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Digital Storytelling: Veja como a narração de histórias pode amplificar o seu site

Cadastrado: 15/06/2022 - 09:06
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Contar histórias, ou
storytelling, é parte integrante da maneira como os humanos se comunicam, na verdade, sempre fizemos isso. 

A história da contação de histórias remonta a 30.000 aC. Naquela época, os humanos usavam a pintura rupestre para contar histórias de eventos importantes. 

Eventualmente, os humanos começaram a escrevê-las e, então, no século XVIII, publicá-las. Com a invenção das câmeras, a fotografia e as “imagens em movimento” se tornaram uma forma de contar histórias no século XIX. 

Finalmente, em 1939 houve o lançamento da televisão em rede, e foi aí que nasceu a narrativa digital, ou digital storytelling. 

Desde os primórdios da televisão em rede, a narrativa digital agora se expandiu para incluir mídias como videogames, mídias sociais, realidade aumentada e realidade virtual. 

A narrativa digital explora um amor inerentemente humano pelas narrativas e os benefícios de incluir o digital storytelling como parte de sua estratégia de marketing são inúmeros. 

Ela visa atrair os espectadores para uma história, em vez da abordagem tradicional de marketing, que empurra mensagens de marca para os espectadores. 

Em vez de falar com os clientes, a narrativa digital fala com os consumidores de seus serviço de engenharia de uma maneira que ressoa por meio da emoção humana. 

O que é digital storytelling?

Simplificando, a narrativa digital usa a tecnologia digital para contar uma história. As histórias digitais geralmente são formatos atraentes e emocionalmente envolventes. Às vezes, eles podem até ser interativos por meio do uso de gráficos, imagens, texto, áudio, vídeo, animação e música.

A narrativa digital é uma abordagem valiosa para o marketing porque adiciona caráter e profundidade à imagem de marca de uma empresa, como de climatização de ambientes, o que torna a empresa relacionável. E há ciência para apoiar isso. 

Substâncias químicas como cortisol, dopamina e oxitocina são liberadas no cérebro quando nos contam uma história. 

É por isso que tendemos a lembrar melhor os fatos quando eles nos são contados por meio de uma história, em vez de simplesmente contar fatos. 

O cortisol auxilia na formulação de memórias. Isso significa que quando o cortisol é ativado por uma história, é mais provável que nos lembremos dessa história.

A dopamina, por sua vez, ajuda a regular nossas respostas emocionais, o que nos mantém envolvidos na história em vez de perder o interesse ou o foco. 

A ocitocina, por fim, está associada à criação de conexões mais profundas com os outros por meio da empatia, além de manter essas conexões. 

A combinação de cortisol, dopamina e oxitocina cria uma resposta positiva em nossos cérebros que envolve nossas emoções, memória e nos faz sentir conectados. 

Portanto, quando você pode aproveitar o storytelling digital para contar a história da sua marca de cobertura metálica zipada, você tem a oportunidade de criar uma associação positiva entre seu público.

As histórias da marca não precisam necessariamente ser as histórias da própria empresa. A narrativa digital para marcas pode incluir contar as histórias dos clientes. 

Essas histórias fazem um trabalho maravilhoso de humanizar uma marca e seu impacto, proporcionando aos espectadores uma perspectiva revigorante.

Os recursos visuais são a chave para a narrativa digital

Nossos cérebros processam visuais 60.000 vezes mais rápido que texto, de fato, a maior parte das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais. 

Por causa dessa receptividade natural às imagens, a narrativa digital é mais bem-sucedida quando é aprimorada com recursos visuais. 

Também tendemos a lembrar de conteúdo visual muito melhor do que podemos lembrar de conteúdo escrito. 

Com isso em mente, é valioso que sua empresa de cabeamento de rede use o conteúdo visual para comunicar a história da marca ao público, porque, se for comunicado visualmente, é mais provável que seu público se envolva com ele e se lembre dele.

Outras formas de contar histórias digitais

É importante que a história da sua marca se estenda além dos anúncios em vídeo tradicionais e seja tecida em todas as suas plataformas de mídia, incluindo mídias sociais. 

Isso permite que seu público se envolva com sua marca de  em diferentes plataformas que trabalham juntas para criar uma história coesa e abrangente. 

Uma abordagem transmídia também ajudará a desenvolver sua marca de inspeção instalações elétricas para ter um caráter dinâmico. Em vez de exatamente a mesma voz ou abordagem em cada plataforma digital, as plataformas podem mostrar diferentes lados e características dela.

O vídeo não é a única maneira de contar histórias digitais nas mídias sociais. Plataformas digitais agora possuem recursos de carrossel que permitem postar várias imagens juntas. 

Usando esse recurso, sua marca de acompanhamento de pericia trabalhista pode criar uma narrativa convincente por meio de imagens estáticas. 

