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Certificado SSL: saiba qual é o mais conveniente para o seu site

Atualizado: 03/11/2021 - 08:11 | Cadastrado: 02/11/2021 - 09:11
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Um site precisa atrair novos visitantes, e com um universo digital cheio de insegurança e notícias falsas é preciso que as empresas e sites pessoais tenham os chamados certificados
SSL, que é  uma forma clara e objetiva de gerar segurança para todos.

 

Recentemente, muitas novas normas para o cenário digital foram integradas para quem tem um site e detém a utilização do uso de dados dos mais variados tipos de pessoas. Isso foi graças à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), aprovada e já vigente para todos.

 

Isso faz com que os sites tenham de vivenciar uma nova perspectiva com o quesito segurança de dados. As normas que protegem o usuário são acompanhadas de multas e restrições rigorosas para as empresas. Surge então, a necessidade de se prevenir.

 

Além disso, assim como um programa gestão comercial existem diversos benefícios que a confiança do seu consumidor pode agregar dentro do site considerado seguro no universo digital.

 

Podemos começar pelo melhor ranqueamento nos mecanismos de busca. Os usuários são acostumados a utilizar o Google, BIng, Yahoo e outros variados sites de busca. Cada um desses sites funcionam com um tipo de algoritmo parecido. 

 

Esses algoritmos ranqueiam os melhores sites  de acordo com o que apresentarem. Existem profissionais que são especializados em estruturar sites capazes de estarem melhor ranqueados dentro desses algoritmos. 

 

É o que você provavelmente já deve ter ouvido ou lido sobre SEO (Search Engine Optimization). Que são diferentes formas de utilizar os algoritmos, que funcionam para fazer os sites serem encontrados de forma mais fácil pelos usuários. 

 

Então, imagine que você faça uma pesquisa no Google em busca de consultoria trabalhista empresarial, os primeiros sites que aparecem como resultados são aqueles que estão melhor ranqueados dentro dos algoritmos.

 

Entre as diversas regras que envolvem o SEO,  ter um certificado SSL é uma das maiores necessidades dentro da internet. Os algoritmos não recomendam sites que não são considerados seguros. 

 

É uma forma dos sites de pesquisa proteger a integridade dos usuários, logo, se você deseja ter um site capaz de conquistar mais acessantes será preciso adquirir o certificado Secure Sockets Layer (SSL) para o seu negócio.

Entendo a forma como os certificados SSL funcionam 

Pense no seu site. Ele contém diversos conteúdos e busca atingir um maior número de pessoas. Você fez um investimento em diversas estratégias de marketing digital para atingir os mais variados tipos de usuários.

 

Até na tradução de sites para conquistar mais usuários internacionais você trouxe para o seu universo digital. Se nesse espaço de tempo você conseguiu obter algum tipo de certificado SSL, você enviará uma cópia desse certificado para o navegador do usuário.

 

Isto é, todo o usuário utiliza de um tipo de navegador para acessar sites, um dos mais usados é o Google Chrome. No momento em que a pessoa entra em seu site, o navegador faz uma série de verificações para proteger o usuário. 

 

Nesse momento, ele encaminha um sinal de reconhecimento para iniciar uma sessão criptografada SSL entre seu site e o navegador do visitante. Após todo esse processo, seu site é considerado seguro e o ranqueamento dele para outros usuários cresce. 

 

É como contratar serviços de escrituração de uma propriedade que apesar de haver moradores ainda não detém a escritura própria. É preciso buscar uma série de verificações para verificar que naquele local moram pessoas.

 

Desse modo, você consegue adquirir a sua escritura junto à prefeitura e todos da sociedade passam a ver aquela propriedade como sua. 

 

Tipos de certificados SSL

Chegou o momento de falar sobre os diferentes tipos de certificados SSL existentes, que abrange número de domínios e subdomínios, e o nível de validação do certificado. Ficará mais simples de entender quando falarmos de cada um dos quatro existentes.

Certificados SSL de domínio único 

Quando um site é criado, é preciso comprar um domínio, por isso todas as páginas que forem hospedadas por aquele sites, terão o domínio dela como centro. Esse certificado assegura um único domínio. 

 

A questão é que caso você tenha um subdomínio, esse certificado não garantirá a segurança dele. Os subdomínios são utilizados, em sua maioria, por sites grandes que precisam criar páginas de suporte para explicar alguma ferramenta, por exemplo.

 

Existem casos de sites que exploram dentro do domínio plataformas de cursos e que consequentemente precisam estar atrelados em um subdomínio para não prejudicar o carregamento da página principal, melhorando o controle de acesso.

