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66,5% dos links quebrados: O que indica a pesquisa do ahrefs e como solucioná-lo

Cadastrado: 10/10/2022 - 07:10
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Os
links inativos podem ser um problema para sua estratégia de SEO, otimização para mecanismos de busca, pois levam seus visitantes a páginas quebradas e o Google passa a ver seu domínio com menos autoridade.

Dessa forma, é essencial entender a importância de uma estratégia de link building e como evitar ter links inativos.

É bem provável que você tenha passado pela experiência de checar um site ou um post de blog, e ao clicar para checar mais informações em um link ir parar em uma página quebrada.

Você pode até pensar que isso não ocorre muito, mas de acordo com o Siteefy, existem cerca de 1,17 bilhão de sites em todo o mundo e 83% deles estão inativos.

Será que você se lembra de todos os links que inseriu nas postagens de seu blog a dois ou mais anos atrás? Você precisa ter certeza que eles ainda estão lá para que seus resultados orgânicos não sejam afetados.

Há pouco tempo, o Ahrefs lançou um estudo mostrando que 66,5% dos links para sites quebraram nos últimos nove anos e informando quais as principais causas para isso acontecer.

Neste artigo você vai aprender mais sobre esse tema, além de aprender como evitar ter links inativos em seu domínio para torná-lo mais forte.

O que está acontecendo com os links dos sites?

Assim como sabe uma empresa de consultoria ambiental, o Ahrefs é um software muito popular entre as pessoas que trabalham com SEO. Entre suas ferramentas podemos citar:

  • Auditoria em sites;
  • Link building;
  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Análise de concorrentes.

Todas essas são funcionalidades muito úteis para construir estratégias digitais e tomar as melhores decisões. Iniciada uma análise em janeiro de 2013, o Ahrefs analisa o desempenho dos links das páginas da web.

E segundo eles, 66,5% dos links que apontam para 2.062.173 sites estão quebrados, e 6,45% apresentam erros temporários.

Isso é prejudicial para a experiência do usuário e para o SEO, uma vez que o Google reconhece isso como um problema que pode afetar a posição da sua página na SERP.

Por que esses links estão sendo perdidos?

Ocorrem diferentes razões pelas quais um link pode ser perdido e o estudo da Ahrefs identificou os 7 mais comuns:

  • Caiu (47,7%);
  • Link removido (34,2%);
  • Erro de rastreamento (6,45%);
  • Redirecionamento (5,99%);
  • Não encontrado (4,11%);
  • Não canônico (0,82%);
  • Não indexado (0,73%).

Quando uma página não pode ser rastreada ou indexada, ela cai. Normalmente acontece quando a página ou o domínio não existem mais. Já um link removido é diferente, porque a página ainda existe mas não está mais vinculada a você.

Isso pode ocorrer normalmente durante uma atualização de conteúdo ou porque o responsável pelo site decidiu não vinculá-la mais a você. Quando um mecanismo de pesquisa como o Google, tenta acessar uma página da web e falha, ocorre um erro de rastreamento.

Supondo que a página apareça depois de um novo rastreamento, o problema foi resolvido. Mas se não houver uma solução, a página pode cair.

Uma ação muito comum quando um site de automação industrial é migrado, é o redirecionamento.

Mas é preciso ter certeza que o link está sendo direcionado para a URL correta, além de evitar muitos redirecionamentos. Se um link não é redirecionado corretamente, seu status muda para perdido.

No caso de um link não ser encontrado, significa que a página foi excluída, de forma que mesmo com um redirecionamento ou um novo conteúdo publicado, o status não será alterado.

As páginas canônicas é algo que você não precisa se preocupar, significando a mudança do local do link, como quando ele muda de HTTP para HTTPS.

Uma página de célula automatizada marcada como “noindex” são consideradas perdidas pela Ahrefs, porque embora existam, não serão encontradas pelo mecanismo buscador.

Devemos ressaltar aqui que a Ahrefs aplicou suas próprias ferramentas para desenvolver este estudo, mas para auditar seu próprio site você pode usar softwares como o SEMRush e o Screaming Frog.

Por que o link building é importante para SEO?

