Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

Google‌ ‌Site‌ ‌e‌ ‌WordPress:‌ ‌Saiba‌ ‌qual‌ ‌escolher

Cadastrado: 13/09/2021 - 21:09
Compartilhe


Se você é um empreendedor ou deseja se tornar um, é bem provável que já tenha colocado nos planos a construção de um
site para o seu negócio. Isso porque é inimaginável um comércio nos dias de hoje sem um canal digital. 

 

Nos últimos anos, criar um site é algo que, cada vez mais, está sendo desmistificado. As pessoas acreditam fielmente que precisam contratar um super web designer para concretizar esse desejo, sendo que a solução é bem mais simples do que se imagina.

 

Por exemplo, a criação de um tacógrafo digital exige esforço e dedicação, na mesma frequência que criar um site precisa de bastante paciência e cautela, características que um Web Designer digital, certamente, tem.

 

Entretanto, é importante ressaltar que, atualmente, as plataformas de criação de sites disponibilizam diversas ferramentas fáceis e interativas, o que faz com que qualquer pessoa possa compreender, bem como utilizar esses canais. 

 

Esse é o caso do Google Sites e o WordPress, as duas plataformas de sites mais utilizadas no Brasil, que permitem que qualquer pessoa possa criar seu próprio site do zero, sem qualquer compreensão de desenvolvimento web.

 

No artigo de hoje, separamos as principais diferenças entre essas duas plataformas, para que você decida qual escolher no momento em que for criar o seu site. A ideia é oferecer informações realmente relevantes na tomada de decisão, como:

 

  • Ferramentas disponibilizadas;
  • Facilidades de acesso, uso e criação;
  • Atendimento ao cliente;
  • Melhores opções de e-commerce e portfólios.

 

Antes de começarmos a comparação, é nítido que a criação de um site não é limitada apenas para um negócio, mas existe a necessidade de criação de portfólios, blogs, vlogs e projetos pessoais.

 

E são exatamente nesses quesitos que as diferenças entre as duas plataformas aparecem de forma mais visível, afinal, não é todo mundo que consegue um suporte de TI para pequenas empresas, às vezes é preciso se virar sozinho. 

Entenda mais sobre as ferramentas disponíveis

Começaremos dizendo que o WordPress é uma plataforma para projetos mais ambiciosos, que acometem empresas que desejam criar e-commerces, sites extensos e complexos. Já o Google Sites é algo mais individual e simples.

 

O Google Sites apesar de oferecer muitas ferramentas ótimas de serem compreendidas e aplicadas, não detém a mesma quantidade de opções a serem escolhidas quanto o WordPress.

 

Ademais, é importante ressaltar que cada bloco dentro do WordPress pode ser configurado individualmente, com o objetivo de inserir textos apropriados, separando títulos, parágrafos, citações ou listas. 

 

Além disso, existem muitos componentes adicionais que possibilitam a inclusão das redes sociais. Isso deixa o WordPress, no quesito ferramentas, um pouco à frente, apesar de serem mais difíceis de serem compreendidas em um primeiro momento.

 

Imagine que você comprou todo um novo conjunto de equipamentos para internet, mas não sabe como instalá-los. Esse seria o WordPress na mão de uma pessoa que não se dispõe a ler os tutoriais oferecidos.

 

Por fim, em casos onde existe a possibilidade da criação de algo mais simples e direto, o Google Sites está à frente, principalmente por ser mais simples e fácil de ser utilizado.

Sobre a imagem, o design e a criação

A imagem do site é algo extremamente importante, assim como o design do portfólio ou do projeto que você estiver criando. Esse é um dos momentos mais satisfatórios de todos que gostam de perder horas imaginando a criação artística do site.

 

Basicamente, por ser uma plataforma de criação de sites, é preciso ter uma base estrutural que seria o esqueleto ou o layout.  As pessoas buscam por layouts relacionados ao que desejam criar e escolhem aqueles que mais se identificam. 

 

A escolha desse layout é importantíssima, pois é por meio dele que todo o site será escolhido e as mudanças feitas serão relacionadas a cores e imagem, mas o esqueleto será aquele, seja para o site de empresas de serviços de contabilidade ou para um portfólio.

 

Nesse quesito, o WordPress é composto por mais layouts que o Google Sites. Como dissemos, a ideia do Google Sites é ser algo mais simples e direto, por isso não dispõe de layout tão elaborado ou opções construídas.

 

Já o WordPress tem opções que praticamente resolvem o problema de design artístico do site, sendo necessárias apenas algumas mudanças. Isso já transmite todo o profissionalismo que um site deve ter com apenas alguns cliques.