Estratégias de narrativa digital para você começar

Aqui estão algumas estratégias que ajudarão você a encontrar as histórias que sua marca quer contar.

Aprimore as propostas de valor da sua empresa

Pense nas propostas de valor da sua empresa e nas emoções que sua marca transmite. Se você puder contar uma história que reforce as propostas de valor, ganhará a confiança do espectador.

Conheça sua equipe

Às vezes, há grandes histórias bem na sua frente. A cultura da empresa também pode contribuir para a mensagem da sua marca de balão publicitário

Conhecendo sua equipe, mantendo linhas de comunicação abertas e incentivando relacionamentos positivos dentro da empresa, você pode descobrir oportunidades para compartilhar narrativas que seus consumidores possam gostar. 

Ouça seus clientes 

Conheça seus clientes porque entender quem eles são os ajudará a desenvolver histórias com as quais eles possam se relacionar. A melhor maneira de fazer isso é ouvindo. 

O melhor é que hoje em dia ouvir pode ser feito através de uma infinidade de canais: lendo comentários de clientes, e-mails e verificando postagens marcadas de mídia social.

A importância de formar uma conexão emocional

Por mais que queiramos pensar em nós mesmos como tomadores de decisão lógicos, esse normalmente não é o caso. Embora possamos usar a lógica ao fazer pesquisas sobre um produto ou serviço, a decisão final geralmente é amplamente baseada em nossas emoções.

A boa notícia é que, com uma narrativa forte, você pode formar associações emocionais positivas com você e sua marca.

As emoções que você evoca com suas histórias ajudam bastante a definir como as pessoas o percebem, criando uma conexão mais forte na mente do seu público entre você e o problema que você resolve para eles.

As pessoas nem sempre se lembram dos argumentos lógicos sobre por que devem escolher sua empresa, mas geralmente se lembram de como se sentiram ao interagir com você ou seu conteúdo. 

Assim, usar o storytelling para promover conexões emocionais é fundamental para melhorar o reconhecimento e as conversões da marca.

Personalizando sua história para seu público

Talvez a tática de contar histórias mais importante seja adaptar sua história aos interesses e necessidades de seu público-alvo. 

Se você administra um negócio de chapa perfurada metálica, a história que você conta para se conectar com uma grande indústria automotiva provavelmente será bem diferente de um empresário que vende esse produto para seu site.

Cada história que você conta, seja em uma postagem de blog, vídeo ou postagem de mídia social, deve manter o público-alvo em mente. Tudo bem se você segmentar vários públicos. Mas você precisa estar pronto para adaptar sua narrativa conforme necessário.

Em cada etapa da jornada do cliente, adaptar as histórias que você conta exigirá aumentar seu conhecimento sobre seu público-alvo. De pesquisas de terceiros a reuniões presenciais, esses recursos podem fazer toda a diferença para a eficácia de suas histórias.

Principais táticas de narrativa

É claro que conhecer os interesses e as necessidades do público-alvo é apenas o primeiro passo para uma narrativa eficaz. Aqui estão alguns princípios importantes para garantir que suas histórias obtenham os resultados que você precisa:

  • Tornar humano;
  • Manter as coisas simples;
  • Deixar seus clientes contarem sua história;
  • Utilizar várias plataformas.

Tornar a sua história mais humana possível é especialmente importante para empreendedores. Como humanos, nós realmente não nos conectamos com corporações sem rosto. 

Mas coloque um rosto humano na frente da câmera e as pessoas terão muito mais facilidade em se conectar com sua marca. Não tenha medo de se expor, compartilhando por que você começou seu negócio e por que continua fazendo o que faz.

Mas não se esqueça de manter as coisas simples. Suas histórias devem ser fáceis de seguir, com um começo, meio e fim claros. 

Por exemplo, você pode contar a história de como reconheceu um problema em seu setor, o processo pelo qual passou para encontrar sua solução e como a transformou em uma maneira de ajudar seus clientes com sucesso.

Isso pode fazer com que seus clientes contem sua história. Não importa qual seja o setor, os depoimentos dos clientes e o boca a boca sempre serão mais convincentes do que qualquer mensagem de marketing que você crie por conta própria. 

Quando possível, envolva seus clientes atuais ativamente em seu processo de contar histórias. Deixe-os compartilhar como você ajudou a resolver seus problemas. Apresente-os nas mídias sociais e nas postagens do blog. 

Isso torna a história muito mais relacionável para clientes em potencial que estão enfrentando desafios semelhantes.

Mas não se limite a uma única plataforma. Dependendo do seu setor, um estudo de caso pode ser tão importante para contar histórias que convertem clientes em potencial. Outros são aprendizes visuais e preferem um vídeo destacando um de seus clientes. 

Quanto mais estilos de narrativa você usar, maior será seu alcance e sucesso de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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