Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

SVG: Veja o que é e a importância para a criação do seu site

Atualizado: 23/09/2022 - 16:09 | Cadastrado: 02/08/2022 - 17:08
Compartilhe


O
SVG é um formato de arquivo que costuma ser usado em diversos elementos gráficos de sua empresa, desde logotipos e elementos interativos e até mesmo na arte de um mobile promocional.

Uma de suas principais vantagens é a alta qualidade que ele oferece, principalmente comparando com outros formatos.

A sigla significa Scalable Vector Graphics, e tem conquistado a internet, principalmente depois do processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de recursos tecnológicos tem se popularizado e começou a fazer parte do dia a dia da população.

Um dos maiores recursos advindos desse processo é o smartphone, que permite uma conexão rápida e prática com a internet de qualquer local do mundo, utilizando dados móveis para conseguir acessar o material.

Os smartphones possuem uma resolução muito diferente de computadores e notebooks, o que faz com que a maioria das artes e imagens de sites tenham que se adaptar para serem utilizadas em diferentes espaços.

Com o SVG, a arte pode modificar sua resolução sem perder qualidade, colocando-a na frente de uma série de outros formatos de imagem, que acabam dependendo desse tipo de recurso para serem bem utilizados.

O SVG então se torna uma ótima ferramenta para trabalhar o SEO da sua empresa de configuração de switch gerenciavel, uma vez que os algoritmos de sites de busca costumam procurar por ferramentas melhor qualificadas para oferecer ao usuário final.

A extensão é utilizada para gráficos baseados em vetores, onde o foco principal do arquivo é garantir a qualidade de visualização sem perder nenhum elemento no processo, garantindo resultados mais adequados para esse tipo de ação.

Sua base é feita com características bidimensionais, uma vez que usam dois eixos cartesianos diferentes.

Por conta disso, ele não é criado em um formato binário fechado, ganhando assim mais maleabilidade na utilização ao criar um site para sua empresa de desenvolvimento de software automação comercial.

Embora sua arquitetura seja muito similar ao Flash, trata-se de um padrão aberto, permitindo que desenvolvedores no mundo todo consigam otimizar e criar novas estruturas para esse tipo de padrão, ganhando ainda mais qualidade de imagem.

Os arquivos SVG podem ser animados ou estáticos, mas sua principal característica é justamente manter a qualidade da imagem no caso de ampliação ou redução, mantendo sua estrutura básica melhor estabelecida.

A maioria dos navegadores conhecidos possuem estruturas para lidar com arquivos SVG nativamente, sem que você precise instalar novos componentes, o que torna sua utilização ainda mais simples e interessante.

Muitos dos programas de geração de imagens podem ser utilizados para criar esse tipo de arte, mas é importante que o profissional tenha conhecimentos de vetorização para conseguir trabalhar nesse modelo. Alguns deles são:

  • Google Docs;
  • GIMP;
  • Xara;
  • Inkscape.

Assim, você pode aplicar essas técnicas no software que está mais acostumado a utilizar, otimizando esse processo e mantendo a qualidade de produção da sua empresa de autorização ambiental, sem perder nenhum tipo de elemento no caminho.

Quanto mais os profissionais têm investido no SVG, mais fácil tem sido utilizado artes nesse formato na web, ganhando cada vez mais espaço nessa utilização.

Por que usar o SVG?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o SVG, é hora de pensar nos motivos para utilizar essa ferramenta em seu site. É importante ter esse tipo de questionamento respondido na hora de começar a criar novos materiais para sua estrutura.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e tem suas próprias necessidades. Por isso, é possível que a utilização do SVG funcione melhor para uma companhia do que para outra, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Conseguir adaptar esta ferramenta a sua realidade é um passo importante para gerar interesse genuíno em seu site sobre transdutor de pressão.

O primeiro e principal motivo para a utilização de artes em SVG é a capacidade do arquivo de manter sua alta qualidade independente da resolução, o que ajuda a otimizar a visualização do site como um todo.

Hoje, pensar na experiência do usuário é uma das principais maneiras de garantir um resultado mais efetivo em sua empresa. Apresentar um conteúdo que perde qualidade dependendo do local onde o material está sendo visualizado é muito prejudicial para a empresa.

Além disso, os arquivos SVG são escritos em XML, formato que é utilizado para a indexação de páginas em motores de busca. Isso garante uma vantagem competitiva para os sites que optam pela utilização do SVG, principalmente no posicionamento.

