Todo e qualquer empreendedor que possui uma estratégia para gerar leads, provavelmente, já criou uma landing page de vendas ou teve vontade de criá-la. Sendo assim, para que não haja um comprometimento negativo da sua página, é importante conhecer os possíveis erros que são cometidos na hora de sua estruturação.
É válido lembrar que o visitante deve se sentir confortável na página que acessa. Todas as informações ali contidas deverão ser coerentes, concisas e sem exageros. Neste artigo, conheça erros que não devem ser cometidos na sua página de entrada para garantir uma maior taxa de conversão.
As landing pages são também conhecidas como páginas de conversão e se mostram um elemento essencial quando o assunto é atrair clientes. A principal função delas, especialmente quando tratamos de Marketing Digital, é fazer com que o visitante seja encaminhado para uma determinada ação, geralmente indicada por um botão.
Por meio dessas informações atrativas, o visitante tende a deixar suas informações na página por meio do preenchimento de um formulário. Essa troca é motivada por uma premiação, como a oferta de um ebook ou o cadastro em uma webinar, sempre atualizando os possíveis clientes a respeito de produtos e novidades oferecidos.
As páginas são extremamente importantes por oferecerem uma oferta capaz de gerar valor para uma determinada persona, ajudando os empreendedores a entenderem um pouco mais sobre o seu público, seja as suas necessidades ou as suas dores. Isso facilita o trabalho e direciona melhor a campanha de vendas.
Para evitar que a sua landing page não tenha a conversão esperada, confira, abaixo, alguns erros muito comuns e como eles podem ser evitados com facilidade.
Ainda que muitas pessoas não consigam pensar em uma forma de enganar o leitor, é muito comum que isso aconteça, mesmo que de maneira inconsciente. Na tentativa de utilizar a persuasão, a página acaba errando na mão e fazendo com que o ambiente se torne desconfortável e ilusório.
Uma das principais mentiras, que os próprios visitantes já não conseguem mais suportar, é a promessa que jamais é cumprida. De nada adianta criar uma página de vendas cheia de elementos ricos, com um visual agradável aos olhos, mas com um material fraco e que sequer é capaz de suprir as expectativas do leitor.
Outra forma de enganar os seus clientes em potencial, e ainda adquirir a sua antipatia ao longo do tempo, é utilizar os dados pessoais fornecidos no preenchimento dos formulários como uma forma de enviar spam ou, até mesmo, vender esse tipo de dado para pessoas que compram listas de e-mail.
É muito comum que os pop-ups sejam utilizados em páginas de entrada, tomando como base a necessidade de aumentar as conversões. Geralmente, eles se mostram muito eficazes e, de fato, prendem a atenção do visitante. Ainda assim, o ideal é não exagerar na sua inclusão na página.
Quando os pop-ups são acrescentados em uma quantidade maior do que deveriam, há grandes chances de prejudicar a experiência do usuário. Além de causar um desconforto visual, o cliente em potencial poderá se irritar com a grande exposição de caixas flutuantes e informações.
O ideal é que esses “alertas” sejam adicionados como um complemento para a sua página, como se fosse uma “Thank You Page”. Lembre-se de não permitir que eles desviem a atenção do visitante para que ele realize a conversão, tendo em vista que o principal objetivo do site é esse.
Um dos principais tesouros de uma landing page é o seu conteúdo. Se ele não for bom o suficiente, há grandes chances de não convencer o leitor e tornar todo o investimento em algo sem sentido. No entanto, o ideal é investir na qualidade e não na quantidade, porque isso pode te prejudicar.
Uma grande quantidade de material apresentando em um mesmo ambiente pode ser bastante incômodo. Adicionar mais informações do que deveria apenas torna o seu negócio de difícil acesso, fazendo com que a landing page seja vista como uma proposta de negócios longa e sem o menor carisma.
Encurralar o seu visitante nunca será uma opção inteligente. Afinal, ele é o responsável pelo sucesso, ou não, das suas vendas. A construção de uma landing page eficiente acaba demandando muito tempo e, por isso, ninguém deseja que o visitante vá embora sem ao menos terminar de conhecer o que é oferecido.
O importante é que o possível cliente esteja convencido de realizar uma determinada ação. No entanto, caso ele se negue a seguir esse roteiro, a página não poderá fazer nada além de observar os dados de rejeição para melhorar em determinados pontos.
Ainda assim, mesmo com essa máxima, é muito comum observar páginas que utilizam de táticas desleais para convencer os clientes a fecharem uma compra. Um dos exemplos disso é algo já comentado em tópicos anteriores: páginas recheadas de pop-ups desnecessários e scripts que obrigam a página a funcionar mais lentamente.
Por fim, um erro inadmissível e que pode custar caro é esquecer de promover a sua própria página. Afinal, o que importa para uma boa landing page são os visitantes, mais especificamente a sua quantidade. No entanto, muitos times acabam esquecendo de realizar uma divulgação concisa.
Quando os visitantes não sabem da sua oferta, muito menos da sua marca, quais são as chances dele se interessar pelo que tem a oferecer? Muito baixas! Por isso, o ideal é divulgar a landing page em um blog, nas redes sociais e, também, atualizar as newsletters para tornar tudo ainda mais atrativo.
A maior parte dos erros apresentados possuem relação direta com a abordagem. É muito comum que eles possam ser corrigidos de maneira ágil, sem grandes modificações, apenas utilizando uma boa campanha de marketing. Por isso, fique atento ao seu negócio e obtenha bons resultados em um estalar de dedos.