Certificados SSL Multi-Domínios

Uma empresa pode deter diversos domínios. Nesse caso, você estará protegendo todos eles de forma completa, mas ele ainda não contempla os demais subdomínios que podem estar atrelados a seu site. 

 

É comum esse tipo de certificado estar atrelado aos nomes Subject Alternative Name (SAN) e Unified Communication Certificate (UCC).

Certificados SSL Wildcard

Um certificado SSL Wildcard único os protege a todos que estiverem utilizando um único domínio e que detém vários subdomínios. 

 

É bastante interessante no contexto onde se detém a criação de uma plataforma de sites mais integrada com acessos padronizados.

Certificados multi-domínios Wildcard SSL

Esse é o último certificado e o mais completo entre todos, já que é capaz de proteger e um único site com vários domínios e subdomínios. Veja que cada um deles é o complemento do outro e a necessidade irá variar do tamanho do seu site.

 

É como desenvolver um software de logistica para a sua empresa. Se você tiver um almoxarifado enorme com diversos processos, é bem possível que precise de algo mais completo.

Porém, se você tiver uma papelaria digital, por exemplo, pode não haver a necessidade de algo tão elaborado. 

Qual o mais conveniente para o meu site?

Entendendo agora quais são os certificados SSL, vejamos como escolher o melhor para a realidade da sua empresa. Saber escolher bem o seu certificado é essencial para saber investir certo o dinheiro da sua empresa. 

 

O Domínio Único é o mais barato, sendo o mais acessível para quem é dono de sites pequenos e objetivos. Por exemplo, um portfólio, currículo e blogs. Há outros exemplos que podem se encaixar. O principal benefício é o preço, mas não garante subdomínios.  

 

O Multi-Domínio é um domínio caro, mas que garante a proteção de diversos domínios de uma só vez. É excelente para sites grandes de empresas que detém vários domínios. É o segundo mais caro dentre os painéis certificados.

 

O Wildcard é um meio termo, o preço não é tão baixo, mas não pode ser considerado caro. O interessante é que protege tanto o seu domínio quanto os subdomínios do seu site. Bom para sites pequenos com um domínio e vários subdomínios. 

 

O Wildcard Multi-Domínio é o mais completo de todos e consequentemente o mais caro. É ótimo para grandes empresas que detém diversos domínios e subdomínios. É, inclusive, utilizado pelos Governos Federal e Estadual. 

Validação dos certificados SSL

Cada certificado detém um tipo de validação emitido pelas chamadas Autoridades Certificadoras (CA). Existem três níveis diferentes de validação para cada um dos certificados.

 

O primeiro é o DV (Validação de Domínio), que é um tipo de validação que ocorre por e-mail e não requer mais investigações por parte da CA.  

 

O segundo é o OV (Validação da Organização) que funciona por meio da verificação do seu negócio entrando em contato direto com você ou sua empresa. Sites que detém esses certificados são considerados extremamente confiáveis.  

 

O terceiro é o EV (Validação Estendida) que ocorre entre sites comerciais e oferece o mais alto nível de confiança e confiabilidade. O processo de validação deles é o mais rigoroso entre todos. 

 

Dentro os quatro tipos de certificados, cada um detém um tipo de validação e é importante para sua escolha saber como cada um deles é validado, Assim, você será capaz de fazer a melhor escolha dependendo do seu objetivo final. 

 

Cada um deles é validado da seguinte maneira:

 

  • Domínio único: DV ou OV;
  • Multi-domínio: EV;
  • Wildcard: DV ou OV;
  • Wildcard multi-domínio: EV.

 

E é dessa forma que cada um dos certificados que explicamos acima é validado. 

Os principais benefícios dos certificados SSL

Garantir que o seu site tenha certificados SSL é permitir que as pessoas saibam que você se preocupou com a segurança delas. 

 

Vejamos de forma objetiva os principais benefícios gerados pelos sites que os detém:

 

  • Acessibilidade a variadas páginas seguras;
  • Fácil de ser obtido por qualquer empresa ou site independente do tamanho;
  • Melhoria no ranqueamento de pesquisa nos sites de busca;
  • Garante autoridade e profissionalismo perante usuários e fornecedores.

 

A vigência das normas trazidas pela Lei Geral de Proteção aos Dados aumentou a necessidade do uso dos certificados.  

 

Todos esses benefícios estão nítidos em letra caixa alta, ou seja, são facilmente identificados. Toda grande empresa precisa ter como meta algum desses certificados. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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