Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Criação de Sites: Objetivos, Etapas e Vantagens

A criação de sites tem como objetivo transformar toda informação da empresa em informações digitais. Conheça as etapas, objetivos e vantagens da criação de sites no post abaixo

Atualizado: 14/02/2023 - 11:02 | Cadastrado: 29/01/2018 - 00:01
Compartilhe

A criação de site tem como objetivo transformar toda informação da empresa em dados digitais para que usuários consigam encontrá-las de forma fácil na internet.

Com o avanço das linguagens de programação e a necessidade de conteúdo na web, ter site tornou- se uma ferramenta fundamental para vários negócios.

O desenvolvimento é pensado nos buscadores de conteúdos, seguindo várias regras e critérios de otimização. Atualmente os principais buscadores são: Google, Bing e Yahoo.

Outro ponto importante que vale destacar no desenvolvimento de site é a divulgação de serviços, isso traz uma grande vantagem para os negócios, possibilitando mostrar os principais serviços da empresa a qualquer hora do dia.

Etapas da criação de sites

O processo para criar um site pode variar muito dependendo do projeto, mas basicamente podemos dividi-lo em 3 etapas:

1. Criação de layout

Após reuniões com o cliente e entender exatamente qual é sua necessidade, as informações são organizadas para serem utilizadas na estrutura de todo o processo de criação do site.

Com as informações em mãos, como: cores da logomarca, referências e etc... Nesta etapa a distribuição dos elementos do site são visualizados através de imagens, como se fosse a foto de cada página do site e o cliente consegue saber onde vai ficar os textos, fotos e formulários.

Em alguns casos são gerados vários layout's até chegar naquele que mais agrada o cliente e que seja mais objetivo e eficiente para o usuário (público alvo).

2. Programação

A programação do site é um dos processos que compõem a criação do site, normalmente esse processo é executado após a aprovação do layout.

Na etapa de programação, tudo que foi definido no layout ganha interatividade, isto é, começa a funcionar e deixa de ser apenas uma imagem.

Páginas, formulários, links e efeitos começam a surgir devido aos códigos gerados pelos programadores.

Todo site é formado por códigos, cada código tem uma responsabilidade na estrutura do site, é possível visualizar o código da página de uma forma bem simples, apertando CTRL+U, mas não se assuste. :)

3. Testes

O processo de teste é realizado após o término da programação, o teste tem o objetivo de identificar possíveis erros ocorridos na programação, por exemplo:
- a mensagem que não é enviada pelo formulário de contato;
- urls que não vão para o destino correto;
- deslocamento de imagens em certos dispositivos;

Vantagens de ter um site

Caso você tenha alguma dúvida porque precisa ter um web site responsivo (site que se adapta a tela do celular, tablet ou desktop), aqui estão 9 vantagens:

- Pesquisas apontam que mais de 116 milhões de pessoas usam a internet todos os dias no Brasil, pessoas que entraram em contato com empresas devido ao web site crescem junto com esses dados. Então, por que não ter um site? Você estará perdendo grandes oportunidades de negócios. Por exemplo, imagina nos dias de hoje uma desentupidora não ter um website? Imagina a quantidade de serviços que essa empresa estará perdendo.

- Por ter um site, muitas pessoas vão ver as informações, serviços e produtos da sua empresa através do celular. Desta forma você aumentará a chance de influenciar as decisões das pessoas naquele exato momento da consulta ao site. Por exemplo, uma empresa de engenharia pode ter um portfolio de projetos, demonstrando todas as suas obras.

- Ao cadastrar produtos e serviços no site, vai ser necessário revisitar as coisas sobre o seu negócio, você provavelmente reavaliará seus objetivos para atender essa nova necessidade.

- Gostaria de começar um negócio? Bem, agora você pode fazer isso com espaço virtual gigantesco. Na verdade, o investimento é muito baixo, comparado com outros.

- Seu site trabalha 24 horas por dia, sem qualquer supervisão ou necessidade de bloqueá-lo. Você sempre pode estar presente para seus clientes monstrando seu produtos e serviços. Uma empresa que vende mesas de bilhar por exemplo, pode exibir todas as mesas fabricadas e despertar o desejo de compra dos clientes.

- Ao ter um site, você pode atualizar os clientes de suas ofertas, produtos, promoções, eventos, ou qualquer outro conteúdo.

- A internet abriu um novo mundo de marketing que não existia antes. Seu site pode atrair novos negócios usando uma série de técnicas como os links patrocinados.

- Por ter um site, você pode ter seu próprio e-mail contato@nomedaempresa.com.br. É muito mais profissional e fácil de lembrar. E-mails como ###@gmail.com, ###@hotmail.com, ###@outlook.com e etc... não ressoa com os clientes.

- Você tem uma ideia de negócio esperando para acontecer? A internet tem espaço para um número ilimitado de oportunidades de nicho que podem atrair tráfego e receita, basta escolher algo que goste e criar seu site!

Importância de manter o site atualizado

Muitas empresas já sabem a importância de ter um site, mas ao ter um site também surge a necessidade de atualizar o conteúdo constantemente. Confira algumas razões para manter seu site atualizado:

1) Site com conteúdo antigo, com publicações de 2015, 2016 ou 2017, pode passar ao usuário a ideia que a empresa fechou, ainda mais nesta pandemia.

2) Se o concorrente está sempre atualizando o conteúdo, seu site já está em desvantagem nas pesquisas do Google. O algoritmo do Google leva em consideração muitos pontos do site, e um deles é a constante atualização de conteúdo do site.

3) Mantenha os telefones atualizados no site da sua empresa, como: telefone fixo e móvel (whatsapp). É inacreditável a quantidade de sites com o telefone desatualizado.

4) Verifico muitos sites com redes sociais, e percebo que as postagens são de 2017...isso pode gerar o mesmo problema do item número 1.

5) A atualização é muito importante para manter o usuário informado sobre os atuais serviços e produtos oferecidos, imagina chegar em uma empresa perguntando de um produto do site, e esse produto não é mais fornecido.

6) Muitas empresas mudam de endereço, mas o site continua com a localização antiga...ninguém gosta de chegar em local que não existe.

7) Se existem formulários de contato em seu site, periodicamente teste o envio para saber se está funcionando...e se está indo para o e-mail correto.

Os dois últimos itens são muitos importantes, pois estão ligados com a atual tecnologia e realidade que vivemos:

8) É fundamental que o site adapte a tela do celular (smartphone), hoje o celular é a principal tela utilizada no mundo, se o seu site não é compatível com essa tecnologia, o site do seu concorrente vai ser, e usuários e buscadores vão dar prioridade a ele!

9) O WhatsApp! Esse aplicativo mudou o mercado e a forma com que o cliente se relaciona com as empresas, coloque o número do WhatsApp em seu site!

Se ficou interessado em ter seu próprio site e expandir seus negócios pela internet, envie sua mensagem através do nosso formulário de contato ou aperte aqui para falar pelo whatsapp. Será um prazer atendê-lo(a).

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também