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10 Dicas para Ter um Blog e Aumentar a Sua Relevância

Atualizado: 07/06/2021 - 08:06 | Cadastrado: 06/06/2021 - 15:06
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blog foi um fenômeno no início dos anos 2000, sendo considerado um espaço de troca e até mesmo de intimidade de conversas entre produtores e seus seguidores. Mas hoje em dia, o tom pessoal conseguiu fortalecer até mesmo a comunicação feita por empresas.

Isso porque os públicos se sentem cada vez mais interessados em ter relações reais com todos a sua volta, incluindo empresas. Assim, é possível quebrar um distanciamento e passar a entrar no dia a dia do cliente por meio de uma linguagem nem sempre alcançada.

Esse é um espaço virtual onde pessoas e empresas fazem uma comunicação cada vez mais informal com seus leitores, incorporando uma forma de conversa baseada no direcionamento de opiniões pessoais e também vivências diárias mais diversas.

Diferentemente de um site ou de um portal de notícias, o blog agrega um conteúdo voltado para desabafos e produções de conteúdo nichadas, como o caso de uma empresa de serviço de rip rap. No entanto, saber suas vantagens e como colocar em prática é essencial.

Quais as vantagens dessa plataforma?

Antes de qualquer outro tipo de benefício que surja com a utilização de um blog por empresas, está a produção de um conteúdo que divulgue melhor os produtos ou serviços da sua empresa, de um poder informal e também informativo, educando a audiência.

Isso é essencial principalmente para marcas que ainda não estão fixadas no mercado ou que demandam de uma proximidade comunicacional com seus clientes.

Além disso, o ambiente mais próximo agrega uma fidelização do cliente, que passa a consumir os conteúdos no blog e se sente mais satisfeito para trocas com a empresa de etiquetas coloridas, e também para um compartilhamento entre pessoas conhecidas.

Por meio do blog também é possível trazer oportunidades de parcerias e de novos negócios, por meio de um contato direto com o público, que acaba evidenciando algumas preferências, seja por meio de comentários ou por feedbacks dentro da página.

Por exemplo, uma empresa parceira pode se interessar pelo conteúdo e pela audiência, e mostrar interesse para potenciais projetos em conjunto, focando em uma venda ou até mesmo um entretenimento, como o caso de marcas que apoiam postagens.

No mais, a criação e o investimento de um blog não deixa de ser uma divulgação do seu negócio, que acaba sendo mais barata do que outras formas, como publicidade e anúncios, trazendo um refresco para as estratégias que demandam uma força financeira.

Afinal, não é nada difícil criar uma página de conteúdo na internet, prova disso é que inúmeras pessoas fazem isso. A única preocupação, no entanto, é a forma dessa produção e as técnicas essenciais que não podem ser esquecidas.

Um exemplo disso é a produção de conteúdo nas redes sociais, fruto de uma divulgação do trabalho realizado. Ou seja, além de pensar nos conteúdos que vão estar no blog, é preciso que a empresa crie estratégias para fazer essas produções chegarem no público certo.

De que maneira fazer um bom projeto de blog

Anote algumas das dicas a seguir se você quer começar a produzir conteúdo para o seu blog da melhor forma possível, atentando-se para todos os pontos que são essenciais para essa forma de produção de conteúdo ser cada vez mais popular:

1. Entender o seu público-alvo

Para começar o projeto do seu blog é preciso saber para qual público você vai estar fazendo aquela produção, uma informação valiosa dentro da tarefa de conteúdo que será criado, afinal, são as características do consumidor neste momento que mais pesam.

Por exemplo, se sua empresa trabalha com software de gestão empresarial, é interessante notar o que o público engajado com esse produto e conteúdos na área mais gostam de ler sobre, entendendo suas dúvidas e também pegando algumas sugestões.

Tudo isso vai permitir que a produção seja ainda mais impecável, fazendo com que o planejamento seja o mais correto possível. É o caso de uma assessoria ambiental que faz uma distribuição de temáticas da sua área para serem abordadas dentro da página.

2. Estabelecer objetivos do negócio

O que de fato você quer conseguir com a escrita em um blog da sua empresa? Seriam mais seguidores e com isso pessoas interessadas em uma compra? Ou talvez a criação de uma autoridade na área em questão de abordagens de assuntos que você domina?

