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5 maneiras de como melhorar a performance do seu site

Atualizado: 18/09/2023 - 17:09 | Cadastrado: 06/09/2022 - 09:09
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À medida que cada vez mais as interações com as empresas passam do mundo real para os espaços digitais, todas devem se atentar em
melhorar a performance do seu site, se tornando uma preocupação principal para negócios de todas as formas e tamanhos. 

O desempenho do site, no entanto, pode significar muitas formas diferentes para pessoas diferentes, dependendo do tipo de bem ou serviço que estão oferecendo. 

Algumas empresas que lidam com informações confidenciais, como bancos ou agências governamentais, podem estar mais preocupadas com segurança e confiabilidade. Por isso, a consideram um elemento do desempenho do site.

Uma empresa focada no envolvimento do usuário, como jogos online ou educação, pode interpretar o desempenho do site de forma essencial, assim como a eficácia que alarmes de incêndio possuem em uma situação de emergência.

De qualquer maneira, em quaisquer circunstâncias, melhorar a performance do seu site pode ser interpretado de forma personalizada, mas como aspecto central do desempenho, a ideia geral é que seja crítico para todos os negócios com presença online focado na velocidade.

Por que a velocidade do site importa tanto? 

Como resposta a essa pergunta, vale ressaltar que se trata de um fator crítico para alcançar uma experiência de usuário positiva. 

Já faz muito tempo desde que os modems discados permitiam para que a maioria das pessoas acessassem a Internet, e os usuários se acostumaram a acessar páginas da internet em apenas alguns segundos. 

Quando essas páginas não carregam dentro do prazo esperado, os usuários são rápidos em desistir. Segundo uma pesquisa da Kissmetrics, a taxa de rejeição aumenta se a página levar mais de 2 segundos para carregar. 

Um site de carregamento rápido também alivia qualquer ansiedade que um usuário possa ter com a qualidade do site, atuando como lençol de chumbo o tempo todo, fortalecendo a confiança em sua marca. 

Se você puder oferecer uma experiência online rica rapidamente, é muito mais provável que você alcance o resultado desejado de seus usuários.

Também é importante considerar as melhorias na escalabilidade que vêm com um site mais rápido. 

Um site que tem a capacidade de fornecer conteúdo rapidamente aos usuários têm menos probabilidade de sobrecarregar os servidores e causar interrupções. 

Quando você melhora a velocidade por meio do armazenamento em cache, seu site se torna mais escalável e capaz de lidar com picos no volume de tráfego devido à sazonalidade de feriados ou uma campanha de marketing bem-sucedida. 

Além disso, um site rápido com chaves codificadas, especialmente um com uma estratégia de cache distribuída globalmente, tem mais chances de resistir a um ataque de negação de serviço (DDOS), que está se tornando cada vez mais comum.

Para melhor compreensão, vale seguir as 5 maneiras que podem ser aplicadas para melhorar a performance do seu site.

1. Desempenho do site

Seu site reflete diretamente sua empresa, produto, serviço ou o que quer que você esteja tentando comercializar.Isso significa que você precisa estar ciente de como seus espectadores atuais percebem seu site, por meio de questões importantes, como:

  • A página de destino carrega muito lentamente; 
  • O tema do site é muito colorido;
  • A impressão que o site evoca;
  • Texto confuso ou fonte ilegível.

Caso seu site tenha tags de título elegantes, conteúdo de alta qualidade, um layout adequado e uma estrutura de site com conexão remota eficiente, você está satisfazendo critérios importantes que desempenham um papel quando se trata de tráfego online. 

Ficar de olho nos detalhes é mais importante do que se imagina. Mesmo pequenas interferências, como navegação lenta ou tempo de carregamento, bem como uma estrutura geral não intuitiva, podem afetar quanto tempo alguém passa em seu site. 

Todos esses fatores podem influenciar seu tráfego, tanto de forma positiva quanto negativamente. Eles também estão conectados à velocidade do seu site, que é o próximo ponto.

2. Acelere seu site

As pessoas são impelidas a se manter em um site quando ele apresenta carregamento lento. Você sabia que mesmo um atraso de 1 segundo na resposta da página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões? Esse fato foi confirmado por um estudo do Neil Patel abordado em um artigo no site C2TI.

Portanto, quanto mais rápido os usuários podem navegar por sites de empresas de segurança patrimonial, melhor será para o tráfego, pois isso incentiva os clientes a gastar tempo navegando por entre as páginas de maior interesse.

Se você tiver problemas neste departamento, uma maneira de acelerar seu site é usar uma CDN (Content Delivery Network), isto é, um grupo de servidores alocados geograficamente projetados para trabalhar juntos para acelerar a distribuição do conteúdo do seu site na Internet. 

