A visão é um sentido importante para o ser humano, e explorar a psicologia das cores no marketing é uma maneira segura de fazer com que os consumidores se atentem para as marcas, sugerindo até mesmo uma relação afetiva, extrapolando o comercial.
O emprego de cores no marketing podem influenciar o comportamento humano sobre uma determinada marca.
Dessa forma, como empreendedor, junto com a empresa, é perceptível certo poder quanto à orientação sobre os sentimentos das pessoas sobre a marca.
No entanto, vale observar que o uso da psicologia das cores no marketing pode ter diferentes significados, tendo como base contextos e experiências pessoais e culturais.
As preferências do público-alvo, somadas a experiências de vida, e até mesmo as diferenças culturais, afetam pensamentos e sentimentos sobre uma marca, um ambiente e, em um aspecto menor, as embalagens e os próprios produtos.
Por isso, é importante entender sobre a psicologia das cores no marketing, de modo a saber, por exemplo, se é vantajoso para um instalação de sprinklers recorrer ao azul-escuro para atrair clientes, e como isso afeta os negócios.
Durante o século XX, a publicidade ganhou notória atenção, e a psicologia das cores no marketing mostra o quanto elas afetam o comportamento e as emoções das pessoas.
Isso está relacionado a memórias que se tem sobre tons específicos ao longo da vida, como grande parte da população que acredita que o oceano, e o elemento água, em particular, é calmante e, por isso, o azul é associado à tranquilidade e estabilidade.
No século XXI, as cores no marketing recebem um novo significado, especialmente por causa da publicidade online e das redes sociais, em que o período de atenção das pessoas tem ficado cada vez mais curto.
Os consumidores recebem muitas informações ao longo do tempo. Com isso, se o material não for realmente interessante, podem “entediar” os usuários em um piscar de olhos, que voltam a “rolar a tela”.
Com isso, pode ser mais difícil destacar um conteúdo ou mesmo a marca nos canais de contato.
No entanto, com as cores no marketing empregadas de maneira correta, como o vermelho e o amarelo em um aparelho de depilação a laser profissional, é possível reter a atenção de forma inteligente - e destacar o negócio junto a um público mais adequado e potencialmente interessado.
O visual proposto pelas cores no marketing pode proporcionar uma mensagem eficiente, o que faz toda a diferença para que sua marca seja notada, e acionar o estímulo às compras.
Afinal, a psicologia das cores no marketing podem desencadear diferentes respostas emocionais e psicológicas, mesmo que de forma subconsciente.
Logo, para responder à questão acima, é nesse ponto que se combina os valores da marca, a comunicação e as cores no marketing, mesmo que de forma sugestiva, promovendo melhores resultados no relacionamento da marca com o público.
A paleta de cores no marketing é ampla, com diferentes significados conforme a aplicação.
Ainda assim, é um componente tangível no aspecto visual, e que as pessoas percebem desde o princípio, mesmo como potencial de transparência de plataforma de trabalho 6 lugares hospitalares, por exemplo.
As cores no marketing aumentam o conhecimento de uma marca, assim como desempenham um papel de destaque sobre a personalidade e como a empresa é percebida pelo público em geral.
Sendo assim, é preciso ter clareza ao escolher as cores da marca, de modo que sejam reconhecíveis e memoráveis, com o objetivo de atrair o público e traduzir os valores e atuação do negócio.
As cores no marketing, aplicadas sobre a sua marca, podem determinar o chamariz principal e até mesmo a voz que se deseja para toda a empresa.
Com isso, as cores no marketing podem determinar diferentes características, como:
A reflexão sobre sua marca pode levar à escolha certa para as cores que serão aplicadas nas campanhas publicitárias ao longo do tempo, seja no ambiente físico - como itens de identidade e papelaria até materiais online - como site e assinatura de e-mail.
Por causa da psicologia das cores no marketing, e como cada paleta possui significados próprios, é importante escolher aquelas que mais se adequam a uma empresa de modo a refletir o negócio de forma ampla.
1. Reconhecimento de marca
Quando se pensa em determinadas marcas, é perceptível como as cores se tornam sinônimo do negócio. Para isso, basta pensar em grandes redes, sejam alimentícias, tecnológicas ou mesmo de variedades.
O mesmo pode se aplicar ao seu negócio, seja ele especializado em analisador de vibração ou um lar para idosos, que pode utilizar determinadas cores para fortalecer a comunicação visual e estabelecer uma identidade única.
Por conta disso, os profissionais responsáveis pelas cores no marketing devem escolher aquelas que estão associadas à empresa, o que facilita o reconhecimento da marca em circunstâncias distintas.
