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Dicas para fazer o posicionamento da sua marca nas redes sociais

Atualizado: 15/07/2021 - 09:07 | Cadastrado: 12/07/2021 - 11:07
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Para qualquer empresa do mercado, trabalhar corretamente o
posicionamento de marca é um aspecto definitivo, por isso, é importante que ele tenha consistência e seja condizente com os valores da companhia.

Ademais, o posicionamento também precisa estar alinhado aos elementos usados nas plataformas, como as cores, tipografia, tom de voz, elementos gráficos e assim por diante, sempre prezando por um padrão.

Essa estratégia de posicionamento de marca é um elemento fundamental para garantir o sucesso, a sustentabilidade e a permanência de uma organização em sua área de atuação, principalmente tendo em vista como a concorrência cresce o tempo todo.

É com ele que se torna possível reforçar a identidade corporativa, aumentar a visibilidade do negócio, melhorar a percepção que os clientes têm da empresa e facilitar o crescimento do empreendimento.

Então, em um cenário competitivo, é necessário que as empresas se posicionem como relevantes e rentáveis, mesmo que os anseios de consumo dos clientes mude constantemente.

Sendo assim, trabalhar a forma como uma marca se posiciona é importante para que ela possa se destacar em meio à concorrência. Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre posicionamento, maneiras para fazer corretamente nas redes sociais e algumas dicas.

Entenda melhor o que é posicionamento de marca

Existem várias definições para posicionamento de marca, mas a melhor delas diz que se trata da forma como uma empresa deseja ser reconhecida pelos clientes, como já dissemos, principalmente tendo em vista o mercado competitivo.

Ou seja, não se trata do modo como as pessoas enxergam o seu negócio, mas sim de como você quer que elas enxerguem. E também não é a forma como o público o reconhece, mas como você quer que ele seja reconhecido.

Para definir seu posicionamento de marca, primeiro é necessário saber a quem o seu produto se destina. Por exemplo, uma empresa de automação predial possui uma buyer persona que se interessa por seus serviços, assim como qualquer outra empresa.

Também é importante saber qual é a dor ou a necessidade da persona, para entender qual é a motivação dela para comprar seus produtos ou serviços. Por fim, é necessário saber quais são os diferenciais da sua solução, como preço, qualidade, rapidez na entrega, etc.

Veja os passos para estudar o posicionamento de marca

Depois de definir seu posicionamento, chegou o principal momento, ou seja, o de colocar essa estratégia em prática e induzir o modo como as pessoas enxergam e compreendem o seu negócio. Para isso, é necessário ter atenção a alguns pontos, por exemplo:

Estratégias de comunicação

Toda vez que a organização se comunica ou interage com o consumidor, tem uma oportunidade de reforçar seu posicionamento. Assim, quando uma pessoa é impactada por uma marca, ela molda a imagem que tem da companhia.

Com isso, ficou fácil perceber a grande necessidade de uma estratégia de marketing ser consistente e constante. Por exemplo, se uma empresa de isolamento acústico se posicionar com uma entrega de serviços rapidamente, não pode haver outra igual.

Ademais, não adianta nada investir pesado em campanhas de marketing em um mês e no outro desaparecer. Pense nas marcas mais famosas que você conhece ou admira. Elas fazem um trabalho bom e permanente com marketing, certo?

Experiência do cliente

Apesar de estarmos na era da informação, a comunicação não é tudo. Pense, por exemplo, nos aplicativos de celular mais famosos. Eles não fazem propaganda, mas estão nos aparelhos das pessoas.

É claro que o seu negócio precisa se comunicar, mas, além disso, é necessário garantir uma boa experiência aos seus consumidores, principalmente porque uma experiência ruim resulta em resultados fracos.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é importante para entender o modo com as pessoas veem a sua marca e os atributos que são associados a ela. Se o seu negócio ainda não existe, a pesquisa de mercado vai ajudar a saber o que o público-alvo espera de seu segmento.

Sendo assim, independentemente do tamanho ou do segmento da organização, uma pesquisa de mercado vai ajudar a posicioná-la.

Agora que você já sabe como um fabricante de estação redutora de pressão, por exemplo, pode estudar seu posicionamento de marca, no próximo tópico, vamos mostrar como ele pode ser melhorado nas redes sociais. 