Ao aumentar a eficiência da distribuição, as CDNs proporcionam uma experiência de usuário muito mais agradável.

3. Otimização para o mercado mobile

A título de curiosidade, desde 2018 o Google anunciou que a velocidade passou a ser um fator de ranqueamento mobile.

Isso mostra que desenvolver um design móvel responsivo deve ser a prioridade de todo negócio online, desde uma financiadora de carros e motos, até restaurantes, lanchonetes, lojas e magazines.

Em outras palavras, isso significa que os sites que oferecem versões para equipamentos mobiles, como celulares smartphones, tablets e centrais multimídia bem desenvolvidas e acessíveis têm uma classificação mais alta do que aqueles que não oferecem.

Se você não tiver certeza de como seu site é compatível com dispositivos móveis, use o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para verificar.

Quanto mais rápido e responsivo for o seu site no celular, principalmente, maior será o seu tráfego de retorno, pois as pessoas que pesquisam em um smartphone valorizam a experiência do usuário.

Faça com que a versão mobile do seu site seja fácil de navegar, tendo a certeza de que seu conteúdo seja visível, agradável aos olhos e que você esteja usando fontes legíveis e simples. Não esqueça também a formatação de texto adequada.

Teste os infográficos, imagens, vídeos e todos os outros dados visuais que você tem em seu site.

Só porque eles ficam bonitos e organizados no seu site real, não significa que eles terão a mesma aparência no celular. 

Portanto, se você estiver tendo problemas com imagens que podem precisar ser redimensionadas, certifique-se de ter as ferramentas certas para isso.

Resumindo, focar no desenvolvimento de uma estratégia mobile apropriada ajuda você a satisfazer os critérios de classificação do Google.

4. Conteúdo Evergreen

Conteúdo útil e relevante pode aumentar seu tráfego significativamente, mas conteúdo perene o fará disparar. Isso não diminui a importância do conteúdo tópico, mas simplesmente sugere que o conteúdo evergreen deve dominar.

Por exemplo, se você estiver escrevendo sobre as principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization), isto é, otimização de mecanismos de busca em 2019, é provável que, em 2022, o post se torne irrelevante. 

Como dica, vale sempre atualizar seu conteúdo de formato longo para que ele continue classificando e trazendo valor aos leitores que pesquisam sobre limpeza química e melhor segurança nos grandes centros urbanos, por exemplo, assunto sempre em pauta. 

No entanto, se você escrever sobre as principais técnicas de SEO para usar em seu site de segurança patrimonial, em geral, esse conteúdo terá relevância a longo prazo.

Da mesma forma, se você escrever uma resenha de blog sobre um equipamento eletrônico recente, isso rapidamente perderá o propósito assim que o próximo aparelho aparecer no mercado. 

Entretanto, se você escrever sobre o que os clientes devem prestar atenção ao comprar um novo telefone, você terá um conteúdo perene.

O conteúdo do seu site basicamente precisa resistir ao teste do tempo, pois ele afeta a capacidade de compartilhamento, leads, relevância e popularidade na área em que sua empresa atua, afetando consideravelmente o tráfego do seu site.

5. Use as redes sociais

As plataformas de rede social são tão versáteis que você pode usar todas elas em uma estratégia omnichannel, ou fazer uma seleção com base no que faz sentido para o seu nicho e setor. 

No entanto, quanto mais você promover seu site de proteção radiológica nas redes sociais, maiores serão as chances de atrair novos visitantes.

Certifique-se de criar um plano de rede social adequado. Prepare imagens visualmente atraentes para o Instagram, tweets para o Twitter ou enquetes para o Facebook. 

Aumente seu número de seguidores para garantir que você também aumente o número de visitantes do site, mesmo que seja necessário criar estratégias diferentes. O que pode funcionar em algumas plataformas pode ser um desastre em outra.

Concentre-se em usar uma variedade de ferramentas visuais também, além de compartilhar conteúdo visual com mais frequência, como filmar vídeos mais curtos e publicá-los na rede social que melhor lhe convém, e onde está seu público-alvo.

O mais importante, porém ,está na interação com seu público. Faça perguntas, responda às deles, mas também tente não exagerar. 

Conclusão 

De modo geral, seguir essas sugestões certamente ajudará seu tráfego orgânico a aumentar. Você sabe o que funciona melhor para o seu site e o que você precisa. 

Uma estratégia de tráfego organizada e de longo prazo, quando feita de maneira correta, supera qualquer outra abordagem de marketing. 

A sociedade atual vive em uma era digital com milhões de opções pela internet e, por isso, melhorar a performance do seu site pode ser o que falta para que os usuários escolham sua empresa, ao invés da concorrência.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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