O API de inspeção de URL é uma adição recente do Search Console, uma ferramenta muito importante para você identificar uma série de informações sobre seu site de sistema de gestão empresarial ou loja virtual e garantir o bom funcionamento desse tipo de ação.
Qualquer empresa que deseja ter um posicionamento relevante na internet precisa entender estes conceitos, uma vez que eles lidam diretamente com a questão de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Motores de Busca).
O Search Console é uma ferramenta gratuita desenvolvida pela gigante da internet Google, e permite que você compreenda melhor uma série de informações referentes ao modo como seu site se posiciona na internet e como os consumidores o estão recebendo.
Além disso, a plataforma pode ajudar a identificar as estratégias mais efetivas para promover suas páginas, aumentando consideravelmente o tráfego e possibilitando um planejamento mais efetivo para ações futuras.
A ferramenta não é nova, mas passou por uma renovação recente que modificou uma série de suas funções e atividades, rendendo este novo nome. Antes, o Search Console era conhecido como Webmaster Tools.
Usar esta ferramenta demanda uma certa curva de aprendizado, para que você consiga identificar todos os pontos que podem ser avaliados com o programa para sua empresa de adesivo Impresso, apresentando ferramentas conhecidas como APIs.
As APIs são conjuntos de padrões que permitem uma utilização melhor do Search Console a longo prazo. A sigla significa Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos.
Com as APIs, é possível inserir uma série de funcionalidades e aplicações em seu Search Console, possibilitando uma interação muito maior com esse tipo de produto, desde que você saiba como trabalhar com essa ferramenta.
Logo na primeira etapa de cadastramento do Search Console, você pode inserir um site ou uma aplicação e seguir as orientações adequadas para conseguir usar corretamente suas atividades e permitir uma identificação melhor dentro do programa.
Os profissionais de marketing digital, sobretudo aqueles que se especializam em identificar e entender como o SEO funciona para sua companhia de sensores de segurança, acabam se tornando muito familiarizados com estes conceitos, uma vez que os dados fornecidos pela plataforma são muito relevantes.
Com eles, é possível fazer consultas muito mais avançadas e específicas de ações de SEO e a funcionalidade que cada uma está oferecendo, permitindo que você consiga trabalhar com mais efetividade nesse tipo de ação.
De todas as ferramentas disponíveis dentro das APIs do Search Console, uma das mais aguardadas por estes profissionais era justamente a questão de inspeção de URL, que ajuda a identificar dados referentes a uma página específica usando seu endereço eletrônico.
Antes do API ser inserido dentro do Search Console, muitos profissionais recorrem a ferramentas externas que faziam parcialmente o serviço de inspeção de URL, mas eles comumente apresentavam problemas.
Muitas vezes, por não terem o mesmo potencial de acesso da ferramenta de APIs, estas plataformas apresentavam informações desatualizadas, atrapalhando a avaliação estratégica que era utilizada com estes dados para um projeto executivo.
Em outros casos, as informações eram falsas, criadas apenas para gerar uma sensação de que eram verídicas para fazer as pessoas utilizarem aquela plataforma em específico. Neste caso, a situação se agravava ainda mais.
Com a inserção da API de inspeção de URL, é possível solicitar ao Search Console todos os dados relacionados a uma versão do endereço eletrônico que já esteja indexada em motores de busca, apresentando dados muito mais confiáveis.
Além disso, é preciso ter em mente que existem diferentes maneiras de utilizar esse tipo de plataforma para atingir os resultados esperados de sua empresa, e assim garantir mais sucesso para suas ações.
A nova possibilidade dentro da ferramenta pode ser utilizada para qualquer página com a qual você tenha acesso verificado. Isso significa que agências de marketing poderão ter acesso a todos seus clientes e projetos de sistema de climatização.
Essa ferramenta é muito importante para verificar e manter um monitoramento efetivo de problemas em múltiplas páginas, sobretudo para quem trabalha com muitas empresas na internet.
Entretanto, é preciso ter atenção aos limites da plataforma. Há uma cota de 2000 consultas diárias na plataforma, e 600 consultas a cada minuto. Por isso, é muito vantajoso olhar a inspeção de URL em páginas que precisam de alteração.