2. Humor
Estudos apontam que as cores no marketing afetam o humor das pessoas, sendo que o amarelo reluzente tende a evocar a felicidade, enquanto o vermelho pode induzir à excitação e o cinza promover uma sensação de calmaria, por exemplo.
Deste modo, o logo de uma empresa deve refletir os valores e as sensações que se deseja propagar sobre os móveis sob medida para cozinha, por exemplo, de forma clara e precisa, sendo uma escolha estratégica.
Mais ainda, pode transmitir o humor necessário para que o público em geral tenha empatia, mesmo que de forma subconsciente.
3. Percepção
A paleta de cores é abrangente, e cada uma delas pode afetar a maneira como as pessoas percebem determinada marca.
Os consumidores podem entender uma marca como atraente, impulsiva, versátil ou mesmo útil para determinados problemas.
A verdade é que os consumidores julgam as marcas por diferentes motivos, inclusive a forma com que se apresentam - e isso passa pela aplicação das cores no marketing, o que molda opiniões sobre a própria empresa e os produtos e serviços oferecidos.
4.Consistência
A definição pelas cores no marketing deve ser estudada, pois elas serão utilizadas por um longo período para proporcionar uma identidade de marca consistente.
Por isso, a repetição das cores no marketing também é importante, pois ajuda a fortalecer a marca de uma empresa de cadeira recepção escritório na mente dos consumidores de forma constante e consistente.
5. Uso predominante
Outro ponto importante é saber que cores no marketing orientam diversas decisões, desde o logo e o design do site, até artigos de papelaria e as embalagens dos produtos, bem como os conteúdos e materiais gráficos e de publicidade a longo prazo.
A partir da compreensão sobre a psicologia das cores no marketing, e como isso afeta de maneira real toda a empresa, é preciso escolher, entre tantos espectros, qual a certa para a sua marca.
Para definir as cores no marketing de uma empresa, há 4 fatores que podem ser levados em consideração. São os principais aspectos:
1. Escolher uma cor autêntica para marca
As cores no marketing abrangem diversos aspectos, e ela deve estar associada ao setor em que a empresa está inserida, de docerias artesanais a grandes indústrias de produtos de limpeza.
Assim, deve ser autêntica para os produtos e serviços oferecidos ao público consumidor, como a oferta de aparelho fotodepilação para condomínios que deve representar essa mensagem de proteção e combate ao fogo.
Isso é muito vantajoso para representar a marca e seus valores junto ao público, favorecendo a identidade.
Deste modo, a aplicação correta das cores no marketing permite atrair os clientes em potencial de forma mais ágil, fácil e eficaz.
2. Incorporar personalidade com cores no marketing
A descrição sobre sua marca, como personalidade comercial, é a parte com a qual o público se identifica enquanto ser humano e, por consequência, consumidor.
Como as cores no marketing evocam emoções humanas, elas devem expressar essa personalidade de marca e relacionar os sentimentos à missão da marca.
É preciso escolher uma única cor, ou aquelas cores que incorporam, de fato, essa personalidade, a fim de construir uma experiência de marca coesa, consistente e competente.
3. Aplicar cores no marketing que atraem
Conhecer o público-alvo é essencial para definir quais as cores no marketing que podem ser aplicadas em uma marca.
Por isso, a construção de uma buyer persona, ou persona do comprador, permite definir quais as cores no marketing que mais combinam com a empresa e o público.
Os traços definidos sobre o público-alvo devem se alinhar com as cores empregadas sobre a sua marca.
4. Diferenciar a marca com as cores no marketing
Outro critério que deve ser levado em consideração é a diferenciação, mesmo que não seja imperativo que as cores escolhidas não sejam utilizadas pela concorrência.
Ainda assim, isso ajuda a diferenciar uma marca a partir do logo e das embalagens nas prateleiras, ou dos espaços físicos para atendimento ao cliente.
No entanto, é preciso se manter consistente quanto à aplicação das cores no marketing com fábrica de sorvetes para revenda, como uma forma de diferenciação competitiva.
Essas cores devem ser aplicadas em todos os pontos de contato, assim como em canais de comunicação.
As cores no marketing são essenciais para uma marca, pois elas ajudam a destacar um logo, assim como podem ser empregadas para a inspiração, lealdade e reconhecimento sempre que possível.
A psicologia das cores no marketing está associada à maximização dos efeitos no subconsciente dos esforços publicitários, e isso passa imperceptível pelos consumidores, mas reflete, de maneira consistente, na mente.
Por fim, seja em um botão de CTA (Call To Action), isto é, chamada para ação em um e-mail, na fachada de um prédio ou em uma embalagem disposta nas prateleiras, as cores no marketing fazem toda a diferença em relação ao sucesso de uma marca.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.