Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Privacidade: Saiba como definir os termos de uso do seu site

Cadastrado: 21/06/2022 - 15:06
Compartilhe


A definição de
termos de uso e privacidade de seu site é um passo muito importante para garantir mais responsabilidade social e segurança para você e para seus consumidores. 

Com o advento da LGPD, ela se tornou ainda mais importante para uma empresa de manutenção de equipamentos de laboratório.

O mundo tem passado por uma importante etapa de mudanças conhecida como transformação digital. Nela, uma série de importantes recursos de tecnologia tem ganhado mais espaço, e o mercado como um todo tem migrado para um contato mais digital.

Pensando nisso, o governo criou a LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados. Essa legislação busca otimizar os processos de segurança e garantir mais tranquilidade para os usuários com relação a seus dados, que são constantemente coletados e armazenados pelas empresas.

A LGPD pode ser bastante punitiva em caso de vazamento de informações, por isso estar de acordo com todas as suas especificações é fundamental para uma empresa de datador novos. Pensando nisso, criar um termo de uso para seu site é mais do que um benefício, e sim um elemento obrigatório nos dias de hoje.

Os termos de uso e a política de privacidade são um documento, que é em muitas maneiras similar a um contrato. Ele dita a relação entre os usuários que estão acessando um determinado site e seus proprietários.

Normalmente, é necessário um aceite para os termos de uso tem validade, o que pode ser feito de maneira completamente digital e com apenas um clique, não representando nenhum tipo de complicação para o consumidor de sua empresa de gestão de obras.

Normalmente, quando uma pessoa navega por um site, ele coleta diversas informações relevantes sobre os interesses e padrões do usuário, o que é muito importante para garantir resultados mais adequados em futuras ações de marketing.

Entretanto, essa coleta de dados até pouco tempo atrás não dependia da vontade do usuário, e no caso de vazamento desses dados da parte da empresa, não havia uma legislação adequada para lidar com essa questão.

Isso mudou depois da estrutura da LGPD, que busca uma qualidade maior nesse processo e protege todas as partes envolvidas nesse tipo de ação, garantindo uma estratégia mais adequada para a coleta de informações.

Por que fazer um termo de uso?

Antes da necessidade de um documento específico para esse fim, eram consultados o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e o Marco Civil para avaliar complicações com qualquer tipo de dado do cliente, entretanto isso acabou mudando.

Entretanto, depois que a nova lei entrou em vigor, esse documento é necessário, pois ele representa o respaldo jurídico para a segurança da navegação no site de uma empresa de calibração de manômetro digital, por exemplo, protegendo ambas as partes e identificando deveres e direitos.

Nesse contrato, tudo o que será solicitado ou que o consumidor pode interferir estão descritos, além de identificar os limites de utilização de elementos comuns como os dados coletados para ações de marketing.

Normalmente, os usuários confiam mais em sites que apresentam esse tipo de resultado, uma vez que acabam mostrando mais profissionalismo e uma preocupação genuína com os interesses do consumidor.

Muitos dos termos de uso são de fator comum para as empresas dos mais variados segmentos do mercado, como o dispositivos de controle industrial, por isso acabam sendo aplicadas de maneira similar. 

Nestes casos, existem modelos prontos que podem ser muito úteis para quem não tem o conhecimento legal.

Entretanto, ainda que você use um modelo, é interessante passar o documento por um crivo jurídico, garantindo mais assertividade e protegendo a empresa e os clientes que navegam por seu site.

Esse tipo de ação não é apenas valorizado pelos consumidores, mas mesmo parceiros e até sites de busca são impactados pela ação de proteger os dados de seus usuários, garantindo uma estrutura de atendimento muito mais adequada para você.

Definindo sua política de privacidade e termos de uso

Agora que você consegue compreender melhor o que é esse documento e como ele funciona, é hora de identificar a melhor maneira de proteger sua empresa de qualquer problema relacionado a essa coleta de dados.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e por conta disso, duas empresas podem obter resultados completamente diferentes dentro de suas especificações, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação como a defensa metálica simples.

Por isso, adaptar a documentação a sua realidade ajuda a entender melhor suas possibilidades e como você pode otimizar seus recursos para ampliar a qualidade e a segurança de seu site, garantindo a normatização junto a LGPD.

