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10 Passos para Criar um Site de Vendas do Zero

Atualizado: 28/06/2021 - 15:06 | Cadastrado: 15/06/2021 - 14:06
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Nos tempos atuais, em que reina a tecnologia nos negócios, todo empresário, proprietário de pequenas empresas ou qualquer pessoa que venda produtos ou serviços, deve ter uma presença na Internet, a começar sempre com um
site, seja simples ou mais estruturado.

Então, se a sua companhia ainda não fez um site próprio, coloque como principal objetivo para o ano ou o período que desejar.

Independentemente de suas outras estratégias de marketing, permitir que clientes em potencial encontrem você por meio de uma pesquisa no Google ou aprendam mais sobre sua marca, depois de terem visto outro material de marketing, é fundamental.

Veja algumas das principais utilidades para criar um site: 

  • Vitrine de produtos;
  • Dar identidade à marca;
  • Listar referências que validem seu negócio;
  • Gerar fluxo para conhecimento da sua empresa; 
  • Maior credibilidade no meio online.

 

Se você vende serviços ou produtos online, ter um site é a primeira ação, porque é a partir dele que você mostrará o que faz sua empresa de consultoria projeto ambiental, seus valores, posicionamentos e onde será o centro da sua marca.

Seu site deve detalhar o histórico, a experiência e outras credenciais para dar credibilidade e, assim, os clientes em potencial podem ter mais confiança ao decidir se devem ou não negociar com você.

Passo a passo para criar um site de vendas

Criar um site para sua pequena empresa pode ser mais fácil do que você pensa. Você pode fazer isso sozinho se quiser, caso precise manter os custos baixos.

Pode pedir a ajuda de um amigo ou pode contratar um desenvolvedor para fazer isso por você, a um custo modesto se usar um software de gerenciamento de conteúdo disponível, em vez de ter um site personalizado e criado sem nenhum modelo pronto.

Além disso, o momento para criar um site para a sua marca é propício. As vendas online vêm crescendo muito, sendo que em algumas empresas, sobretudo agencia de stands, a realidade é que o online já é maior do que as vendas físicas.

Inclusive, há empresas que optam por não ter loja física por causa dos bons ventos que as vendas online trazem. Para entender as etapas que você precisa para criar um site, separamos 10 dicas que vão guiar a equipe responsável.

1 - Defina o objetivo para a criação do site

A primeira etapa é decidir o que seu site fará pela sua empresa que vende, por exemplo, painéis acústicos. Pode ser que você queira um site apenas para fornecer mais informações aos clientes em potencial sobre seus serviços se tiverem curiosidade.

Ou, o mais comum hoje em dia, é criar um site para, além de obter informações sobre a empresa, fornecer artigos ou informações úteis que engajem essas pessoas que se interessaram pela marca.

No meio de tudo isso, pode ser que o seu objetivo principal seja a venda direta de produtos e serviços na web. De qualquer forma, saber o que você planeja fazer com o seu site é um primeiro passo importante.

2 - Escolha o software e o modelo para o seu site

Com base no que você deseja fazer com seu site, você tem várias opções de software para loja para ajudar a sua empresa a criar a página que você precisa. Para pequenas empresas, o ideal é essa etapa não ser uma pedra no sapato.

Ou seja, faça o simples e vá aprimorando. Para isso, você escolhe um software que oferece de prontidão um modelo de site pronto. Você só precisa escolher qual modelo servirá de base para o esqueleto do seu site.

A partir disso, você customiza as opções já disponíveis e vai adicionando os componentes necessários. Se o seu objetivo principal for o comércio eletrônico, especialmente para produtos, você deve selecionar um software que seja projetado para isso.

3 - Escolha uma hospedagem para o seu site

Depois de decidir sobre o seu software, você precisa escolher um host, que significa hospedagem, o local virtual onde o seu site e o software escolhido serão mantidos e disponibilizados aos visitantes.

A escolha do host do site dependerá em parte do software que você escolher, mas também da velocidade e do número de visitas que espera receber.

Com alguns hosts, você pode começar com serviços de hospedagem compartilhada menos caros, mas menos poderosos e, se necessário, pode avançar para uma hospedagem dedicada mais rápida e avançada.

