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Landing pages: Saiba o que é e como criar uma página que converta

Atualizado: 23/09/2022 - 17:09 | Cadastrado: 23/07/2021 - 10:07
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As landing pages são uma importante ferramenta de marketing digital, uma vez que elas auxiliam o cliente a seguir para uma próxima etapa do funil de vendas. Dessa forma, a empresa consegue uma estrutura de negócios muito mais assertiva.

O mercado tem sofrido inúmeras mudanças, em grande parte por conta do processo conhecido como transformação digital. Assim, os avanços tecnológicos apresentam muitas novas soluções para diversas ações em seu site de, por exemplo, tacógrafo digital.

Um destes avanços, capitaneado pela popularização da internet, foi a migração do mercado para um conceito mais digital. Mesmo empresas que já são bem estabelecidas se viram na obrigação de entrar nesse novo tipo de mercado.

Afinal, as possibilidades dentro da internet são inúmeras, principalmente pela facilidade de produzir material nestas ferramentas digitais.

Por isso, o mercado acabou passando por um aquecimento, onde milhares de novos empreendimentos começaram a surgir, como empresas de contabilidade, assim como diversas outras.

Com a concorrência crescendo cada vez mais, as companhias precisam compreender como alcançar novos clientes, destacando-se da massa e se tornando lideranças no nicho em que atuam, conseguindo conquistar mais espaço.

Para isso, o marketing digital surgiu, e com ele muitas possibilidades de engajamento com o público, sendo as principais o inbound marketing e o marketing de conteúdo. Estes modelos deixam de tratar o cliente como uma simples peça na negociação.

Quando você atrai o cliente com informações e dados precisos sobre um determinado problema que ele possui, é importante pensar em como você irá explorar estes recursos. Assim, o perfil do cliente, por conta disso, mudou nos últimos anos.

Até pouco tempo atrás, o consumidor era extremamente reativo. Bastava apresentar uma propaganda e você, eventualmente, conseguiria vender algumas unidades de seu produto. Esse tipo de ação tem cada vez menos efetividade no mercado atual.

Hoje, o consumidor tem acesso a muitas informações utilizando um simples toque de seu smartphone. Por isso, para sair na frente da competição, você precisa ter um bom material que faça o consumidor se sentir instigado a consumir mais conteúdo.

Depois de uma matéria interessante que você coloque em seu canal de comunicação, o ideal é fazer o cliente deixar dados de contato com você, para que possa ser categorizado e transformado em lead, iniciando assim um relacionamento consumidor e marca.

Esse tipo de ação é possível com o redirecionamento para uma landing page, seja de soluções em internet ou de outro assunto.

Entenda o que é uma landing page

Também conhecida como página de destino, ou página de aterrissagem, ela tem como principal função gerar conversões para sua empresa, independentemente da etapa do funil que o cliente esteja.

Você pode criar um formulário de cadastro para conseguir alguns dados de contato do cliente, onde poderá iniciar uma comunicação que eventualmente se transformará em uma oportunidade de negócio, aproveitando melhor os elementos que você possui à disposição.

Tratam-se de alguns dados básicos, o suficiente para que você consiga identificar e segmentar este cliente, inserindo-o no funil de vendas ainda em sua primeira etapa. Para que você consiga mais efetividade nesse momento, é interessante oferecer uma contrapartida, como:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • Descontos;
  • Ofertas.

Isso estimula o consumidor a fazer o cadastro, desejando receber este conteúdo exclusivo para aumentar seu conhecimento acerca do assunto que está procurando, como elementos de fixação.

Além disso, a landing page normalmente possui um CTA (Call to Action) específico para que o cadastro seja realizado, indicando a ação que você espera que o usuário faça. As landing pages não precisam ser necessariamente no topo do funil, entretanto.

Elas podem ser realizadas depois de um contato mais próximo com sua empresa, e até mesmo em momentos finais antes da abordagem do time de vendas. O objetivo principal é fazer com que o consumidor passe de uma etapa para a próxima no funil.

Veja como construir a sua landing page

Embora à primeira vista pareça complicado, a elaboração de uma landing page pode ser um processo muito simples. Você precisa se atentar a algumas informações necessárias e conseguirá um resultado bastante satisfatório.

Por isso, é importante ter em mente que estes elementos são fundamentais para a criação de uma boa página de aterrissagem.

