Criação de Sites, Manutenção de Sites e Links Patrocinados - Appearweb

5 passos para escrever um post atraente para o seu site

Atualizado: 19/11/2021 - 13:11 | Cadastrado: 27/10/2021 - 13:10
Compartilhe


Para  criar um
post mais atraente para o seu site, é preciso conquistar um espaço de destaque na internet. Essa ação é de extrema importância para o seu negócio, pois além de alavancar o seu alcance, também aumenta o número de visualizações e vendas para o seu negócio.

Criar um post atraente é como usar displays personalizados, você precisa ter um atrativo para chamar os principais interessados, eles precisam olhar e ter algo que desperte o interesse imediatamente.

Portanto, prepare-se para aprender como fazer um post que chame a atenção para o seu site em 5 passos que serão úteis para seu negócio atingir o seu objetivo.

Entre os passos que você deve dar estão:

  • Pesquisar sobre o tema;
  • Planejar o que se deve ser escrito;
  • Criar um bom título;
  • Escrever de maneira coesa;
  • Escolher uma boa imagem;
  • Reler e editar.

Agora que já sabemos quais passos devem ser seguidos, vamos explicar cada um deles com detalhes.

1º passo: ter um bom planejamento

Todo bom post para fazer sucesso necessita de um planejamento, desde o começo até o fim, isso demanda um certo tempo, mesmo você sendo um grande escritor e consiga escrever o mais rápido possível.

Antes de iniciar o seu post, você precisa saber tudo o que você quer falar no seu post e a mensagem que pretende passar. 

Muitas pessoas acabam não se atentando a esse passo, mas ele é de extrema importância, é como se fosse um serviço de calibração em equipamentos de medição, algo que você faz antes de conseguir medir o peso de seu texto.

Alguns nem mesmo sabem a importância de ambos, mas ter um bom planejamento é fundamental para que você consiga ter êxito com o conteúdo que irá criar.

Para isso, é necessário saber que tópico lhe interessa, se você não faz um post que te interesse é como você comprar um produto ruim, validar a compra através da leitora de ticket, pagar e ter que consumir algo que você não gostou.

Um bom escritor consegue fazer post sobre qualquer assunto, mas ao escrever sobre um assunto que gosta muito, seu rendimento cresce e torna a experiência do texto para o escritor e o leitor muito mais agradável.

Outro ponto que você deve considerar é escrever um esboço, bons posts não acontecem em um passe de mágica, é bom fazer um para manter suas ideias e trilhar adequadamente suas ideias.

Não precisa nem ser algo longo, mas algo que realmente faça com que você coloque em prática suas ideias e execute de maneira correta e de maneira que você consiga ordenar certo.

Outra boa ideia é fazer uma pesquisa sobre aquilo que você quer escrever, tem vezes que não ouvimos nem mesmo falar sobre o assunto da postagem que vamos fazer, uma boa pesquisa sobre o que será escrito será ajuda na escrita.

Um outro detalhe na hora da pesquisa é tomar cuidado com o site onde pesquisa suas fontes. O melhor é usar fontes oficiais de governos e sites de empresas renomadas no assunto que está pesquisando.

Assim, você pode escrever sobre qualquer assunto, como por exemplo, sobre esocial e departamento pessoal, que é algo que você pode pesquisar na internet, entender sobre o assunto através de fontes oficiais e escrever sobre no seu site.

2º Passo: crie um belo título

O título é um artifício para atrair o seu leitor, muitos dizem que você precisa ser bastante específico, enquanto outros falam para ser mais enigmático. 

Você pode decidir seu título antes do seu texto ser iniciado, pois assim para estruturar o seu texto com base no título ou ir escrevendo o seu texto e decidir no final lendo ele por completo.

Para que ele faça mais sucesso também, também é possível realizar um controle de acesso e monitoramento para saber o que seu público deseja e o que espera encontrar no seu site.

Além dessa técnica, as pessoas costumam colocar questões em títulos, mas essa técnica aos poucos está deixando de existir. Mas se for utilizar, é bom ter como base a pesquisa de engajamento para saber o interesse sobre o assunto.

Para saber se o título combina com o seu texto e se será capaz de engajar na internet, é fundamental que seu post faça sucesso.

Dessa forma, escolha bem o título, e assim como o planejamento, pesquise, saia da zona de conforto e veja o que está mais na moda atualmente. 

3º Passo: uma boa escrita

Após realizar a pesquisa e coletar todas as informações, é hora de colocar a mão na massa e começar a escrever. 

O passo mais importante é organizar as ideias para que as pessoas que vão ler o seu texto entendam bem a sua mensagem.

