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Saiba como usar o inbound marketing para engajar o seu blog

Cadastrado: 19/11/2021 - 13:11
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Hoje em dia, muitos negócios e atividades são feitas na internet através de blogs e diversas outras ferramentas. Então, por mais que essa iniciativa seja positiva, só postar textos não significa garantia de sucesso, é preciso traçar estratégias, sendo que o
inbound ajuda nisso. 

 

Desse modo, com um bom planejamento, gestão e o uso do marketing de conteúdo, é possível obter uma maior captação de leads e fazer com que a sua marca seja vista por mais pessoas, seja você uma empresa de stand para eventos ou qualquer outra.

Entenda mais sobre o funcionamento de um blog

Então, ao contrário de um site, que apresenta conteúdo mais institucional, bem como acaba sendo muito mais formal, um blog tem uma linguagem mais direta com o consumidor, porque visa atrair quem ainda está no processo de conhecer a marca e os produtos.

 

Ou seja, podemos dizer que é uma forma de apresentar o que se faz, e não de vender de uma forma propriamente dita. Então, você fará a conquista do seu consumidor, mostrando no que você é bom e como atua.

 

Desse jeito, a imagem do seu negócio é apresentada, o que faz com que caso o consumidor queira adquirir um produto ou mercadoria do seu nicho, terá mais condições de procurar pela sua marca.

 

Assim, a estratégia do marketing digital ajuda a ser melhor visto e ranqueado na internet - que é um ambiente bem competitivo. Isso porque o algoritmo caça sites confiáveis, que possuem um conteúdo relevante. 

 

Entretanto, é importante dizer que também aparece primeiro quem paga anúncios para exibi-los em destaque. Por exemplo, dentro do ramo de brindes corporativos, a empresa X pode pagar e a Y não, sendo assim, a X aparecerá primeiro para os clientes.

 

Ademais, o uso das palavras-chave corretas faz com que o site de busca coloque o seu blog logo nos primeiros resultados. Por isso, a pesquisa de mercado é tão importante, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

 

Inclusive, na internet há páginas que mostram quais são os assuntos que têm mais destaque naquele momento, ou seja, com essa informação você consegue produzir um material que vai atrair as pessoas e fazer com que acessem o seu blog.

 

Mesmo assim, quem produz conteúdo orgânico possui vantagem de saber como falar com seu público e atraí-lo com as suas próprias “armas”, bem como terá condições de fidelizar com mais consumidores de, por exemplo, chave de partida

 

Além de tudo o que foi dito, também é importante produzir bastante material, atualizar sempre as informações e otimizar os processos, pois isso vai garantir a sua relevância dentro do mercado de atuação, independentemente de qual seja.

 

Porém, não é só postar, também precisa analisar os dados sobre visitas ao site e captação de leads para, assim, manter a estabilidade e adotar melhorias caso haja uma queda nesses números. Entre os itens que precisam ser analisados estão: 

 

  • Curtidas;
  • Likes;
  • Comentários;
  • Número de acessos e visitas ao blog.

 

Para facilitar o entendimento sobre esse tema, falamos mais sobre as estratégias de produção dentro dos blogs, principalmente quando se avalia um diagnósitico organizacional dentro da empresa como um todo.

Conheça estratégias para produção de conteúdo de blog

A obtenção de leads é importante, pois essa é uma forma de fazer com que os contatos que gostam de seu blog e serviço virem potenciais clientes. Assim você vai conseguir fechar mais negócios e fazer com que sua empresa cresça e tenha destaque no mercado. 

Desse modo, fazer isso dentro de canais de comunicação ou em redes sociais é mais complicado, ou seja, os blogs são melhores para esse fim. Um exemplo é quando você oferece uma newsletter para quem deseja receber primeiro determinado conteúdo. 

O cliente vai precisar deixar o seu e-mail e responder um questionário, então, nessas questões você pode apresentar perguntas sobre o que ele gosta de saber sobre o assunto em questão. Com esses dados fica mais fácil saber como se posicionar frente ao mercado.

O blog também aponta quais são os conteúdos que possuem mais destaque e geram mais interesse. Assim, é outro ponto importante para saber o que o seu público gosta e quem vê a sua página. 

 

Por isso é fundamental verificar os números de visualizações para ver qual post teve mais acesso e se há uma disparidade entre os pontos. Ou seja, se existe a preferência por determinado assunto, por exemplo, bolsa térmica personalizada.