Ao inserir links em um site ou blog, damos aos usuários a chance de conferi-los e informamos ao Google que nossa página está conectada a outras páginas internas e externas.

Assim como você nunca recomendaria a um amigo uma coisa ruim, o Google também não o faz com seu público, de forma que links quebrados perdem a autoridade perante o buscador.

Esse é o motivo pelo qual seus links devem ser muito bons para que seu SEO funcione, tanto via ações on-page quanto off-page.

SEO on-page

Nesse caso, esse tipo de SEO envolve todos os links internos no seu site ou blog de dispositivos de controle industrial.

Não se trata apenas de inserir links, mas sim de fazê-lo com base em uma estratégia bem definida. O topic cluster, ou link principal, é o mais importante pois ele determina quais artigos são essenciais para sua estratégia de SEO.

SEO off-page

Já o SEO off-page é uma estratégia dedicada a inserir links externos em seu site, e também contar com outras páginas com links para a sua página.

É comum que algumas pessoas pensem que pode ser um risco incluir links externos em seu conteúdo porque os visitantes podem sair da página e nunca mais voltarem. Uma boa opção para resolver esse receio, é ativar a opção de abrir links externos em uma nova aba.

Uma empresa de serviço de cross docking sabe que esse tipo de link building oferece uma boa experiência aos leitores e faz com que o Google veja que sua página está conectada a bons domínios.

Isso vale também quando outras páginas têm links para as suas. Dessa forma, é importante ter bons parceiros para a troca de links e criar conteúdos realmente relevantes e compartilháveis.

Imagine em um exemplo, como seria relevante se no site do Ministério da Educação aparecesse um link para o seu site.

Como evitar links inativos em seu site?

Após você ter entendido a importância de uma estratégia de criação de links, vamos aprender como evitar que links inativos apareçam em seu site de desenvolvimento de software automação comercial.

Auditoria de SEO

A primeira coisa a se fazer é executar uma auditoria de SEO. Para quem tem um site enorme, com uma grande quantidade de conteúdo, uma auditoria provavelmente levará algumas horas para ser concluída.

O interessante é que os resultados mostrarão tudo que precisa ser corrigido. É indicado fazer isso a cada trimestre, mas você pode fazer a cada semestre.

Substitua ou redirecione os links

Após identificar todos os links inativos que você possui, o próximo passo é substituir por novos conteúdos na mesma URL ou redirecionar os usuários para outras páginas semelhantes.

Em sua empresa de ERP integrado, tenha em mente que todo link inativo é um problema para o Google. Corrija-os o mais rápido possível para melhorar o desempenho e o rankeamento de suas páginas.

Transforme links inativos em  novas oportunidades

O fato é que os links inativos podem ser uma boa oportunidade para fazer novos parceiros de links. Entre os especialistas de SEO, uma prática comum é substituir um link externo quebrado para a página de outra pessoa.

É possível empregar ferramentas para descobrir links quebrados, como o SEMRush, ajudando nesse processo.

Depois você pode entrar em contato com a pessoa responsável pela página e dizer que você incluiu um link externo para sua página e se é possível ter um link seu na página dessa pessoa.

Caso você encontre links inativos no domínio de alguém, pode usar uma boa abordagem para incluir seu link nele. Você pode entrar em contato com o responsável da página e informar que possui um ótimo conteúdo para substituir aquele link quebrado.

Sua empresa de atualização de firmware, depois de pôr em prática cada uma dessas dicas nunca mais vai ter problemas com links quebrados.

Considerações finais

Como você pode conferir através de estudos, 66,5% dos links das páginas estão quebrados e isso é um grande problema para quem os gerencia. Um link quebrado representa uma experiência ruim do usuário, pois ninguém gosta de clicar em uma página que não existe.

Isso se reflete diretamente nas estratégias de SEO, pois os mecanismos de busca procuram a melhor experiência para o usuário. 

Siga nossas dicas e revise seus links buscando garantir que todos estejam funcionando ou que redirecionam para uma página com conteúdo útil. Neste artigo você aprendeu mais sobre a importância dos links para as estratégias de uma empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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