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KPI: Veja como mensurar os resultados do seu site

Cadastrado: 20/10/2022 - 14:10
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O KPI se tornou um conceito extremamente importante para quem possui um negócio dentro do universo digital e entende a necessidade de manter o controle e organização dos resultados que são gerados.

Não há como negar que a era digital e o boom da internet com as redes sociais mudaram por completo o nosso mundo, fazendo com que não apenas as pessoas tivessem um novo estilo de vida, mas também as empresas.

Isso porque, se antes era quase impossível construir um negócio de sucesso, com a chegada da internet isso nunca foi tão simples e até mesmo acessível para as pessoas dos mais diferentes lugares do mundo.

Entretanto, migrar um negócio físico para o meio digital ou até mesmo criar um do zero dentro do ambiente virtual requer muito cuidado não apenas com as estratégias usadas, mas também com os resultados gerados.

Por isso, muitas marcas gostam de contar com um bom controlador de acesso empresas para que ajude na melhor organização dos acessos que uma empresa recebe através de seu site na internet.

Uma marca que constrói o seu negócio dentro do ambiente digital sabe a importância que é ter um site onde consiga produzir conteúdos para atrair novos clientes e até mesmo para realizar a venda de seus produtos ou serviços.

E aprender a analisar os resultados gerados por lá é tão importante quanto analisar o comportamento do seu público-alvo ou as melhores estratégias para que você chegue onde deseja de maneira rápida e eficaz.

Muitos empreendedores acham que todo resultado que chega é positivo, mas isso não é verdade, e acreditar nessa premissa pode colocar toda a sua empresa em risco, pois nem sempre os resultados podem ser os esperados ou os positivos.

Por isso, assim como uma empresa conta com um bom serviço de outsourcing de TI para garantir a qualidade de seus sistemas, contar com ferramentas e conceitos que ajudem na análise dos resultados também é essencial.

Isso porque analisar seus resultados é tão importante quanto analisar qualquer outra coisa que acompanha a sua empresa e te ajuda a ter uma maior e melhor visão sobre tudo o que compõe o seu negócio.

Pensando nisso, hoje iremos conhecer a fundo o conceito de KPI, a importância dela para as empresas, quais os principais a serem analisados e como esse processo pode fazer toda a diferença no seu negócio, seja qual for o tamanho ou segmento dele.

Entenda o que é uma KPI e a sua importância

KPI é a sigla para o termo Key Performance Indicator, que em português podemos entender como Indicador-chave de Performance. Como o próprio nome já diz, ele foca na avaliação do desempenho de algum indicador da sua marca.

Esses indicadores nada mais são do que determinados resultados gerados por uma marca dentro do universo digital, seja ela a produtora da melhor declaração de importação do mercado ou uma loja de cosméticos.

Todo negócio possui os seus indicadores-chaves, que são aqueles resultados que mais fazem a diferença na empresa, seja o aumento das vendas, do faturamento, de uma boa avaliação dos clientes ou qualquer outra.

O conceito de KPI surgiu justamente para ajudar as empresas a avaliarem com mais eficiência e imparcialidade os seus resultados, sabendo que se eles realmente são bons ou se precisam de uma mudança para serem melhores.

Existem diversos tipos de KPIs, que iremos abordar mais à frente, mas cada um deles possui a sua importância, que em suma é justamente ajudar as empresas a terem um melhor e maior controle sobre o desempenho de suas estratégias.

Elas servem para os mais diversos tipos de negócios, desde uma prestadora de serviço como o monitoramento ambiental ou para uma marca que vende produtos físicos, como produtos de limpeza para casa.

Seu principal objetivo é fazer com que os empreendedores entendam mais sobre o desempenho de suas marcas e estratégias dentro do mercado, tornando a avaliação de seus resultados mais eficiente e ajudando na melhora da tomada de decisões.

Por isso, entendemos que os KPIs, seja qual for, surgiram dentro do universo do marketing digital para ajudar as empresas a obterem resultados de qualidade, se preocupando não apenas com os números, mas com o valor deles.

