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Como desenvolver Landing Pages do zero?

Atualizado: 19/09/2023 - 16:09 | Cadastrado: 20/10/2022 - 13:10
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A preparação de uma estratégia de marketing digital demanda a aplicação de diferentes técnicas. A inclusão de uma Landing Page do zero, ou página de destino, por exemplo, se mostra uma decisão segura para quem quer atrair e converter leads, ou seja, os clientes em potencial.

Não existe uma abordagem única para todas as páginas de destino, sendo praticamente impossível encontrar, mesmo que seja a criação de uma landing page do zero, o modelo perfeito para se aplicar em uma campanha publicitária online.

Embora as páginas de destino compartilhem as mesmas metas de conversão, como elas são geradas depende de fatores distintos, como público-alvo, marca, objetivo e a ação que se deseja que os usuários executem.

Isso significa que, para realmente criar a landing page do zero perfeita, é preciso dedicar tempo, pesquisar e realizar testes A/B para descobrir o que funciona para cada empresa e campanha.

Como reconhecer uma landing page do zero?

Uma landing page do zero é uma página da internet destinada a capturar as informações de contato dos visitantes do site em troca de uma oferta de valor. Isso ocorre por meio do chamado formulário de captura de leads.

O objetivo de uma landing page é começar a converter visitantes anônimos em leads qualificados, como pessoas que procuram por corte a laser metal, ou na cidade em que reside, obtendo seus dados de contato e interesses.

Além disso, a definição da página de destino sugere a inclusão de, ao menos, uma CTA (Call To Action), levando os usuários a interagirem com o negócio, efetivando ações como:

  • Assinar boletim informativo;
  • Baixar um e-book;
  • Inscrever para a conferência;
  • Participar do webinar.

Uma landing page significa muito para o desenvolvimento dos negócios. Apesar da copy precisar ser escrita de forma convidativa, e a página em si ser agradável de se ver, ela deve servir a um propósito utilitário de geração de leads em primeiro lugar.

Esta página tem objetivos e KPIs (Key Performance Indicator), isto é, indicadores-chave de desempenho, para que a utilidade possa ser mensurada e calculada.

A landing page do zero pode fazer parte de um site ou não compor nenhum.

Notavelmente, no último caso, é uma página da internet independente, possuindo uma URL exclusiva separada.

Contudo, é importante ressaltar que mesmo quando vinculado a um domínio específico, a landing page deve ser uma página de acesso simples e criada unicamente com esse propósito.

A chegada dos leads nas landing pages

Os usuários chegam na landing page ao clicar em anúncios contextuais, banner ou direcionados, como um boletim informativo por e-mail, um PPC (Pay Per Click), entre outros locais digitais.

Cada um desses “desembarques” é considerado parte de uma campanha publicitária para um público-alvo, que pode ter interesse em comprar nobreak, ou outros periféricos tecnológicos, por exemplo.

O objetivo principal de uma landing page é transformar um visitante em um lead, ou seja, alguém interessado em comprar produtos ou serviços.

Também pode ser um comprador real, caso esse visitante realize imediatamente a ação necessária no site e clique em um botão.

Dicas para construção de landing page do zero

A construção de uma landing page exige a escolha por palavras-chave segmentadas e relacionadas aos temas propostos na campanha de marketing digital.

Além disso, é preciso contar com CTAs bem posicionadas e que expliquem que o usuário será direcionado para uma página de ação. Por isso, vários elementos devem ser considerados, como objetivo e metas para a construção da landing page do zero.

1. Relevância das landing pages para o anúncio
As landing pages devem ser relevantes para o anúncio PPC ou banner no qual o visitante acaba de clicar.

Ele precisa corresponder às expectativas de quem anuncia. Se isso não acontecer, o visitante se perguntará se está na página certa e a ação esperada pela marca pode não ocorrer.

Portanto, se eles clicaram em um anúncio de iluminação para loja comercial, eles precisam ver o nome e a imagem do produto quando chegarem à página, bem como outros detalhes importantes para uma cotação.

Isso garante uma transição suave do anúncio para a página de destino e evita o risco de que eles saiam do site imediatamente.

2. Pense no tamanho das landing pages
Nesse ponto, o tamanho da landing page com melhor desempenho pode depender do tipo de produto, do público-alvo e dos objetivos da campanha.

Em poucas palavras, a página de destino precisa ser longa o suficiente para vender um produto ou serviço de forma eficaz, mas não tão longa que prejudique a experiência do usuário e desencoraje os visitantes.

Uma página de destino mais longa tem algumas vantagens importantes.

Ela permite mais espaço para transmitir as diferentes características e benefícios de um produto e ou serviço de mangueiras hidráulicas e conexões, portanto, mais chances de convencer os clientes a comprar ou contratar.

Por esse motivo, pode funcionar bem para produtos mais complexos, aqueles que exigem mais atenção dos compradores.