É interessante que o profissional que vai cuidar dessa área esteja a par das estratégias de venda ou de conexão com o cliente, entendendo aquilo que deve ser produzido para que metas e resultados sejam atingidos por uma empresa do ramo de simulação acústica.

3. Montar uma boa estrutura visual

Não se esqueça que o blog é uma página na internet como qualquer outra, e para que seja de fato entendida como relevante e seja fortemente acessada, é preciso que ela apresente características que despertam o interesse daquele navegador, como:

  • Layout personalizado;
  • Mídias de alta qualidade;
  • Espaços facilmente encontrados;
  • Informações sobre a empresa ou o produtor.

 

Além disso, não se esqueça de deixar como foco da página a presença da marca que será trabalhada, seja ela a pessoal ou profissional. Uma boa pedida é que a identidade visual seja amplamente disposta, apresentando cores e formas que entreguem uma identificação.

4. Escolher um bom domínio e uma hospedagem

O blog que você vai começar deve ser diferenciado do site da sua empresa, e no caso de uma divulgação de trabalho pessoal ou comportamento diário, que é o caso de blogs de moda e de beleza, é importante pensar em um nome que enfatiza um espaço informal.

Por exemplo, uma empresa de fabrica de mochilas pode escolher algo como fábrica de sonhos, ou levando na bolsa, como nomes daquela plataforma de conversa com o público, diferenciando um local de venda e dando ênfase a uma conversa próxima com o público.

Também é necessário escolher um bom site de hospedagem para a empresa, algo essencial para garantir um funcionamento rápido da página e também a segurança de que a plataforma não cairá, ou que conseguirá guardar todas as documentações de mídia.

5. Atentar para as práticas de escrita

Essa talvez seja a dica que mais agrega características de um blog. Até aqui você já entendeu que a página de discussão pessoal entre um cliente e uma empresa de brindes nesse contexto deve ter um aspecto próximo e totalmente informal.

Por isso, saiba que a linguagem a ser utilizada não é a mesma de uma divulgação de produtos ou de uma comunicação interna empresarial. Saia desse padrão e comece a treinar formas mais despojadas e próximas, trazendo pessoas e vivências reais.

6. Não esquecer do compartilhamento nas redes

Hoje em dia qualquer tipo de produção online deve ser bem-feita, mas também compartilhada em canais de alto fluxo, isso porque será bem difícil que uma pessoa acesse apenas pela internet o seu site. Por isso, utilize bem a ajuda das redes sociais.

Digamos que no blog da sua empresa de pen drive para brindes personalizados tenha um post sobre utilização de um produto novo e a importância de sua compra para o trabalho de seus clientes. Essa nova postagem deve ser, então, bem divulgada ao público online.

7. Pense nas otimizações

É importante sempre pensar nas otimizações da sua página de blog, para que mais pessoas encontrem-a, todas as vezes que buscarem por um assunto na internet. Para isso, busque inserir o SEO e o jogo de palavras-chave mais procurado sobre o tema.

8. Tenha uma continuidade

Conteúdos que são postados, mas que não ganham uma continuidade acabam sendo definitivos para uma utilização do blog, que pode acabar sendo abandonado pelo seu seguidor, que está sempre ávido por conteúdos novos.

9. Traga pessoas reais para a página

Procure trazer para as postagens do blog escritores que sejam ou da própria empresa ou que sejam especialistas no assunto. Afinal, o princípio do blog é a informalidade e a pessoalidade, e isso não pode ser esquecido em nenhuma estratégia.

10. Evite assuntos técnicos demais

Lembre-se que a informalidade e o interesse é a base para que os usuários gostem da sua página. Ou seja, não pense que os conteúdos técnicos, cheios de informações nada intangíveis podem ser interessantes. Procure focar em curiosidades e explicações.

Considerações finais

Se você ainda pensa que um blog é um local voltado apenas para celebridades e pessoas conhecidas na internet entregarem suas conquistas e dúvidas de modo pessoal, sua empresa pode estar perdendo um bom espaço para aumentar a credibilidade.

Por meio dessa plataforma, cada vez mais negócios estão conseguindo alcançar visibilidade e criar sua autoridade em um mercado competitivo, colocando em pauta uma comunicação informal e cada vez mais voltada aos desejos de seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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