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4 passos para arquitetar a estrutura do seu site

Cadastrado: 24/08/2022 - 13:08
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Na internet, frequentemente as pessoas estão em busca de empresas, produtos e outras coisas. Quando uma pessoa precisa de alguma informação, é bem provável que ela recorra a um
site

 

No momento em que um grupo de pessoas está buscando por algo que o seu site oferece, logo, o ideal é que você transmita todo o profissionalismo possível para o usuário. 

 

Uma das características de um bom site, é a sua aparência, afinal, o primeiro impacto que o usuário terá, será com o design do website. Antes mesmo do usuário ver o que o seu site pode fornecer, ou entrar em contato com você, primeiro, ele irá ver o seu site. 

 

Ou seja, por mais que a pessoa esteja interessada em pesquisar todas as informações possíveis sobre calibração de balanças de precisão, por exemplo, ele primeiro estará criando um conceito sobre o site em que ele está visitando. 

 

Essa primeira visita, é o que dirá para o usuário, se será possível ou não, encontrar as informações que precisa. De uma forma geral, a era digital foi capaz de mudar completamente a maneira em que as empresas e os clientes se comunicam. 

 

Se compararmos a maneira atual em que uma empresa de transdutor de pressão se comunica com os seus clientes, é possível notar várias diferenças, e isso inclui também, o comportamento do consumidor. 

 

O fato é que, a internet se tornou uma das principais portas de informação para a sociedade, e devido a isso, ter um site bem estruturado é essencial para que a sua empresa consiga ter um reconhecimento maior na área. 

 

Usando de maneira correta o tempo, energia e conhecimento, é possível estruturar o seu site de modo que a sua rentabilidade possa, posteriormente, aumentar de maneira significativa. 

Importância de ter um bom site

Até aqui, você já pode ter ganhado um pouco de noção sobre a importância de ter um bom site. Entretanto, as possibilidades são bem maiores. Abaixo, iremos mais a fundo sobre o quão grande é a relevância de ter um bom site. Confira:

Aumenta a sua visibilidade

No mundo dos negócios, um dos principais objetivos das empresas é fazer com que os seus clientes, gravam de maneira positiva a imagem da empresa na mente, de preferência, por muito tempo. 

 

Ter um site é, de fato, uma ótima maneira de fazer com que os seus usuários se lembrem de você. 

 

Uma loja que vende calandragem de tubo de inox, por exemplo, e consegue estar na mente das pessoas quando o assunto é relacionado a esse tipo de produto, logicamente, é considerada destaque no segmento, o que é extremamente positivo para o negócio. 

 

Sempre que você precisar atrair novos leads, a única ação necessária é encaminhá-los para o seu site. Dessa forma, o usuário terá acesso a todas as informações que ele estava buscando. A longo prazo, esse tipo de ação faz com que a visibilidade do seu site aumente. 

Ganha autoridade no mercado

Ao estruturar o seu site de maneira correta, você pode colocar várias referências sobre os seus serviços, e os seus profissionais. 

 

Dessa forma, naturalmente o usuário terá confiança sobre as informações que estarão ali. Ou seja, um site sobre célula automatizada, por exemplo, que tenha vários feedbacks sobre usuários, logo, torna-se um dos principais portais do assunto. 

 

Isso inclui também, os projetos em que a sua empresa já desenvolveu, eventos em que já participou, e todos os feedbacks dos clientes que já teve uma experiência com a sua empresa. 

 

A ideia com essas informações expostas, é que você construa uma imagem mais positiva do seu negócio. 

 

Uma empresa de automação industrial, que consiga construir uma imagem positiva por meio da internet, consequentemente terá um alcance maior posteriormente, e assim, seu reconhecimento aumenta sucessivamente. 

 

Ao adicionar conteúdos de entretenimento sobre os temas que são abordados no seu site, é possível perceber que o seu público-alvo estará mais aberto para entrar em contato com você para tirar eventuais dúvidas. 

 

Com o tempo, o seu site naturalmente se tornará um portal confiável em que as pessoas irão recorrer para resolver qualquer tipo de problema. 

Aumenta as chances de crescimento

Atualmente, é possível fazer negócios online em praticamente qualquer setor do mercado. Independentemente do porte da empresa, os gestores podem expandir a sua base de clientes com o tempo, através de um site. 

