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Link patrocinados: o que são e como usar no marketing digital

Cadastrado: 16/02/2022 - 08:02
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Fazer com que os seus
links tenham destaque na internet é um dos maiores desafios de quem administra um negócio na internet. E nem é preciso ser um empreendimento completamente digital, sendo apenas um negócio que possui um perfil virtual.

 

O que pode ser visto em praticamente todos os tipos de projetos comerciais nos dias de hoje. Ao menos aqueles que buscam crescer suas atividades, oferecendo uma nova forma de se conectarem com a sua audiência, através de uma plataforma digital.

 

Um processo de migração que acompanha o próprio comportamento da sociedade, cada vez mais associada ao universo digital, seja pela expansão das redes sociais, ou pelas diversas facilidades comerciais e empresariais presentes nesse tipo de ferramenta.

 

O próprio mercado de trabalho vem se adaptando ao citado universo digital, com a presença de tecnologias como um software de inteligência artificial para ajudar no processo de tomada de decisões, por meio de um estudo aprimorado de informações.

 

Um número amplo de dados dos quais é possível ter acesso através dos canais digitais da sua empresa, tornando mais fácil para a mesma identificar quais são as estratégias comerciais que levarão a um maior número de resultados, com base em seus interesses.

 

Se por um lado a internet trouxe um grande conjunto de benefícios para o meio empreendedor, ela traz também um novo desafio, por se tratar de um ambiente repleto de conteúdos, onde fazer com que o seu entre em destaque é algo que exige certo esforço.

 

Como uma empresa de brinde, que busca divulgar a sua linha de produtos na internet, mas encontra dificuldade em fazer com que o seu catálogo seja visualizado pelos usuários. Sejam eles possíveis consumidores da empresa ou clientes já fidelizados.

 

De forma a driblar isso, as próprias empresas que operam na gestão dessas plataformas digitais passaram a oferecer respostas nesse sentido, por meio de ações e ferramentas que atuem na visualização da sua empresa ou conteúdo em tais redes.

 

Entre essas ações, destacam-se os chamados links patrocinados.

Como funciona um link patrocinado?

Contar com algum tipo de patrocínio é uma forma de garantir com que a sua atração artística, evento ou até mesmo um time de futebol, tenham acesso a um maior suporte, permitindo com que esses tópicos desfrutem, por exemplo, de uma maior visibilidade.

 

Essa é a principal ideia por trás de um link patrocinado, que funciona justamente como um anúncio digital, fazendo com que um endereço virtual receba um destaque específico na internet, principalmente quando o usuário utiliza algum serviço de buscas.

 

Os buscadores, em geral, se tratam de grandes ferramentas da internet, ao fazer com que um conteúdo específico seja direcionado para a tela de exibição do usuário, de acordo com os termos por ele pesquisados, e que podem estar associados ao conteúdo ali presente.

 

Permitindo que alguém que pesquise por um sistema de alarme, para instalar em sua residência ou no seu estabelecimento comercial,  seja direcionado a todo tipo de empresa que faça esse tipo de serviço. Algo que na área é conhecido como tráfego orgânico.

 

Uma estratégia na qual um usuário vai ao encontro de um produto, marca ou site específico de forma espontânea, fazendo esse tipo de pesquisa por já possuir algum tipo de ligação com essa empresa em específico. Seja um cliente antigo ou um conhecedor de tal marca.

 

De fato é importante que a sua empresa tenha acesso a bons números de tráfego orgânico, provando assim o reconhecimento desse empreendimento em particular. Contudo, dentro do cenário competitivo que se encontra internet hoje, isso não é o bastante.

 

Em resposta a isso surge o tráfego pago, no qual é possível destacar seus anúncios por meio da compra de um espaço na internet. Similar ao que já acontecia nos canais tradicionais, como revistas, rádios e televisão, porém agora na internet.

 

Um link patrocinado se refere a um endereço específico que surge em cima da barra de pesquisa na página de resultados, como uma companhia específica que realiza serviços de certificação de rede, cujo seu site ganha esse destaque diferencial após tal anúncio.

 

A compra de anúncios na internet trabalha com diferentes formatos de veiculação, como o citado link patrocinado, mas opera também com diversificados meios de pagamento em cima desses anúncios, de acordo com os objetivos de quem adquire esse espaço.

