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Conheça as diferenças entre leads MQL e SQL

Cadastrado: 26/05/2023 - 21:05
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Você sabe o que significa o termo
leads? Os leads são clientes em potencial de um negócio, ou seja, pessoas que podem se interessar pelos produtos e serviços oferecidos pela sua marca. Mas, os leads também podem ser classificados, em MQL e SQL. 

 

No caso do lead MQL, temos o termo em inglês que vem de Marketing Qualified Lead, que é a pessoa que está começando a ter um contato com sua marca, seja porque se inscreveu em uma landing page ou porque baixou um e-book do seu site. Essa pessoa ainda não faz parte do seu funil de vendas.

 

Já o lead SQL, representa o lead qualified lead, ou seja, uma pessoa que de fato é um cliente em potencial da sua marca e que chegou a ser qualificado por sua equipe de vendas. 

 

Dessa forma, existe um trabalho mais intenso e ativo para fazer com que essa pessoa fique mais perto do seu negócio, seja ele uma venda de extintores, uma loja de roupas ou algum outro ambiente comercial. 

 

Para quem deseja potencializar a sua marca, é essencial que a empresa fique atenta às semelhanças e diferenças dessa ação, levando em conta as dicas que apontaremos neste artigo para que você otimize ainda mais o processo de vendas e as estratégias de marketing do seu negócio. 

 

Para entender mais sobre o assunto, prossiga a leitura!

O que são leads?

Antes de entender a diferença entre os leads MQL e SQL é essencial desenvolver o entendimento sobre o que são leads. 

 

Os leads são considerados os clientes em potencial que uma empresa ou projeto elétrico completo pode ter. De modo geral, podemos entender o lead como uma oportunidade que a empresa tem para realizar uma venda ou gerar um novo negócio. 

 

Essa pessoa se torna um lead quando fornece algum dado sobre ela, seja um telefone ou email. Em troca desse dado, a empresa fornece algum conteúdo rico em informações, como um e-book, podcast ou até mesmo, alguma ferramenta para o uso do cliente.

 

É muito importante que a empresa desenvolva um bom gerenciamento dos seus leads, pois isso agrega benefícios como:

 

  • Atração e retenção dos clientes certos para a sua marca;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Aceleração no processo de educação do cliente;
  • Aumento da produtividade da sua equipe de vendas;
  • Possibilidade de reter o cliente;
  • Possibilidade de contar com o aumento do número de vendas. 

 

Diante dessas vantagens e benefícios, uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, assim como locais em diferentes segmentos (como as indústrias de adequação nr10) devem investir em um bom programa da gestão de leads, pois isso potencializa o conhecimento sobre o público-alvo, assim como as pessoas que de fato têm interesse em sua marca no ambiente digital. 

Qual a diferença entre leads MQL e SQL?

Vamos entender a diferença entre leads MQL e SQL? Um lead direcionado para o MQL é uma pessoa que chegou agora em seu site e se tornou um visitante.

MQL

Geralmente, o MQL é uma pessoa que foi prospectada e que pode ser uma persona adequada para o seu negócio. 

 

Essa pessoa está dentro de uma jornada de compra que pode ser mais longa, ou seja, está ainda no topo do funil, que implica um processo de conhecimento e educação por parte da marca. 

 

Depois, quando essa pessoa se interessa mais pelo negócio, ela pode preencher uma landing page, baixar um e-book ou até mesmo fazer algum cadastro que relacione um contato dela com a marca. 

SQL

No caso de um cliente SQL, estamos falando de um lead que já está qualificado para as vendas, ou seja, a equipe de marketing e de vendas da sua empresa de prateleira inox suspensa conseguiu identificar que essa pessoa de fato tem potencial para a compra. 

 

Isso ocorre porque ela já passou pelas etapas do funil de vendas e está mais perto de tomar a decisão de compra. 

 

Dessa forma, podemos resumir que o SQL já é um lead que tem a intenção de realizar a compra em sua empresa. 

 

Com isso, a diferença básica entre um MQL e um SQL é a intenção no momento de compra e de forma consequente, a etapa na jornada de compra. 