4 - Garanta um domínio simples 

Entre as primeiras coisas que devem ser feitas, o domínio é muito importante. Garanta um domínio envolvente, simples e fácil de memorizar.

Tenha cuidado ao definir o domínio, no entanto, porque como há diversos sites por aí é possível que haja domínios parecidos. Então, pesquise bastante antes de definir.

Lembre-se: o domínio deve ser o mais simples possível, curto e sem números ou pontuações que compliquem a lembrança.

5 - Cuide da segurança

Outra questão relevante na hora de construir um site é a segurança de tudo o que está lá dentro das páginas.

Tire as certificações necessárias e mostre isso para os usuários. A ideia é que ninguém que acessar o site fique com medo de apertar um botão de conversão ou comprar um determinado produto.

6 - Escolha os recursos que farão parte do seu site

Depois de escolher seu software e decidir sobre um host, você deve começar a pensar em outros recursos de forma mais definitiva. São chamados de plug-ins.

Por exemplo, pense se você plugará as redes sociais da sua marca de limpeza profissional no seu site ou se usará na interface players do youtube ou de plataformas.

Isso significa que o usuário que acessar seu site não precisará abrir o YouTube para ver o seu canal, o que acontece também com as redes sociais ou com os podcasts. Tudo isso pode estar dentro do seu próprio site, sem que o usuário saia dele. 

7 - Organize e mexa com a identidade visual

Como você quer que os clientes vejam sua empresa ou sua marca empresas de jardinagem quando entrarem no site? Nesse estágio, você precisa começar a pensar em como será a aparência do seu site e como será usado.

Isso inclui logotipo e outros recursos visuais, como as categorias, as abas do menu e também o tipo de informação que deseja colocar em cada uma dessas páginas.

Com a maioria dos sites de comércio eletrônico, você terá opções dentro do próprio software para configurar sua vitrine com formatos e estilos diferentes.

O ponto de partida é, de fato, o menu, onde estarão todas as páginas importantes. Essa etapa é essencial para você se certificar que o site será responsivo com diversos formatos de acesso, e que os usuários tenham uma boa experiência ao navegarem pelos recursos.

8 - Desenvolva o conteúdo do seu site

O conteúdo, às vezes, pode ser a parte mais difícil do seu site, porque ele terá que ser integrado com uma estratégia e planos de ação de marketing.

O blog do seu site precisa ser atraente para os visitantes e transmitir o tipo certo de informação no nível e linguagem que o seu público se identificará.

Além de texto, o seu site também precisará de imagens. Como você deve ter escolhido um modelo com elementos visuais ou imagens de fundo que correspondam ao seu negócio específico, outras imagens e gráficos são geralmente usados ​​para complementar o conteúdo do texto.

Tornar as páginas com aparência profissional é particularmente importante, pois o impacto visual e o apelo são partes essenciais de qualquer site. Esta é uma área em que convém contratar alguém para ajudar, caso você não tenha uma equipe de design dedicada.

9 - Mantenha seu site atualizado

Assim que você tiver o seu site construído e estruturado, é hora de pensar em como mantê-lo vivo e atualizado. Isso é fundamental para manter seus clientes e potenciais clientes no radar e em contato com você.

Um site desatualizado pode ser um verdadeiro tiro no pé depois do esforço de construir o site.

Se você, por exemplo, tem conteúdos que aparecem em destaque de meses atrás e não tem nenhum novo, isso pode demonstrar desleixo e, certamente, diminuirá a credibilidade do seu site e da sua empresa.
 

10 - Tente deixar o site rápido

Garantir uma boa navegabilidade e um acesso rápido a todas as abas do seu site são características essenciais e básicas.

Se esses processos não são ágeis, dificilmente haverá acessos o suficiente para a sua marca que oferece, por exemplo, serviços de engenharia de avaliações se manter relevante no mercado.

Ao não ter isso, a experiência do cliente acaba sendo afetada e a chance de ele não voltar é grande porque, certamente, haverá concorrentes que se deram foco nisso.

Considerações finais

Um site bom e bem estruturado pode ser o coração de uma marca, seja você dono de uma empresa de brindes ou de qualquer outra área, e onde os clientes se encontram com o que você tem a oferecer e agregar valor.

Por isso, atente-se a esses passos para criar uma ótima experiência ao seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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