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10 Dicas Poderosas para Criar Novos Conteúdos para o seu Blog

Atualizado: 28/06/2021 - 15:06 | Cadastrado: 15/06/2021 - 14:06
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Criar
conteúdos para um blog exige muita dedicação e criatividade, mas nem sempre isso ocorre. Muitas vezes ficamos com dúvidas do que fazer e optamos por não publicar algo, infelizmente isso acaba prejudicando o engajamento do blog.

Inclusive, blogs têm uma enorme capacidade de agregar valor para a marca ou para o profissional que estiver ali se dedicando a ensinar cada vez mais pessoas sobre o seu segmento. 

Importante ressaltar, ainda, que é incrível o número de pessoas que consome esses conteúdos mesmo após o passar dos anos. 

É como se autoridade vinda através da escrita fosse maior do que qualquer outro tipo de canal de comunicação. E em uma era onde o consumidor é o maior pesquisador do produto ou serviço que ele pretende adquirir, ser o canal de conhecimento dele é essencial.

O chamado consumidor 4.0 busca se tornar especialista no assunto, mas por meio de pesquisas rápidas e diretas. E as respostas para esses questionamentos quase sempre são oriundos de um blog. Isso é bastante comum em diferentes segmentos como de serviços contábeis.


Essa necessidade de constância, devido a demanda, faz com que muitas pessoas fiquem em dúvida como se manterem sempre na ativa publicando em seu blog. Por isso, separamos 10 dicas poderosas de como criar novos conteúdos para o seu blog.

1 - É preciso gostar do que você faz

Parece ser meio clichê, mas essa é uma dica que diz muito sobre o sentimento das pessoas em estarem fazendo um esforço para algo que não traz nada de positivo para elas.

Alguns especialistas dizem que se nos esforçarmos ao máximo para fazer algo que odiamos, seremos no máximo medíocres nesse ramo. 

Pode parecer muito forte dizer isso, mas surfar em uma onda, simplesmente em busca de algo que não edificará nada em nossas vidas, pode ser prejudicial. Então, há de existir a necessidade de gostar de produzir o conteúdo que você se dispõe a fazer.

Uma pessoa que trabalha com gestão de entregas, por exemplo, deve gostar de logística, administração ou de trabalhar por algum tempo realizando as entregas até se tornar um gestor. 

É a mesma coisa com um policial ou um bombeiro que se arriscam diariamente, mas fazem porque gostam de fazer aquilo. A constância e a renovação do profissional passa pelo desejo de trabalhar com o que gosta. 

2 - Dominar o assunto 

Pessoas que falam sobre um assunto ao qual não tem conhecimento são rapidamente desmascaradas, porém, mais do que isso, a criatividade de uma pessoa e até os cronogramas que precisam ser montados passam pelo conhecimento sobre o assunto.

Ao conhecer sobre o que você está falando, por consequência, você sabe das necessidade do seu público e do que ele gostaria de ouvir. Caso você já tenha falado dos principais assuntos, saberá recorrer a assuntos secundários.

3 - Fazer um cronograma completo

Blogs não são brincadeiras, mesmo que você faça por um hobby, existe uma entrega pessoal na qualidade do conteúdo a ser publicado. Para se manter sempre ativo e publicando com frequência, será preciso criar uma organização.

Uma dica que é muito utilizada nas maiores redações dos jornais do mundo é criar um cronograma com assuntos que precisam ser postados dependendo do que ocorrer no dia, bem como assuntos atemporais que são independentes.

Imagine que você tem um Blog de TI e quer falar sobre sistema para gerenciamento de loja, mas na mesma semana ou no mesmo dia, dependendo da sua frequência, sai uma notícia sobre uma nova linguagem de programação que revolucionará o mercado.

Por questão de prioridade, você publica sobre a novidade e deixa o conteúdo que estava pronto para mais tarde ou para outro dia.

Um sistema pronto de lojas pode esperar para ser publicado, mas uma nova linguagem se tratando de TI exige rapidez para que a concorrência não publique. Veja,você não abandonou o conteúdo, mas deixou ele na "gaveta''.

4 - Tenha boas fontes 

Uma maneira de se manter sempre com assuntos novos é realizar o registro em diversos sites de concorrentes e agências de notícias ligadas ao seu segmento e ao assunto do blog.

Deixe todas as notificações ativas (você vai ter que se acostumar com isso) para sempre ser avisado, seja por e-mail ou por mensagem de uma novidade que foi publicada recentemente.

Acesse sites estrangeiros, não esqueça que você pode fazer a tradução de sites por aplicativos de maneira rápida e gratuita. Se você souber o idioma melhor ainda, mas não deixe isso te limitar.