Quando um usuário faz uma busca em um site de pesquisa, ele digita algumas palavras-chave relacionadas a seu problema ou necessidade.

Por exemplo, ao buscar por “calibração de equipamentos de medição” os algoritmos da plataforma então fazem uma varredura em seus bancos de dados buscando informações relevantes.

Depois de encontrarem todo o material disponível, os algoritmos apresentam ao consumidor em forma de lista, por ordem de relevância. Normalmente, o consumidor encontra o que precisa ainda nos primeiros links apresentados.

Por isso, ferramentas que ajudam a otimizar esse tipo de resultado e tornar sua empresa um dos nomes no topo da lista é fundamental para suas estratégias de marketing, ajudando a otimizar essas buscas e melhorar resultados como um todo.

Como usar o SVG?

Depois de entender alguns conceitos básicos, é hora de identificar onde e como você pode usar os arquivos SVG. Durante um bom tempo, eles foram deixados de lado por conta da compatibilidade com todos os navegadores.

Entretanto, hoje em dia é muito fácil e rápido usar estas imagens, e ainda acabam dando um perfil profissional para sua empresa, impactando desde empresas de dispositivos de controle industrial até lojas de roupas que utilizam essa ferramenta.

Logotipos

O logotipo de sua empresa é o que a identifica. Por isso, é fundamental que ele seja nítido o tempo todo, independente do tamanho que será utilizado. Para garantir uma estrutura adequada em seu logotipo, a utilização do SVG é muito recomendada.

Com um arquivo desse formato, independente do modelo de dispositivo que está vendo seu site ou blog conseguirá identificar com clareza seu logotipo, e se ele precisar ser ampliado, não perderá qualidade.

A precisão e o controle gerados por esse modelo de arquivo são essenciais para esse formato de ação, garantindo uma melhor estrutura para identificar o site da sua produtora de vídeo comercial quando um possível cliente pesquisar sobre seu material.

Gráficos

Os gráficos normalmente possuem informações relevantes, que são essenciais para o entendimento completo do conteúdo em texto que está sendo apresentado. Por isso, perder qualidade quando você tenta aumentar a imagem pode ser muito prejudicial.

No caso de infográficos, isso é ainda pior, uma vez que normalmente existem grandes quantidades de informação dentro da imagem. Arquivos comuns podem perder a qualidade e tornar o material ilegível, perdendo assim seu potencial de engajamento.

Com o SVG, você pode utilizar essas ferramentas de forma muito mais efetiva, garantindo o acesso para qualquer consumidor que deseje entender melhor e ampliar o material apresentado.

Efeitos visuais

O SVG não se restringe a imagens, e alguns efeitos de tempo real podem ser criados para deixar uma apresentação mais dinâmica. Através da transição de formatos, você pode criar um efeito visual único para sua marca.

Isso pode incluir a transformação de letras em formas geométricas, transformar figuras em logotipos e outros elementos diferentes que trazem um charme para seu site, tornando-o mais atrativo para o público.

As pessoas gostam deste tipo de interação, que é simples de fazer e acaba tendo um resultado muito mais expressivo.

Animações

Um passo além dos efeitos visuais, o SVG pode ser usado para gerar animações completas que trabalham com o CSS. Para isso, você não precisa aprender habilidades específicas de animação, conseguindo usar os mesmos elementos utilizados na criação das imagens.

Esse modelo é integrável e pode gerar resultados realmente impressionantes, que se diferenciam do material tradicional e acabam otimizando estes resultados de maneira impressionante, garantindo uma visualização maior para suas ferramentas.

A animação é um formato que tem ganhado muito destaque no público, pois apesar de sua simplicidade ele acaba atraindo a atenção e mantendo o consumidor no site enquanto a animação está acontecendo.

Considerações finais

O SVG está em processo constante de evolução, e ainda tem um longo caminho de desenvolvimento a ser percorrido. Entretanto, ele já é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com canais digitais.

Utilizar arquivos SVG pode ser uma das maneiras mais otimizadas de trabalhar logotipos e artes, permitindo que um grupo muito maior de pessoas tenha acesso ao seu material. Estes elementos são fundamentais para expandir suas chances de negócios.

Empresas que sabem como aplicar corretamente o SVG em suas artes acabam ganhando muito destaque dentro de seus nichos de atuação, tornando-se verdadeiras lideranças no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também