Gerar lead é uma necessidade constante para qualquer negócio. Embora existam muitos métodos para encontrar clientes em potencial, diversas técnicas populares do passado não são mais usadas hoje em dia.
Desse modo, para encontrar novos leads de forma consistente para o seu negócio, talvez seja necessário começar a pensar fora da caixa e estar aberto para evoluir sua estratégia como um todo.
Assim, afastar-se das práticas padrão para experimentar novas abordagens pode ajudá-lo a gerar leads de maneiras inesperadas. Mas antes, é necessário compreender profundamente esse conceito.
Pois bem, é certo dizer que um lead é alguém que está interessado em comprar seu produto ou serviço. Portanto, a geração de leads é o processo de preparar as pessoas para comprar de você.
Ademais, reforçamos que você pode gerar leads em qualquer estágio da jornada do cliente. Na verdade, é até importante que você se certifique de não se concentrar muito intensamente em nenhum estágio.
Idealmente, é necessário que você tenha maneiras de alcançar clientes que estão nos estágios de conhecimento, avaliação e conversão.
Então, se você se concentrar apenas na conscientização da sua marca, não poderá converter tantos leads em clientes, da mesma forma, se você otimizar suas estratégias de conversão, mas negligenciar a conscientização e a avaliação, não terá leads para converter.
Pois bem, separamos algumas estratégias que funcionam para leads em qualquer estágio da jornada do cliente. Além disso, você também pode adaptá-las para quase qualquer setor. Desse modo, entre as principais técnicas estão:
Sem mais delongas, veja abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas maneiras, bem como de que forma trabalhá-las.
Para que uma estratégia seja bem executada, conhecer o público-alvo é primordial, assim como o interesse dele no seu site. Isso se dá, principalmente, pelo fato de que se você não sabe para quem está produzindo, dificilmente acertará no material.
Hoje em dia, a concorrência é muito grande, seja para uma empresa que revende máquinas especiais automação ou qualquer outro ramo, por isso, é necessário que você crie material relevante e que atenda a necessidade do seu cliente.
Por exemplo, utilizando a empresa citada anteriormente, vamos supor que você comece a fazer materiais sobre máquinas industriais, sendo que o seu público é aquele interessado em máquinas de automação. O que será que pode acontecer?
Provavelmente, você não teria nenhum retorno de leads, pois a sua estratégia estaria com o direcionamento errado. Então, é por isso que você precisa conhecer o seu cliente e o que ele quer comprar.
Um dos melhores elogios que você pode dar é mostrar que sua empresa valoriza as opiniões de seus clientes. Pensando nisso, aqui estão algumas maneiras de usar palavras gentis para gerar leads:
As referências são uma maneira fácil de fazer com que seus clientes sintam que você se importa com eles. Quando você pedir uma referência, diga o quanto você gostou de fechar negócio com eles.
Em seguida, pergunte se eles conhecem alguém que também possa se beneficiar do seu produto ou serviço. Adicione um pouco de elogio extra, dizendo o quanto você adoraria trabalhar com uma pessoa como ela.
Sua fábrica de escada rolante, por exemplo, pode oferecer uma recompensa por indicações, como um produto extra, serviço complementar ou até mesmo crédito para compras futuras.
Se eles estiverem genuinamente satisfeitos com sua experiência, muitos ficarão felizes em dar referências sem nenhuma recompensa prometida.
Outra maneira fácil de elogiar seus clientes é pedir um comentário ou review - principalmente nos dias de hoje, onde antes de fazer uma compra, o cliente analisa todos esses detalhes.
Ademais, as pessoas gostam de falar sobre experiências positivas que tiveram. Citá-los em seu site de manutenção de docas, por exemplo, pode fazê-los se sentirem influentes, e isso pode motivá-los a compartilhar sobre o seu negócio.
Alguns leads podem se sentir nervosos ou sobrecarregados com a ideia de começar com um novo produto, ou provedor de serviços. Ajude-os na hesitação inicial oferecendo configuração ou migração gratuita de sua solução existente.
Você pode adaptar essa estratégia e oferecer webinars ou workshops gratuitos mostrando como é fácil começar. Esses ‘pequenos’ detalhes fazem toda a diferença no momento do cliente escolher com quem fechar negócio.
Na era das caixas de entrada de e-mail inundadas, um panfleto pode realmente chamar a atenção das pessoas. Por exemplo, sua empresa de argamassa termo acústica pode distribuir canetas ou ímãs com suas informações de contato.