As análises diárias ainda podem acabar esgotando muito rápido seus limites, deixando outras URLs de lado e não conseguindo um trabalho de base tão efetivo. É mais vantajoso ter a possibilidade de identificar erros e organizá-los a tempo de evitar problemas.
Algumas plataformas externas que trabalham diretamente com o Search Console identificaram o potencial que essa nova API pode apresentar, e com isso estão organizando seus programas e aplicativos para uma adaptação em sua companhia de balão de propaganda.
Os profissionais de marketing muitas vezes contam com ferramentas de SEO que avaliam e analisam dados importantes, e estes também já estão adaptando suas ferramentas para conseguir uma integração adequada com o API.
Com a utilização correta deste elemento, você conseguirá avaliar com mais assertividade páginas que precisam de correção, realizando a organização de um site de forma muito mais rápida e eficiente.
Agora que você consegue compreender melhor o que é o Search Console, e a importância desse novo API que está sendo estabelecido, é hora de identificar algumas de suas principais vantagens.
Estes elementos são fundamentais para profissionais de marketing entenderem porque é tão importante inserir as informações adequadamente na plataforma de análise, e que resultados podem ser obtidos a partir de agora para soluções ambientais.
Quanto mais você consegue trabalhar com estes elementos, mais informações precisas sobre seu conteúdo digital você terá.
Uma das principais vantagens de verificar este API é identificar se a URL em questão está adequadamente inserida em motores de busca, se está indexado e irá aparecer em resultados de pesquisa realizados por consumidor.
Em alguns casos, a URL pode aparecer como indexada, mas apresentando problemas. Neste caso, é muito importante que você consiga regularizar toda a estrutura da página para conseguir otimizar seus resultados.
Além disso, é interessante avaliar junto ao API se a URL não é uma versão alternativa de outra página, ou se ela está de fato inserida em motores de busca para que você possa fazer as alterações adequadas e garantir um resultado melhor para sua empresa de serviços de informatica.
Nesta etapa, é possível conseguir algumas informações mais específicas para a ferramenta, como por exemplo:
Estas informações são mais precisas com relação a utilização da URL pelo próprio motor de busca, tornando-se uma ferramenta importante para avaliar o quanto as pessoas estão buscando seu material na internet.
Esse tipo de ação permite que você compreenda se suas ações estão surtindo o efeito desejado, ou se é preciso repensar a maneira como você expõe sua marca para atrair um público maior e conversar diretamente com seus consumidores.
Seu público-alvo tem grandes chances de interagir diretamente com sua página, mas existem muitas pessoas interessadas no que você tem a oferecer que ainda não conhecem seu material.
Para estas pessoas, o contato através dos motores de busca é fundamental, apresentando opções para que o usuário possa encontrar aquelas que ele mais se identifica. Com as ferramentas adequadas, você entende como se tornar essa marca.
A identificação permitirá que você tenha uma estrutura de atendimento muito mais adequada, ganhando mais confiança e espaço do público em sites de pesquisa.
Muitas empresas são prejudicadas por erros simples nas URLs de suas páginas, que muitas vezes passam batido mesmo aos olhos de profissionais da área. Por isso, ter uma ferramenta que te ajuda a identificar essas alterações é muito importante.
Através da aceleração de páginas móveis e outros formatos de pesquisa aprimorada, você consegue ter uma dimensão do que é possível otimizar em suas URLs.
Isso possibilita uma interação mais efetiva acerca desse tipo de informação, que acaba sendo muito melhor estabelecida, otimizando as ferramentas de busca e tornando sua página melhor estruturada.
O Search Console é uma ferramenta fundamental para qualquer profissional de marketing, uma empresa pode ser muito beneficiada com o uso correto dessa plataforma, aumentando as chances de engajamento na internet.
Otimizar sites é estar à frente da concorrência em um mercado cada vez mais competitivo, e tem se tornado uma necessidade para a maioria das companhias, uma vez que o acesso a internet é cada vez maior.
Portanto, saber como lidar com suas URLs e como otimizar estas ações pode te ajudar a entender melhor suas possibilidades e tornar-se uma referência em seu segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.