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Facebook ADS: Saiba Como Usar e Impulsione os Seus Anúncios

Atualizado: 23/09/2022 - 16:09 | Cadastrado: 12/07/2021 - 10:07
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Muitas pessoas podem não saber, porém o
Facebook ADS é uma estratégia muito importante para qualquer empresa que deseja ter um bom posicionamento no mercado. Inclusive, lidar com a internet já não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação.

Por conta disso, a maioria das empresas de, por exemplo, camisa polo uniforme começou a conhecer e entender melhor esse novo formato de comunicação que tem se apresentado por conta das facilidades da tecnologia.

Assim sendo, as redes sociais têm sido importantes aliadas nessa transição.

A importância das redes sociais na atualidade

As chamadas redes sociais são plataformas de interação que ganharam muito espaço entre o público. De todo o tempo em que o usuário comum costuma passar na internet, a maior parte é navegando nas redes.

Assim, todos os dias, milhões de usuários se inscrevem em diversas opções de redes sociais disponíveis para seu uso. Dentre as plataformas, a maior delas é o Facebook, que surgiu com o objetivo de reunir pessoas e grupos com interesses em comum.

A rede social possui usuários pelo mundo inteiro, que estão o tempo todo se engajando e se comunicando de maneira muito mais direta, usando recursos multimídia e outros elementos importantes para a interação.

Por isso, o mercado logo notou a importância dessas redes e começou a fazer sua movimentação. Então, diversas empresas começaram a fazer contas na rede social e começaram a criar novos perfis de, por exemplo, fábrica de etiquetas personalizadas.

Entenda mais sobre o que é o Facebook ADS

Para facilitar esse processo, o próprio Facebook começou a criar ferramentas específicas para empresas, possibilitando uma ação muito mais adequada para melhorar o seu perfil e conseguir um contato mais direto com seus consumidores.

Entretanto, as ações orgânicas na internet costumam levar um tempo para acontecer, principalmente no começo, quando você ainda não estruturou sua base de público. Assim, suas atitudes nas redes sociais precisam ser vistas e compreendidas.

Então, para agilizar esse processo, e ser encontrado por um público muito mais extenso, a própria plataforma criou o Facebook ADS, um projeto de impulsionamento de publicações que permite a seu conteúdo ser espalhado muito mais vezes e de maneira mais efetiva.

Este mecanismo de marketing e de publicidade permite que você crie campanhas de engajamento e desenvolvimento de sua marca de maneira simples, rápida e fácil, dentro da própria rede social.

Desse modo, você consegue explorar todo o potencial da rede com um investimento muito mais econômico do que ações tradicionais de marketing, e com um resultado bastante expressivo para, por exemplo, uma empresa de etiquetas autocolantes.

Ademais, um dos grandes diferenciais desse modelo é justamente a possibilidade de segmentar o público que terá acesso ao impulsionamento. Inclusive, atingir as pessoas certas é fundamental para o crescimento de sua empresa.

O grupo de pessoas com interesses e gostos em comum que tem uma propensão maior a comprar produtos ou contratar serviços de sua empresa se chama público-alvo, sendo que esta é uma métrica importante para identificar como usar o Facebook ADS.

Isso porque através da definição do público-alvo você conseguirá compreender que tipo de segmentação deve ser realizada para atingir o máximo possível de seus resultados com, por exemplo, locação de tendas para eventos ou qualquer outro produto/serviço.

Inclusive, é importante lembrar que também é possível reduzir a promoção para atingir apenas pessoas selecionadas, com filtros como:

  • Idade;
  • Identidade de gênero;
  • Classe social;
  • Localização geográfica.

Dessa maneira, você garante que o anúncio será mais efetivo, acessando as pessoas certas para uma maior quantidade de fechamento de negócios. Porém, é importante lembrar que o anúncio ainda será criado por você, que ficará responsável pela conversão.

Conheça quais são os tipos de anúncio

Existem diversos modelos de anúncio para o Facebook ADS. Então, saber qual deles escolher é muito importante para sua estratégia de publicidade, uma vez que as pessoas costumam ter interesses diversos ao acessar a rede social.

Assim, quando você tem um público-alvo fixo, é mais fácil identificar o tipo de mídia que ele mais consome, para poder explorar essas ações. Além disso, você pode conseguir um efeito viral com esse tipo de anúncio de, por exemplo, equipamentos para cervejaria.

Ademais, o Facebook permite o compartilhamento de publicações que o usuário julgar interessante. Então, uma propaganda patrocinada pode acabar atraindo a atenção do cliente, que compartilha em sua rede de contatos a ação.

As pessoas que receberem essa propaganda também poderão espalhar e assim por diante, criando uma reação em cadeia conhecida como viralização, pela forma de agir similar ao de um vírus, espalhando-se desenfreadamente.