As redes sociais podem ajudar: entenda como

As redes sociais são plataformas importantes para as estratégias de marketing de qualquer organização. Sendo assim, a empresa também precisa se posicionar de maneira efetiva nesses sites. Para isso, é necessário investir em ações como:

Conheça a mídia e faça publicações assertivas

Cada mídia possui um conjunto de regras e propósitos distintos. Portanto, é necessário saber como comunicar o seu negócio, para que suas ações sejam coerentes para o público, bem como tenham ótimos resultados.

Por exemplo, no Facebook, uma empresa de sistema de alarme residencial, por exemplo, pode fazer publicações de diferentes formatos, como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Anúncios.

Por outro lado, no Instagram, o ideal é publicar imagens ou vídeos. O Twitter permite apenas textos de até 140 caracteres, enquanto no YouTube os vídeos são o único formato.

Mais do que conhecer a mídia, é necessário fazer publicações assertivas, que se comuniquem com as pessoas e ajudem a posicionar o seu negócio nas redes sociais.

Faça a adequação do público-alvo

As estratégias devem ser adequadas ao público-alvo, independentemente de quais sejam. Cada empresa possui um tipo de público-alvo, por exemplo, o interesse do público que compra máquinas empacotadoras é diferente daquele que compra móveis para quarto de bebê.

Adequar uma campanha ao seu público-alvo significa utilizar uma linguagem adequada, saber qual formato de mídia essas pessoas preferem, canais que usam para buscar informação, horários que acessam as redes sociais, dentre outros pontos.

Mostre o valor e o diferencial

O mercado está muito competitivo e o consumidor tem inúmeras opções de empresas para comprar o mesmo tipo de produto ou serviço. Portanto, se você quer ter um bom posicionamento de marca nas redes sociais, precisa destacar os seus diferenciais.

Veja quais são as características do seu produto ou serviço que o diferenciam dos concorrentes e que garanta um bom destaque em publicações e campanhas nas plataformas.

Tenha um bom relacionamento com os clientes

Uma das razões que ressaltam a importância das redes sociais são as possibilidades de relacionamento com o cliente que elas trazem.

Por exemplo, no Facebook, um fabricante de estandes para feiras pode falar com seus seguidores pelo Messenger, melhorando o seu atendimento ao cliente.

Com isso, ele melhora o seu relacionamento com essas pessoas, tendo essas plataformas como base para suas ações.

Planeje o posicionamento

A palavra posicionamento remete a algo que ocupa um espaço, e para ocupar um espaço na vida dos consumidores, é preciso apresentar uma proposta de valor para eles e deixá-la muito clara.

Os clientes precisam saber qual é o DNA do seu negócio para que ele seja conhecido publicamente, tanto nas redes sociais quanto fora delas.

Entenda quais são os benefícios de um bom posicionamento

Estar bem posicionado na web traz muitos benefícios para um fabricante de laço indutivo, bem como para qualquer outra empresa, pois isso vai gerar uma aproximação com o público-alvo da marca e do mercado em geral.

Pense só, se o seu negócio conquistar um bom posicionamento nas redes sociais, então ele se tornará mais atrativo para as pessoas.

Além de conseguirem transmitir o seu valor para os consumidores, as marcas bem posicionadas despertam o interesse de profissionais bem qualificados, além de terem uma boa relação com fornecedores e gerarem engajamento com as pessoas.  

Ademais, a empresa conquista uma expressão única em todos os ambientes pelos quais transita, inclusive nas redes sociais.

Portanto, independentemente de qual seja o ponto de contato entre o cliente e um fabricante de disco de alumínio, o público será capaz de reconhecer o seu valor e diferenciá-lo de seus concorrentes.

Mas para chegar a esse nível, avalie com cuidado se sua empresa tem voz única e qual o tom de voz que utiliza hoje em dia. Por fim, se sua companhia está bem posicionada nas redes sociais, logo ela vai conquistar clientes mais qualificados.

Isso acontece porque o consumidor moderno valoriza e até paga mais por um produto ou serviço que tem uma marca com identidade visual bem trabalhada e alinhada às suas propostas de valor.

Conclusão

As redes sociais são plataformas que ajudam a marca a construir o seu posicionamento perante o público, portanto, estamos falando de ferramentas que vão muito além da presença de sua empresa na web.

Com um mercado cada vez mais concorrido, é essencial contar com recursos que ajudem a posicionar o seu negócio e fazer com que ele ganhe a atenção e a preferência dos consumidores.

Pois bem, neste artigo, você aprendeu como definir esse posicionamento de marca, bem como de que forma ele pode ser aprimorado nas redes sociais. Agora, está pronto para utilizar essa importante estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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