 

Além disso, caso você deseje ter outras adições de blocos, imagens, cores e outros quesitos que complementam aquilo que você pensou para a página, estão todas disponíveis de forma acessível e completa.

Atendimento ao consumidor  

O atendimento ao consumidor é importante, pois quem estará lidando com as plataformas são pessoas com pouco ou sequer nenhum conhecimento direto com a área de web design, por isso é preciso ter ao mesmo tutoriais e dicas mais acessíveis.

 

Nesse quesito, o Google Sites é excelente, afinal essa é uma das diretrizes que rege essa poderosa empresa no mundo todo. Você praticamente encontra de tudo apenas digitando a sua dúvida, além de ter um acesso ilimitado à informação na internet.

 

O centro de ajuda do Google é algo impressionante, assim como uma administradora predial. No Google sites você ainda pode entrar em contato com especialistas do assunto disponíveis em 13 línguas diferentes. 

 

O WordPress já não mantém um centro de atendimento, ou seja, não há telefone ou contato direto, mas ele disponibiliza para as pessoas um conteúdo bem generoso de tutoriais e informações que auxiliam na criação dos sites e resolvem diversas dúvidas.

 

O fator popularidade também ajuda, logo você encontra facilmente diversas comunidades que dão dicas de como criar sites no WordPress com tutoriais e vídeos muito bem produzidos. 

Funcionamento para e-commerces

Tratando-se do e-commerce, é normal haver uma preocupação especial das empresas, afinal, tudo que envolve dinheiro se torna algo mais sério. As lojas físicas estão cada vez mais adentrando o mundo digital, então, escolher a melhor plataforma é importante.

 

Então, para organização e segurança o Google Sites é ótimo. Caso você deseje criar um e-commerce usando a plataforma não terá problemas com relação a isso, a questão principal é apenas a customização, seja do site de uma empresa de portaria ou de um e-commerce de roupas.

 

Para se tratar de uma página de vendas, é preciso que seja bonita e pareça confiável. O seu consumidor não quer saber o tipo de plataforma que será utilizada, mas é preciso passar segurança no momento em que ele desejar comprar ali.

 

Já com o WordPress você não terá esse problema, a questão é que provavelmente levará bem mais tempo para montá-la devido os elementos de fixação e outros aspectos do site, mas não acaba sendo um empecilho.

 

O WordPress consegue reunir profissionalismo, aparência e qualidade de acesso dentro da plataforma, mas é importante lembrar que você poderá ter de pagar alguns usos que ultrapassem o plano contratado. Fique atento a essas questões, pois são relevantes.

Ranqueamento nos sites de pesquisa 

Todo o site precisa ser regido pela estratégia SEO, afinal, você precisa fazer com que ele seja encontrado facilmente nos sites de pesquisa como Google e diversos outros.

 

Ironicamente os sites do Google Sites são mais difíceis de serem encontrados no Google do que os sites em WordPress, isto porque a limitação de otimização de SEO e a estrutura enraizada não limitam o WordPress.

 

Você consegue facilmente colocar palavras-chave e fazer a estrutura  SEO de qualidade e otimizada no Wordpress, algo que no Google Sites é mais difícil - mas dá para ser feito. 

Considerações finais

O Google Sites é uma plataforma totalmente gratuita, que pode ser utilizada como base inicial por qualquer pessoa que queira adentrar no mundo do Webdesign, ou simplesmente ter a ideia de como é construir um site e tirar um projeto pessoal da gaveta.

 

É importante que se tenha em mente que projetos mais profissionais como um site de  gestão de condomínios podem ser melhor construídos no Wordpress, mas a plataforma é paga.

 

Existe também a possibilidade de você pagar um webdesigner para criar o seu site do zero ou através do wordpress para que você tenha completa ciência depois de como administrar o seu próprio negócio.

 

Sites são como lojas que precisam ser cuidadas, retoques precisam ser feitos e todo o dia os produtos da prateleira precisam ser revistos, assim como os links e posts do site precisam ser atualizados. 

 

Ambas as plataformas foram criadas para pessoas legais utilizarem e conseguirem montar seus sites sem a ajuda de ninguém, mas melhores resultados são obtidos quando se tem completa noção do que está sendo feito, por isso é necessário estudar mesmo assim.

 

E esses foram os principais pontos que diferenciam o Google Sites do WordPress, esperamos que tenhamos te ajudado em sua escolha. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ganhe dinheiro com seu Blog

Ganhe dinheiro com seu Blog

Saiba Mais
Mini Site para Rede Social

Mini Site para Rede Social

Saiba Mais
Curso de SEO Completo do Básico ao Avançado

Curso de SEO Completo do Básico ao Avançado

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre React, View e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais

Veja Também