 

Assim você terá condições de apresentar um conteúdo mais assertivo, bem como que agregue mais valor às pessoas.

 

Também esteja aberto para receber críticas e ler quais são os principais questionamentos do seu leitor, ou seja, quais são suas dores. Esse é outro bom indicativo e apresenta um norte para que você faça materiais que gerem relevância.

 

Ademais, não deixe de entender qual é o seu público-alvo. Para isso, pesquise e defina a sua persona com características sobre gostos, onde mora, condição financeira, idade, profissão e outros detalhes. 

 

Afinal, saber com quem se fala ajudará a ter um negócio mais eficaz, bem como vai ajudar a adequar sua linguagem com a de seus potenciais clientes, que vão se sentir identificados com você.

 

Por fim, use bons CTAs que são os ‘chamados para ação’. Eles incentivam e convencem o leitor a realizar determinado ato, como ir para um novo link do seu blog, responder um questionário ou avançar em uma etapa do funil de vendas, podendo fechar negócio.

Veja quais são os benefícios da ação 

Trabalhar as estratégias de Inbound Marketing dentro de um blog pode gerar diversos resultados positivos. Pensando nisso, separamos algumas das principais vantagens, principalmente para facilitar o entendimento. 

Comunicação facilitada

Apostar nas técnicas de inbound facilita também na comunicação, isso porque a chance da sua empresa atingir leads qualificados cresce bastante. Ademais, é possível fazer um controle de acesso mais certeiro sobre os seus clientes.

 

Ou seja, você saberá quantos dos que entram na sua página, realmente querem fazer negócio com você. Assim, poderá criar uma comunicação mais focada na venda, o que, certamente, será da vontade daquela pessoa também.

Melhora o posicionamento do site

O universo dos buscadores é bem amplo e cheio de segredos, ou seja, pode ser difícil saber o que fazer para aparecer entre os primeiros resultados. Ademais, é necessário dizer que são vários os pontos analisados pelos mecanismos, por exemplo:

 

  • O quanto o site é confiável;
  • O tamanho do conteúdo;
  • A predominância da palavra-chave;
  • O número de links trocados e recebidos;
  • Entre outros detalhes.

 

Pensando nisso, contar com um blog atualizado faz com que os clientes e os buscadores confiem em você. Ademais, trabalhe em todas as frentes aqui citadas, principalmente se você quiser ser relevante dentro da web como um todo.

 

Ou seja, quanto mais atualizado seu blog, maior a chance de você ficar bem posicionado e também de você ser encontrado, independentemente se o site for sobre totens de autoatendimento ou qualquer outro tema.

Facilidade para entender quem são os clientes

Este último tópico acaba sendo uma junção de tudo o que já foi dito nesse conteúdo. Isso porque com um conteúdo de Inbound Marketing, você consegue ver qual o público que mais interage com você, bem como outros detalhes relevantes.

 

Desse modo, isso ajuda para que as ações sejam mais específicas e bem montadas. Por exemplo, vamos supor que você analisou que seu público são pessoas donas de grandes empresas. Assim, é possível apostar, por exemplo, no aprimoramento de um software de ged

Considerações finais

Todo mundo sabe e entende como a internet apresenta várias formas de divulgação, o que é benéfico para diversas marcas. Porém, é necessário conhecer várias estratégias para que o seu conteúdo seja acessado por mais pessoas, bem como para que os visitantes se tornem clientes.

 

Para isso, saiba qual é o seu público e o que ele deseja, pois assim vai saber atingir essas pessoas, além de conseguir criar uma identificação maior com elas.

 

Inclusive, existem muitos dados que indicam se o seu conteúdo é relevante. Por exemplo, número de acessos, curtidas e comentários mostram se está no caminho certo. Porém, esses dados tem que ser contextualizados para que possam ser melhor entendidos.

 

Ademais, um blog é uma ótima forma de se apresentar não só para quem conhece o seu empreendimento, mas também para quem quer conhecer mais sobre o seu negócio e está em dúvida.

 

Por fim, o posicionamento da sua marca fará diferença e será um diferencial em um mercado tão competitivo. Esteja atento às novidades e saiba como falar com o seu público, pois isso trará inúmeras vantagens para você.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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