problemas da sua empresa, do seu site ou aplicativo e dos seus usuários, só assim você conseguirá aplicá-lo de maneira assertiva.

Entenda o comportamento do usuário

Além dos problemas, é preciso entender o comportamento dos seus usuários, afinal de contas, o conceito de UI design é focado neles, então, nada melhor do que entender como eles agem dentro do meio digital.

Procure entender quais são suas dores e necessidade, entenda como eles agem dentro de um site ou aplicativo para que você ofereça e mostre interfaces que realmente os ajude a ter uma boa experiência.

Crie esboços

Antes de uma empresa de automação industrial ser a maior e melhor no mercado, ela era uma ideia no papel, ou seja, um esboço e um rascunho que foi ganhando forma com o passar do tempo e se tornou a melhor.

Sendo assim, dentro do Ui design a promessa é a mesma, crie esboços, rascunhos e anote ideias que te ajudem a enxergar, antes de tudo, na sua cabeça, interfaces que realmente podem fazer a diferença na experiência do usuário.

Conte com especialistas

Por fim, mas não menos importante, assim como contamos com especialistas para diversas outras coisas, é essencial que também contamos com eles na hora de construir interfaces profissionais para o negócio.

Sendo assim, procure por designer e profissionais de TI que possam te ajudar a construir interfaces de sucesso e estratégicas para o seu site e aplicativo, com certeza eles ajudarão o processo a ser mais rápido e tranquilo para você.

Essas são apenas algumas das diversas dicas que você pode encontrar na internet para te ajudar a colocar o conceito do UI design em prática de forma profissional e tranquila, para com isso, obter incríveis benefícios, como: 

  • Aquisição de novos clientes;
  • Mais engajamento e retenção de clientes;
  • Menos custos de desnivelamento;
  • Menor custo no apoio ao cliente;
  • Aumento da produtividade;
  • Entre outros. 

 

Dessa maneira, você conseguirá ter um sistema que ofereça ótimos resultados não apenas para a sua marca, mas também para os seus usuários, sendo uma transformação para ambas as partes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais

Veja Também