Em seguida, é preciso se planejar e iniciar um rascunho. O seu rascunho pode ser feito de forma inteira ou ser dividido em tópicos como introdução, corpo do texto e final.

Você deve prosseguir da maneira que achar mais adequada, mas o recomendado é fazer tudo de uma vez só, isso ajuda muito a não esquecer os pontos mais importantes de seu texto, mas caso escolha por dividir os tópicos, não exagerar na quantidade.

A prática leva à perfeição, então quanto mais você escreve, mais habilidoso você ficará. Portanto, escreva o máximo possível, pois quanto mais o fizer, mais você conseguirá escrever e isso se tornará muito mais natural. 

Nas primeiras vezes você pode demorar muito para escrever um bom texto, mas ao longo do tempo ele se torna mais fácil, você conseguirá fazer posts em menos tempo que antes.

Um detalhe que é importante ressaltar é sobre a dificuldade geral em fazer boas introduções, caso tenha esse problema, uma boa estratégia é deixar a introdução por último e escrever o corpo e a finalização do texto.

Ao reler o texto, a introdução sairá naturalmente, então mesmo que isso te atormente, você consegue contornar muito mais fácil se deixar essa parte para realizar por último.

4º Passo: Imagens atrativas

Uma boa imagem chama muito a atenção do seu leitor, não é à toa que grandes portais buscam a melhor fotografia para conciliar a imagem ao texto.

Uma boa imagem é capaz de prender a atenção até mesmo dos mais desinteressados por leitura.

 Em um texto sobre suporte de informatica para empresas, por exemplo, é possível utilizar imagens de computadores potentes e de pessoas mexendo no computador. 

Dessa forma, é possível atrair o público que tenha interesse em assuntos de informática e construir as características do público alvo do seu negócio.

Uma imagem que combine com o seu texto torna ele muito mais agradável, deixando-o mais atraente.

Assim, uma imagem bem escolhida pode fazer com que seu texto ganhe um tom divertido, por isso é possível colocar a imagem de um brindes personalizados para comprar em um texto sobre festas, por exemplo.

O que você oferece visualmente para o seu cliente é um grande agrado visual para o leitor, e o ajuda a escolher algo para ler e tirar suas dúvidas sobre algo.

Entre os elementos visuais que podem ser utilizados em um texto, podemos destacar:

  • Infográficos;
  • Diagramas;
  • Gráficos;
  • Tabelas;
  • Fotografias.

Todos esses elementos ajudam muito no entendimento do texto, pois não adianta um texto bem escrito, mas que talvez seja muito complicado para a compreensão do seu público-alvo.

Isso seria muito mais fácil com uma imagem que possa explicar a intenção do seu texto. A escrita e a imagem são elementos que se complementam para ajudar o leitor a compreender seu texto, então combine bem os dois elementos.

5º Passo: reler e editar

Os erros acontecem, e seu post pode estar sujeito a isso, como em qualquer setor. Então, assim como uma empresa de offshore manutenção faz o conserto de seu refrigerador, às vezes também é necessário fazer um conserto no seu texto.

Além disso, muitas vezes o post pode ser extremamente comprido e algum erro pode passar despercebido.

Outro ponto importante é saber se realmente a imagem escolhida combina com o tema do seu texto. Dessa forma, refaça a comparação do texto com a imagem e avalie se não é preciso mudar.

Portanto, uma manutenção é essencial de vez em quando, grandes portais também realizam essa ação, então isso é extremamente normal, não precisa ter vergonha de acabar voltando atrás.

A edição e a revisão do seu texto é um item fundamental, por isso faça o trabalho com calma em um ambiente tranquilo.

Resumo

Criar um conteúdo para o seu site parece ser algo bem simples, mas não é bem assim, e precisa de prática, o que levará tempo, então quanto mais você fizer postagens, melhor o seu texto ficará.

Faça um rascunho para poder visualizar melhor as suas ideias, assim ficará mais fácil de perceber se o texto está coeso.

Portanto, leia o seu texto em voz alta, identifique os possíveis erros, e arrume todos os pontos necessários antes de postar o conteúdo no seu post.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curso de SEO Completo do Básico ao Avançado

Curso de SEO Completo do Básico ao Avançado

Saiba Mais
E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre HTML, CSS, JS e PHP

E-Book Grátis: Pegue o Seu Guia Sobre HTML, CSS, JS e PHP

Saiba Mais
Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Comece a Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Hoje

Saiba Mais

Veja Também

Appearweb - Criação de Sites, Sistemas Web e Links Patrocinados