Pois bem, entre os métodos de anúncio mais conhecidos, estão os seguintes:

1 - Imagens

As imagens são uma excelente maneira de explorar o potencial do Facebook ADS. Elas são mais fáceis de fazer do que alguns elementos, principalmente se você tiver uma pessoa responsável por fazer artes para sua empresa de, por exemplo, sistema de caixa para restaurante.

Além disso, trabalhar com imagens, normalmente, atrai muito a atenção de pessoas interessadas em um conteúdo mais rápido, uma vez que o apelo visual dá um choque instantâneo com a mensagem que está sendo passada.

2 - Vídeo

O conteúdo em vídeo está crescendo muito no mercado, em grande parte pela velocidade de apresentação do material e pela capacidade de absorção do que está sendo apresentado. Inclusive, a maioria das pessoas prefere assistir um vídeo.

Isso acontece porque o conteúdo audiovisual consegue realizar em alguns minutos o que um texto pode levar muito mais tempo. Além disso, o auxílio visual do vídeo permite que você tenha ideia do que está sendo apresentado.

3 - Carrossel

Anúncios em carrossel são ideais para quando você tem muita informação para passar, mas não quer criar um texto extenso. Neste caso, é importante utilizar ferramentas de imagem para criar um carrossel adequado.

Neste formato de publicação, você pode criar até 10 imagens consecutivas, que podem completar um conceito inteiro entre elas, permitindo um engajamento diferente e funcional sem utilizar muito espaço.

Esse tipo de ação permite que você consiga se apresentar e apresentar seu conteúdo de forma muito mais expressiva, sobretudo se você trabalha com produtos, como máquinas empacotadoras, e está interessado em ampliar essas capacidades.

4 - Experiência imediata

Este formato de anúncio do Facebook ADS é uma experiência única, que tem sido muito usada para apresentar conceitos mais inovadores.

Trata-se de uma tela com uma ação específica, que é aberta quando alguém toca em seu anúncio, seja com um dispositivo móvel ou no computador.

Esse formato é ideal para um destaque maior de sua marca, uma vez que oferece algo único a seus consumidores de, por exemplo, outsourcing contábil ou qualquer outro produto.

Criando sua campanha

Existem alguns elementos básicos para a criação de uma campanha. O primeiro deles é entender a estrutura desse processo e como otimizá-lo.

Os anúncios do Facebook ADS podem criar um ambiente muito mais interessante para sua empresa do que você imagina, sobretudo com relação aos objetivos que você deseja alcançar na plataforma. Então, para criar a campanha é necessário:

Definir seus objetivos

Ao criar uma campanha no Facebook ADS, você precisa ter em mente o que está tentando conquistar com essa ação. Isso porque o formato utilizado para aumentar suas vendas não é o mesmo que o utilizado para aumentar seus seguidores e seu engajamento na rede.

Por isso, é importante pensar em formas de explorar todo o seu potencial com os objetivos, escolhendo as ações adequadas para conseguir os melhores resultados.

Segmentação é fundamental

Entenda o poder da segmentação para conseguir ampliar ao máximo o conceito de ROI (Return of Investment, ou retorno sobre investimento). Quando você seleciona corretamente seu público, tem uma chance de lucro muito maior.

Além disso, a própria ferramenta possui algumas opções que ajudam a segmentar ainda mais os usuários que receberão de fato sua propaganda, maximizando o potencial de utilização dela.

Defina seu orçamento

Embora as ações online costumem ser muito mais em conta do que ações tradicionais de marketing, é importante deixar parte de seu orçamento separado para estas atividades.

Uma das vantagens do Facebook ADS, entretanto, é que o valor determinado é combinado antes da ação. Assim, quando o valor estipulado for encontrado, os anúncios irão cessar.

Trabalhar desse modo dá muito mais controle financeiro para a empresa, que consegue se organizar para realizar as ações orçamentárias de publicidade e propaganda. Dessa maneira, apenas os melhores anúncios escolhidos serão utilizados com assertividade.

Considerações finais

Utilizar o Facebook ADS não é uma estratégia obrigatória para sua empresa, mas as vantagens costumam compensar imensamente. Com esta ferramenta, você consegue espalhar seu conteúdo em diversos locais com os usuários da plataforma.

Por isso, ter a assertividade e garantir um resultado adequado para esse tipo de ação é fundamental, e deve ser valorizado por todos aqueles que estão trabalhando para gerar conteúdo de qualidade para a divulgação de sua marca nas redes sociais.

Criar seus próprios anúncios pode parecer complexo à primeira vista, mas será uma excelente maneira de alavancar sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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