 

Entre os métodos mais populares de custeamento de um anúncio, destacam-se:

 

  • CPC (Custo por Clique);
  • CPM (Custo a partir de mil impressões do anúncio);
  • CPA (Custo em cima de uma ação específica definida);
  • CPV (Custo por visualização de um anúncio em vídeo).

 

Formatos que devem ser analisados, para que um gestor de um negócio digital escolha qual modelo melhor se alinha aos seus interesses comerciais, ajudando assim na divulgação dos seus produtos e serviços, com um destaque especial nas plataformas de busca.

 

Existindo também outras questões que devem ser levadas em conta por quem busca com que a sua comercialização de botão de comando, com foco no público industrial, tenha esse destaque na internet, de modo com que os links patrocinados sejam a melhor opção.

Devo apostar nos links patrocinados?

Diante da forma com que esses links funcionam, além do amplo destaque que eles possuem hoje na internet, é fácil prever uma resposta positiva para esse questionamento. No entanto, é preciso primeiro observar a realidade do seu negócio e do seu público.

 

Um estudo que aborda também a análise de diferentes tópicos que podem estar associados na decisão de apostar ou não no uso de links patrocinados em relação ao seu negócio na internet, considerando certos fatores.

Custos dessa estratégia

A compra de um espaço na internet depende principalmente do setor comercial ao qual o seu negócio atual, de acordo com o público que você busca atingir. Pois dependendo dessa sua particularidade, maior pode ser a sua concorrência na internet.

 

E quanto maior for essa competitividade, maior terá de ser o investimento em cima dessa estratégia, para garantir com que uma empresa de automação veja o seu nome em destaque nos serviços de pesquisa, estando em grande evidência nesse tipo de serviço.

Tempo de retorno

A internet costuma trabalhar com resultados dinâmicos, porém, o tempo que demora para o seu negócio ser encontrado nas plataformas digitais pode ser mais relativo. Algo a ser analisado para que você decida apostar nos links patrocinados ou com o tráfego orgânico.

Variedade de canais

Se engana quem acha que apenas as plataformas principais de busca, como Google e Bing, possuem uma certa importância quando se fala sobre os links patrocinados. Até porque diversas redes sociais podem ser usadas como uma ferramenta de pesquisa.

 

Inclusive, em uma pesquisa realizada pela empresa de comunicação Quartz em 2017, trazia a informação de que 55% dos usuários brasileiros achavam que a internet se resumia ao Facebook. Isso sem contar com o crescimento da rede nos anos seguintes.

 

Diante dessa realidade, uma empresa de serviços de automação corporativa pode focar sua estratégia em diversas redes, a permitir com que os seus links tenham uma maior visibilidade geral entre diferentes públicos, por meio de variadas plataformas.

Conteúdo especializado

Por fim, é importante oferecer ao público conteúdos de fácil compreensão e até mesmo visibilidade. Pois a presença de um título criativo pode fazer com que o seu endereço digital a ser patrocinado, tenha um maior índice dos cliques e visibilidade.

 

Sendo importante também observar quais são as palavras-chaves distribuídas tanto no conteúdo em si, como no anúncio patrocinado em questão. E a partir dessas adequações, é possível ter acesso a todas as vantagens comerciais associadas a tais anúncios.

Os benefícios de um link patrocinado

Quando se fala na presença dos links patrocinados na internet, é intuitivo pensar em uma maior visibilidade da empresa ou projeto que aposta nesse tipo de estratégia virtual. 

 

No entanto, existem outros pontos positivos a serem levados em conta, como:

 

  • Aumento no número de conversões;
  • Retorno agilizado;
  • Aprimora outras estratégias digitais;
  • Fortalece a imagem da sua marca.

 

Além desses benefícios, vale citar também uma redução de custos, com essa estratégia precisando ser vista como um investimento, a garantir com que o seu endereço virtual tenha uma maior visibilidade na rede, otimizando assim os seus gastos com publicidade.

 

Pois por mesmo que algumas ferramentas e veículos continuem a ter uma importância imensa no que se trata da divulgação dos seus serviços, a internet acabou por assumir a posição principal nesse sentido.

 

Permitindo que um usuário em busca de implementar um controle de acesso em sua fábrica, ou então aqueles que procuram por uma nova linha roupas encontrem ambos nessas plataformas digitais a resposta para os seus interesses e necessidades.

 

Diante da alta pluralidade de conteúdos que podem ser acessados dentro dessa realidade virtual.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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