Já as páginas de destino mais curtas têm a vantagem da brevidade e podem transmitir os recursos e benefícios de um produto em alguns pontos simples.

Isso pode acelerar o processo de decisão e levar a mais conversões, embora a desvantagem potencial seja que os clientes podem ter perguntas não respondidas sobre os produtos.

3. Chamadas à ação claras
Uma boa página de destino deve deixar os clientes sem dúvidas sobre onde eles precisam clicar para comprar um produto, marcar um horário ou qualquer ação que se queira que os usuários tomem.

Algumas dicas gerais para um bom CTA é de que, primeiro, deve ser fácil de encontrar, para que os usuários gastem o menor tempo possível até agir.

A chamada para ação de um site de estopa para limpeza deve estar em uma posição de destaque, enquanto vários CTAs podem ser usados ​​para páginas de destino mais longas.

Outra dica, a segunda, é o destaque em relação ao todo. Isso geralmente é sobre o tamanho e cor de um botão, bem como a frase utilizada.

Assim, deve ser grande o suficiente para identificar a CTA, enquanto pode ajudar a escolher uma cor que contraste com o restante da página.

N
ão há resposta certa ou errada aqui, mas a cor deve ajudar a destacar o CTA.

As palavras usadas no CTA real devem deixar claro o que acontece quando o usuário clicar, seja para adicionar a compra ao carrinho, ou solicitar o download de um e-book.

4. 
Mantenha as distrações no mínimo
O objetivo de uma landing page é converter, por isso faz sentido remover todos os elementos que poluam as informações e possam comprometer esse objetivo.

Imagens e conteúdo devem ser usados ​​com cuidado, fornecendo apenas o suficiente para ajudar o usuário a tomar a decisão e não distraí-lo com muitas informações.

Essas ferramentas devem ser suficientes para apresentar telefones Voip preços praticados pela empresa fornecedora, ilustrando a proposta. Contudo, precisam ser objetivos.

Muitos sites optam por remover elementos de navegação para que os clientes se concentrem na página.

5. Construa e ganhe a confiança do lead
Se uma página de destino parecer não confiável, isso pode desencorajar os compradores.

Isso é especialmente importante para empresas menores que não são bem conhecidas pelo comprador que chega por meio de um anúncio pago.

Essa confiança pode ser passada de diferentes formas por uma loja de assistência técnica de manutenção de nobreak e outros equipamentos eletrônicos.

A aparência da página, por exemplo, pode ajudar bastante. Se parecer profissional e fácil de usar, este é um bom primeiro passo.

Além disso, os sites podem adicionar comentários de usuários, menções da imprensa, depoimentos de clientes e mensagens sobre pagamento seguro para ajudar a tranquilizar os potenciais clientes.

6. Tempo de carregamento
As páginas de destino precisam ser carregadas rapidamente para serem eficazes.

Os usuários podem ficar frustrados com o carregamento lento das páginas e podem sair antes que termine.

Além disso, a velocidade da página é um fator de classificação do Google, sendo algo que também é levado em consideração como parte do índice de qualidade.

7. Testar e melhorar
Nenhuma página de destino é perfeita, portanto, elas devem ser continuamente testadas e aprimoradas para otimizar o desempenho.

Elementos como comprimento da página, posicionamento de CTAs, cópia da página, imagens e muito mais podem ser testados e ajustados para encontrar o melhor equilíbrio.

8. Pense nos usuários de dispositivos móveis
Com o uso da internet móvel se tornando inevitável para muitos usuários, as landing pages devem funcionar para visitantes móveis que procuram de transformadores de tensão a roupas para festa, ou acessórios para veículos.

Eles precisam carregar rapidamente, ser fáceis de ler e os formulários precisam ser compatíveis com dispositivos móveis para maximizar o ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno de investimento, sobre as visitas.

De fato, usar o celular a favor faz parte do processo de construção da landing page do zero.

Dessa forma, fica mais fácil aplicar o preenchimento de formulários, adaptar ao teclado de smartphone, adicionar atalhos de pagamento móvel e, até mesmo, usar números de telefone como um CTA, se quiser impulsionar visitas à loja física ou firmar compromisso em aplicativos de mensagem.

Lembre-se que cada vez mais esses dispositivos são usados para pesquisar, se relacionar e adquirir produtos e serviços.

Conclusão

Quanto mais campanhas com landing page tiver, melhor para o marketing digital da empresa.

Cada uma delas abre uma série de oportunidades de converter os visitantes do site em leads e, assim, tornar o negócio mais bem-sucedido e lucrativo.

Ao executar tarefas muito específicas, além do site e-commerce, as páginas de destino podem fortalecer a presença digital.

Deste modo, criar uma landing page do zero com qualidade é fundamental para desenvolver a marca.

Vale lembrar que o processo geralmente não leva muito tempo ou dinheiro. Mais ainda, o investimento que se faz tende a ser recuperado rapidamente.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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