Pense só, cada empresa de, por exemplo, seladora de embalagem tem seus próprios métodos, mas é interessante pensar em como explorar estes recursos de maneira mais qualificada. Isso é possível, principalmente, quando você atende os seguintes pontos:

Título da página

A maioria das pessoas para a leitura ainda no título. Por conta da quantidade de informações disponíveis na internet, as pessoas sentem que estão perdendo tempo tentando descobrir do que se trata uma determinada página.

Por isso, é importante ir direto ao ponto e criar um espaço que capte a atenção do consumidor desde o primeiro momento. Com um bom título e subtítulo, você consegue prender o consumidor e fazê-lo entender o que está sendo oferecido.

Uma boa dica é apresentar de imediato o que você deseja oferecer ao cliente. Se após a inscrição ele receber um ebook, por exemplo, deixe isso bem claro, para que o desejo de ter o item faça com que ele complete o cadastro.

Outro elemento importante é a sensação de urgência. Identifique que faltam poucas unidades, ou um período limitado de tempo para conseguir o produto, por exemplo, algo para a calibração de termometro.

Entretanto, é importante que você não use essa técnica sem veracidade. Isso porque o consumidor pode se sentir enganado se após o tempo o produto continuar disponível e não tiver nenhum tipo de problema, sendo um título que não condiz com a realidade.

Trabalhe com imagens

A imagem que você utiliza é tão importante quanto o título da landing page. Um bom impacto visual é muito mais atrativo para o cliente do que longos textos, e isso pode ajudá-lo a se convencer de realizar o cadastro.

Entretanto, é interessante que a imagem seja marcante e que reflita o que você está tentando apresentar. Existem diversos sites com bancos de dados de imagens, mas uma arte muito genérica pode fazê-los perder o interesse.

Por isso, procure ferramentas que ajudem a criar uma imagem diferenciada e exclusiva, que faça a landing page de transmissor de nível ficar mais impactante para os consumidores que entrarem nela.

Incluir relatos e depoimentos de usuários que já fizeram negociações com a empresa na imagem de destaque também pode ser uma excelente maneira de chamar a atenção e conseguir os resultados adequados.

Thank You Pages

Um outro elemento muito interessante para o conceito de sua landing page é a Thank You Page, ou página de agradecimento. Esta é uma página utilizada depois da tomada de ação do lead.

Trata-se de uma ação de agradecimento simples, que confirma o acesso ao elemento exclusivo que o consumidor deseja e ajuda a valorizar mais os consumidores que estão dando um voto de confiança para sua empresa e acreditando nela.

Esse tipo de página pode ter um link de retorno para seu site também, garantindo que o usuário continuará consumindo seu conteúdo e eliminando sua taxa de rejeição, uma vez que o cliente pode continuar a consumir normalmente suas matérias.

Benefícios de uma landing page

A landing page é um elemento fundamental para facilitar uma série de ações em sua página, garantindo um acesso muito maior da parte de seus consumidores. A primeira vantagem é o potencial de segmentação que você conquista assim.

Quanto mais informações de seus clientes você tiver, mais fácil é criar ações de marketing direcionadas a eles, garantindo uma qualidade muito maior em suas estratégias.

Dessa forma, você consegue construir um histórico muito mais qualificado de suas ferramentas, seja em sua empresa de topografia ou em qualquer outra frente.

Isso ajuda muito a definir seu público-alvo, e como você pode preparar futuras ações que terão uma aceitação ainda maior, potencializando suas estratégias e aumentando o impacto de suas ações.

Outro grande benefício desse tipo de estratégia é diminuir o CAC. A métrica, conhecida como Custo de Aquisição de Clientes, engloba todos os gastos que você tem para conseguir converter um consumidor e vender um produto ou serviço.

Com a landing page, você consegue mais informações sobre ele, e pode ter ações mais assertivas, eliminando desperdícios e gastos com ações que não terão nenhum tipo de resultado.

Considerações finais

As landing pages são uma importante ferramenta de marketing da atualidade, principalmente pelo potencial de engajamento que elas apresentam. Existem muitas ações que podem ser realizadas a partir desse tipo de estratégia.

Quanto mais você consegue aplicar estas ações em seu site, maior será o potencial que seus consumidores façam o cadastro e aproximem suas relações, tornando-se mais propensos a consumir seus produtos ou serviços no futuro.

Uma empresa que deseja se tornar líder no mercado e uma referência no nicho em que atua, precisa ter o máximo possível de recursos para explorar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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