 

Com isso, a equipe de marketing, antes de passar uma pessoa para a equipe de vendas precisa entender qual é a intenção de compra, ou seja, em que fase da jornada de compra essa pessoa se encontra. 

 

Algumas formas de fazer isso é verificar se a pessoa é um visitante iniciante ou recorrente do seu site de vistoria predial

 

Uma pessoa que visita o seu site pela primeira vez pode ser classificada como um MQL. Essa pessoa está iniciando a jornada de consumidor e está coletando informações sobre a sua marca, assim como entendendo quais produtos e serviços são oferecidos. 

 

Por outro lado, um visitante que é recorrente do seu site, que navega pelas páginas e que até mesmo, baixa conteúdo da sua empresa, pode ser visto como um lead SQL. 

 

Ou seja, essa pessoa está mais perto de uma decisão de compra e gosta das informações que são oferecidas em seu site. 

 

Diante disso, é muito importante que sua empresa faça uma análise para identificar a diferença entre os leads, assim como qual é o perfil das pessoas que visitam a sua marca. 

Por que é importante que a empresa esteja atenta a essas diferenças?

Você já deve ter entendido qual é a diferença entre o lead MQL e o SQL. Mas, por que as empresas precisam ter o conhecimento acerca dessas diferenças, assim como da localização desse cliente?

 

Isso é importante pois é por meio dessa diferença que sua empresa consegue entender qual é o conteúdo que deve ser oferecido ao cliente. 

 

No ambiente digital, a segmentação e personalização são aspectos essenciais, já que um conteúdo não  pode ser visto de forma generalizada pelos diferentes públicos. 

 

Entender sobre o lead é saber em qual jornada da fase de compra essa pessoa está. 

 

Por exemplo, se uma pessoa já decidiu fazer a contratação dos serviços de uma higienização de uniformes, não vale a pena enviar um conteúdo introdutório para ela sobre os benefícios da dança. 

 

Para essa pessoa, já compensa enviar um conteúdo promocional referente às outras aulas oferecidas. 

 

Por outro lado, se a pessoa está visitando o seu site, ela ainda está em uma fase de conhecimento do seu negócio. 

 

Dessa forma, fazer uma ligação de venda pode representar um ponto negativo nessa etapa da jornada de compra do cliente. 

 

Por isso, é essencial que a empresa faça uma análise das métricas, assim como saiba interpretar os resultados oferecidos pelas plataformas digitais, de modo a conseguir compreender qual lead essa pessoa é. 

Contudo, um lead MQL pode se tornar um SQL?

O grande desafio das empresas dentro do cenário digital é converter pessoas em clientes, ou seja, fazer com que o cliente contrate o serviço de fabricante de painéis elétricos ou qualquer outro que esteja relacionado à marca. 

 

Para que isso ocorra, é necessário que essa pessoa avance na jornada de compra, ou seja, saia de um lead MQL para um SQL. Ou seja, é necessário que a empresa pense em estratégias que sejam direcionadas para o avanço do lead MQL em SQL. 

 

Para entender melhor, é importante que a empresa rastreie o comportamento do cliente que acessa a página. 

 

Na fase inicial, é importante oferecer um conteúdo educativo, explicativo e que tire as dúvidas do cliente acerca de um determinado tema.

 

Após essa fase, você pode oferecer landing pages ao lead, para o preenchimento de alguns dados e o envio de conteúdo via email marketing. 

 

Essa é a fase que chamamos de nutrição de leads, na qual o lead percebe que sua empresa é uma autoridade na marca. 

 

Com o avanço dessa pessoa na jornada de compra e nas respectivas etapas, sua empresa pode trabalhar com o envio de algumas ofertas, assim como descontos e promoções em uma prótese capilar curitiba ou em outras empresas parceiras. 

 

Com posse de alguns dados dos clientes e identificando o retorno dessa pessoa ao seu site, assim como uma interação com os descontos e promoções que são oferecidas, a equipe de marketing pode transferir esse cliente para a equipe de vendas, que fica responsável por fazer ligações e oferecer produtos e serviços personalizados. 

 

A partir disso, sua empresa começa a ter uma percepção detalhada sobre quem é o cliente, seus interesses, necessidades e as formas de trabalhar para uma melhora do seu desempenho. 


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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