Linguagem utilizada

Por costume, muitas empresas utilizam uma linguagem mais formal e rebuscada, com termos técnicos jurídicos e outros detalhes em sua preparação do conteúdo. Entretanto, não há esse tipo de necessidade para os termos de uso.

Ao contrário, o ideal é que os termos de uso sejam claros e objetivos, para que o usuário entenda imediatamente o que está acontecendo com as informações que ele está cedendo para a empresa de descartaveis cirúrgicos.

Dessa maneira, você evita problemas no futuro, garantindo que mesmo leigos tenham pleno entendimento de todas as questões adequadas para a utilização de seu site, bem como uma compreensão de como a coleta de dados impacta seu cotidiano.

Para isso, é muito importante que você deixe bem claro no texto:

  • Como são coletados os dados;
  • Utilização das informações;
  • Questões referentes à compartilhamento;
  • Políticas de segurança.

Ao identificar estas questões, você consegue explorar melhor o material coletado em seu site, com a confirmação de que tudo está dentro da legalidade com a aceitação do contrato por parte do cliente, normalmente marcando que aceita os termos de uso.

Quanto mais simples e acessível ela for, maior é a chance de os usuários aceitarem sem nenhum tipo de objeção, o que acaba aumentando ainda mais suas chances de ter um impacto real nesse tipo de atividade.

Localização de fácil acesso

Outro ponto importante para que o documento tenha validação é o aceite do usuário. Por isso, é importante que as políticas de privacidade e os termos de uso sejam colocados em um ambiente de fácil acesso em seu site, como uma aba própria.

Algumas empresas optam ainda por usar landing pages especificamente para este fim, deixando claro para o usuário que existe uma documentação de proteção para ele e que ele deve aceitar as regras de navegação em seu site sobre manutenção preventiva de disjuntores.

Mesmo depois de aceitar, caso o consumidor decida revisitar o contrato ou avaliar algum ponto específico, este é um direito dele, o que torna ainda mais importante que você utilize um ponto de destaque para deixar estas questões.

Para algumas empresas, a confirmação é um dos pontos mais essenciais da transação, uma vez que esse tipo de elemento é o que garante que o usuário aceitou os termos de bom grado e respalda juridicamente a empresa.

Neste caso, é interessante utilizar a guia de cadastro para inserir o documento e apresentá-lo ao usuário, garantindo que ele aceitará os termos antes de prosseguir para as informações que ele deseja alcançar.

Atualização de políticas

O mundo está em constante movimentação, e as mudanças sociais acontecem mais rápido do que a maioria das pessoas se dá conta. Por isso, é muito fácil um documento se tornar ultrapassado de tempos em tempos.

Atualizar suas políticas de privacidade é muito importante para que sua companhia consiga manter um site atualizado e de qualidade, além de identificar novas atividades e necessidades durante um determinado período de atuação da empresa.

Tenha em mente, entretanto, que o aceite de seus usuários é válido para o documento ao qual eles tiveram acesso. Quando decidir fazer qualquer alteração no documento, é fundamental conseguir novas autorizações de consumidores que já deram ok em versões anteriores.

Além disso, quando precisar adicionar um novo termo técnico ou jurídico no conteúdo, você deve aproveitar a ocasião para explicar o que é esse termo e sua importância dentro da documentação, garantindo uma estrutura mais adequada de comunicação.

Embora o ideal seja continuar evitando esse formato de linguagem, em alguns casos ele se faz necessário, por isso é muito importante saber se comunicar e atualizar sua documentação sempre que necessário.

Considerações finais

Com o uso de ferramentas digitais e modelos prontos, qualquer empresa pode ter em alguns instantes uma política de privacidade e termos de uso adequados. Entretanto, esse ativo é muito importante e não deve ser deixado para a aleatoriedade.

Verifique cada questão no contrato para que os consumidores tenham o mesmo direito, garantindo uma estrutura adequada para a comunicação com seus clientes, e operando sob uma bandeira de transparência.

Dessa maneira, você consegue tornar-se muito mais relevante no segmento em que sua companhia atua, conquistando até mesmo a liderança no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais
Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Aprenda HTML, CSS, JavaScript, Bootstrap, PHP, MySQL na Udemy

Saiba Mais

Veja Também