Muitos conteúdos da gringa são relevantes no Brasil. Ter boas fontes e pessoas que te enviem novidades faz toda a diferença quando você tiver bloqueios. Ao receber algo interessante, já deixe salvo de algum modo e anote em seu cronograma. 

5 - Redatores brifados são redatores felizes

Muitas empresas contratam redatores para escrever seus conteúdos. Isso permite com que os administradores foque no tipo de conteúdo a ser publicado, enquanto o texto fica por conta desses profissionais.

A questão principal é que para os redatores trabalharem bem e produzirem conteúdos novos e relevantes, será preciso que eles sejam bem brifados, ou seja, que eles estejam cientes do que deve ser escrito, dessa maneira o conteúdo sairá com melhor qualidade.

Por fim, busque por redatores ligados à área da escrita e apuração de informação como jornalistas, letrados, radialistas e marketeiros. São pessoas acostumadas a escrever bastante e buscar por fontes confiáveis.
 

6 - Questione o seu público

Existem muitas maneiras de falar diretamente com o público que consome o conteúdo do seu blog. Aproveite isso e faça caixas de perguntas no Instagram, por exemplo, ou questionamentos via e-mail.

Também é preciso acompanhar o chat das publicações e ver se o seu público está necessitando de algum conteúdo. Fazer isso significa ganhar um serviço de assessoria gratuito.

Assim você faz o desenho e melhoria de processos que podem estar sendo realizados de maneira equivocada.
 

7 - Crie séries para seus conteúdos

Séries estão na moda, então, uma forma de manter a constância dos conteúdos com o caráter novo e conseguir engajamento é a criação de séries de conteúdos. Todo mundo gosta de ler conteúdos na sequência, isso é fruto das maratonas das séries. 

Então se você for falar de um conteúdo extenso como uma viagem ou algo mais técnico, em vez de fazer uma publicação falando tudo, divida em 3 partes ou mais. Isso não cansa as pessoas e rende o conteúdo que sairá mais detalhado. 

8 - Tire um tempo para si

Recarregar as baterias é essencial para renovar a criatividade. Avise seu público que você está se retirando. A transparência costuma ser sempre positiva, pois as pessoas notam que você se importa com elas.

Se está estressado ou sente que as ideias estão acabando, tire um tempo para si mesmo. Vá a praia, fique com a família. Cuidar do mindset é tão importante quanto a qualidade do conteúdo. Lembra das publicações que ficaram na “gaveta”? Agora é a hora de usá-las.

9 - Avalie com frequência seus conteúdos

Fazer uma avaliação 360 é olhar para todos os setores da empresa e ver o que está dando certo ou errado. Sempre há pontos a serem melhorados, então, montar uma métrica sobre a qualidade dos conteúdos e temas que estão sendo utilizados, é uma boa.

A repetição de conteúdo ou o pouco interesse em ouvir o público são erros comuns que podem ser corrigidos com uma avaliação mensal ou bimestral dos conteúdos. 

10 - Olhe a concorrência

Concorrentes são incríveis, principalmente aqueles que já estão consolidados no mercado. Muitas pessoas enxergam a concorrência como um inimigo, mas estão erradas. Você pode muito bem se inspirar em blogs concorrentes aos seus.

Tentar entender o que faz eles terem sucesso é uma maneira muito humilde de entender que você tem por onde crescer e se espelhar, não copiar. Ademais, o que eles estão fazendo pode gerar ideias generosas para o seu blog.

Caso você copie, estará perdendo sua identidade e o seu público estará de olho nisso, a questão principal é que assuntos importantes como soluções ambientais devem ser tratados no blog.

Deixar de fazer por medo de não ser tão bom quanto o concorrente ou por vergonha de ter utilizado com referência, é perder a oportunidade de fazer do seu jeito. 

Conheça algumas vantagens 

Agora que chegamos ao fim do artigo, após as 10 dicas, precisamos falar sobre alguns benefícios de manter a interação e as publicações em alta dentro de seu blog. São elas:

 

  • Aumento do tráfego orgânico do site (acessos de graça);
  • Aumento dos leads (clientes em potencial);
  • Aumento no ranqueamento nos mecanismos de busca como o Google;
  • Geração de autoridade para a empresa, blog ou site;

 

Se você observar os benefícios gerados somente pelo blog, é tudo aquilo que um serviço de branding normalmente faria para a sua empresa. Aumento de números e consequentemente da receita.

Com todas as dicas que demos ao longo do artigo, será possível alcançar todos esses benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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