Pois, as pessoas costumam ficar muito curiosas quando veem um pacote de formato estranho, assim se tornando mais propensas a abrirem a embalagem ao invés de jogá-la no lixo.
Você também pode enviar correspondências de tamanhos diferentes de um envelope padrão. Pois, isso também pode chamar a atenção das pessoas. Certifique-se de incluir uma forma de entrar em contato com você ou comprar seu produto.
Passamos tanto tempo online que as experiências offline podem ter um novo significado. Transforme seu processo de marketing ou vendas em uma experiência agradável para seu cliente.
Coloque um adereço adequado para fotos em sua vitrine para incentivar as pessoas a tirarem e compartilharem fotos de sua localização. Você pode até oferecer um desconto ou outra promoção se eles te marcarem nas redes sociais.
Por exemplo, uma empresa de cabos pode desenvolver uma experiência de usuário desde a pesquisa do potencial cliente por “cabo atox flexível preço” até o momento da compra. Assim se diferenciando de seus concorrentes e consequentemente gerando mais leads.
Uma ótima maneira de incentivar a repetição de negócios e referências é oferecer um programa de fidelidade. Escolha uma maneira de rastrear as compras ou referências de um cliente e dê a ele um presente quando atingir um determinado número.
Por exemplo, se sua empresa atua com locação de backdrop, pode dar uma locação gratuita depois que ele locar dez vezes.
Você também pode acompanhar as indicações de um cliente e enviar uma recompensa depois que um certo número de indicações se tornarem clientes. Outra variação divertida do programa de fidelidade é oferecer um desconto por trazer um amigo para a empresa.
Em seu sentido mais amplo, uma landing page ou, em português, página de destino, é qualquer página que um usuário acessa pela primeira vez, como uma página de destino dedicada, sua página inicial ou uma página otimizada de produto ou serviço em seu site.
Ao mudar sua mentalidade para se concentrar em como promover o tráfego de visitantes que realmente converterá, você precisará alinhar diferentes táticas de marketing digital (SEO, anúncios pagos, mídia social) com o objetivo de conversão.
A conversão é quando o visitante do seu site conclui a ação que você deseja que ele faça na página do site. Isso pode incluir preencher um formulário, ligar para um número, clicar em um botão específico ou se inscrever para receber e-mails e informações.
Para isso, três perguntas críticas a serem feitas: estou no lugar certo? Como me sinto sobre este site? O que eu deveria fazer? Certifique-se de corresponder às intenções e expectativas dos visitantes.
Use recursos visuais/gráficos para enfatizar a direção. Apresente a navegação e o call to action (CTA) de forma simples e coerente. Mantenha-o curto e simples.
Algumas pessoas podem supor que, se o conteúdo for bom o suficiente, a qualidade do CTA não é exatamente crucial, porém, lembre-se, para gerar leads, o CTA deve ser bem elaborado.
Os botões de CTA são o principal impulsionador de cliques em várias formas de páginas da Web e materiais de marketing. Além de apenas criar botões, saber escrever um CTA com o objetivo de geração de leads é ótimo porque pode levar seu conteúdo ainda mais longe.
Seu conteúdo ainda vai entreter, informar e educar os leitores se você o escrever para isso, independentemente de qual seja o tema, indo desde a nova infraestrutura de instalações elétricas nas cidades, até a venda de um equipamento elétrico em si.
Adicionar um ótimo CTA pode ajudar cada peça de conteúdo a se tornar uma ferramenta de geração de leads, tornando-a mais propícia às vendas e, finalmente, ao ROI (retorno de investimento).
Antes de começar a criar um novo pop-up, faça a si mesmo a seguinte pergunta: Qual é o resultado final que você deseja alcançar com seu pop-up?
Por exemplo, agora você pode estar interessado em criar uma lista de assinantes para as campanhas de e-mail da sua empresa de paineis elétricos, mas, no futuro, você pode se concentrar em apresentar um novo produto aos clientes existentes.
Ou talvez você esteja tentando construir sua marca e posicionar sua empresa como líder de pensamento em seu setor. Enfim, as opções são variadas e existem pop-ups projetados para cada um desses casos de uso.
Para apostar no método correto, apenas é necessário ter certeza sobre os objetivos que deseja alcançar com sua campanha pop-up.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.