Os principais tipos de KPIs

Como mencionamos anteriormente, os KPIs possuem os seus tipos, que variam bastante e cada um entrega algo diferente, mas muito valioso às marcas.

Por isso selecionamos alguns dos principais para que você comece a avaliar o desempenho de cada uma dentro do seu site, confira:

Visitas

As visitas dizem respeito ao total de pessoas que visitaram o seu site de calibração de equipamentos de medição, por exemplo. Cada novo usuário que surge dentro do seu site é considerado uma visita.

Esse KPI é muito importante para que você mantenha o controle de quantas pessoas está conhecendo o seu negócio e, com base nisso, saiba o que fazer para que elas consumam o que você oferece.

Cliques

Já os cliques dizem respeito ao número de pessoas que clicam no link de acesso ao seu site ou a outra página dentro do seu site. Através de ferramentas que iremos citar mais à frente é possível ter o controle de quantos cliques cada página do seu site recebe.

Com esse KPI é possível monitorar qual página do seu site mais recebe cliques, o que te ajuda a entender o que os usuários mais procuram dentro do seu site e investir nisso para que eles sejam levados a ação de compra do seu produto ou serviço.

Leads

O lead é um conceito do marketing digital que serve para caracterizar aquele usuário que tomou alguma decisão que faz com que ele seja visto como um potencial cliente, seja de uma marca que vende tampa Articulada de esgoto ou ofereça algum serviço.

Normalmente eles solicitam o contato da empresa ou então adicionam um produto no carrinho. Ações como essas caracterizam os leads e é um importante KPI para se atentar, pois os leads estão a um pequeno passo de se tornarem clientes oficiais da marca.

Vendas

E é claro que não poderíamos deixar as vendas de lado, afinal de contas, qualquer negócio que nasce no mercado deseja justamente ter mais vendas, pois isso é sinônimo de mais faturamento para a empresa e para o empreendedor.

Por isso, é sempre importante estar atento à quantidade de vendas em seu site, ao valor de cada uma delas e por onde vieram os clientes que realizaram essa compra. Tudo isso te ajuda a entender mais sobre como a sua marca tem trabalho para realizar novas vendas.

Seja uma empresa de célula automatizada ou até mesmo uma clínica veterinária, esses KPIs são versáteis e podem ser analisados nos mais diversos tipos de negócios que entendem a importância de aplicar o conceito na empresa.

Ferramentas para te ajudar a analisar KPIs

Analisar esses KPIs pode até parecer um processo muito difícil, mas hoje, com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas ferramentas no mercado, trata-se de algo simples e acessível para todo empreendedor.

É importante citar que os dados apresentados talvez te deixem confuso, mas não desista, a análise de KPI é um processo constante, mas você pode contar com profissionais para te ajudar com isso quando quiser.

Entretanto, existem ferramentas gratuitas e disponíveis na internet e que podem fazer toda a diferena na análise de seus KPIs, algumas das mais usadas e eficientes são:

  • Reveal Analytics;
  • Google Analytics;
  • Baremetrics;
  • SEMrush;
  • Amplitude;
  • Mixpanel;
  • Kissmetrics;
  • Geckoboard.

Seja em um negócio especialista em comunicação visual em acrílico ou até mesmo para um escritório de advocacia ou arquitetura, cada uma das ferramentas acima são essenciais para te ajudar a fazer uma boa análise de seus KPIs.

Os KPIs trazem diversos benefícios para as empresas que nela decidem apostar no momento de análise, tais como melhora na tomada de decisões, segmentação de público, estratégias personalizadas, melhor relacionamento com o cliente e muito outras melhoras.

Tudo isso influencia diretamente nos resultados da marca dentro do mercado, aumentando não apenas os seus números, mas também a qualidade deles, afinal de contas, vale mais a pena ter 10 clientes fiéis do que 100 que podem te abandonar pelo primeiro concorrente que ver.

Dessa forma você contará com os KPIs como seus principais aliados quando o assunto for uma análise de qualidade sobre os resultados e desempenho das suas estratégias, te ajudando a tomar as melhores decisões que podem mudar por completo o futuro da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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