 

Ao usar as ferramentas digitais corretas, é possível alcançar um nível bem maior de leads utilizando o seu site. 

 

Quanto mais leads para um site de brindes personalizados diferentes, por exemplo, melhor, afinal, trata-se de um website ligado diretamente com vendas. 

 

Ao longo do tempo, a expectativa é que essa taxa de crescimento fique acumulada, o que pode proporcionar uma base bem mais sólida para que a empresa possa planejar futuros investimentos. 

Facilita a nutrição e conversão de clientes

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o primeiro contato com o público não é onde seu trabalho de divulgação acaba. Na verdade, esse é apenas o começo de um processo. 

 

Há uma série de outras coisas que você precisa fazer a partir desse ponto, para que você possa maximizar a taxa de conversão de leads da sua empresa. 

 

Resumidamente, essa conversão se refere ao número de pessoas que se interessaram pela sua proposta, e no fim, se tornaram clientes e fecharam negócio. 

 

Na grande maioria das vezes, essa taxa tende a ser mais elevada quando tem alguma forma de nutrir os leads. 

 

A nutrição, inclusive, pode ser essencial para pessoas interessadas em projeto rede de distribuição, afinal, trata-se de um assunto que está com várias novidades. 

 

Em outras palavras, isso significa que os seus clientes estarão informados e engajados, até finalmente fazerem a sua compra.
 

Proporciona uma boa comunicação com o público

Muitas pessoas acham que o site funciona apenas como uma vitrine, onde a empresa aumentará as suas chances de finalizar uma venda. 

 

Entretanto, o site também pode funcionar como uma ponte, onde os seus usuários também poderão trazer informações para você. 

 

Na verdade, o site pode funcionar como um canal que incentiva a comunicação entre cliente e empresa, e isso é essencial para sites que tratam de assuntos específicos, como temas relacionados à máquina laminadora, afinal, muitas dúvidas podem surgir. 

 

A ideia de usar o site como um canal de comunicação, é poder coletar feedbacks dos seus clientes, entendendo melhor suas demandas, e planejando futuras ações com mais eficácia. 

 

Ao decorrer do tempo, essa aproximação com o cliente te dá acesso a vários dados, que posteriormente, podem ser usados para criar campanhas. Através da comunicação, é possível criar uma fidelização com os seus usuários.

 

A comunicação, de fato, é essencial, porque é através dela que as chances da venda ser feita aumenta, e naturalmente cria laços com o usuário que faz o cliente criar uma identificação com a sua empresa. 

Como estruturar o site?

Para que a estrutura do seu site seja favorável ao seu negócio, é necessário dar uma atenção especial na estrutura das informações, isso significa que você precisa:

 

  • Criar conteúdos específicos para cada tema;
  • Criar tópicos;
  • Montar um rascunho do seu site;
  • Desenvolvê-lo.

 

Esses passos citados acima não podem ser ignorados, afinal, o seu site precisa estar pronto para receber os usuários. Dito isso, vamos agora, aos 4 passos necessários para estruturar o seu site:

1. Monte a estrutura da informação

Inicialmente, você precisa desenvolver todo o esqueleto do seu site, listando todas as categorias principais e os subtópicos. Tenha em mente que, nessa parte, você precisa priorizar as informações mais relevantes, ou seja, precisam ocupar mais espaço. 

2. Desenvolva conteúdos para cada área

Nessa parte, você precisa manter o seu site nutrido de conteúdos, contudo, esse processo deve ser feito de maneira organizada. Portanto, crie seus materiais, mas usando palavras estratégicas que favoreçam o seu negócio. 

3. Complete a arquitetura

O terceiro passo, é onde você irá fazer o rascunho do layout do seu site, ou seja, criar o design.

 

Logicamente, será necessário o uso de um software dedicado, entretanto, não esqueça que a rapidez do seu site é também, um elemento indispensável, considerando que pode determinar o sucesso do seu website. 

4. Crie seu site

Por fim, você irá criar o seu site, e essa parte você colocará todas as estratégias desenvolvidas ao longo das etapas anteriores. 

 

Com base nessa estruturação, logo, o seu site fará com que você evite problemas. No momento que o usuário se depara com um website bem organizado, as chances dele permanecer nele é bem maior. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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